Senador pede abertura de processo de impeachment de Dilma Mário Couto (PSDB-BA) entrega pedido de apuração sobre responsabilidade da presidente na compra da refinaria nos EUA pela Petrobras






BRASÍLIA - O senador Mário Couto (PSDB-PA) vai protocolar, na tarde desta terça-feira, na Secretaria geral da Câmara, pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O senador quer que seja apurada a participação da presidente na compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobras quando a presidente liderava o conselho de administração da estatal.
No pedido, Mário Couto afirma que a abertura de processo se justifica para apurar “prática dos atos considerados como crimes de responsabilidades, por atentatórios à probidade administrativa e à guarda ilegal e emprego dos dinheiros públicos (sic)”. O senador defende que a presidente teria fugido à sua responsabilidade do caso da compra da refinaria, no Texas.

Com o pedido protocolado, cabe ao presidente da Câmara fazer uma avaliação. Se entender que não há elementos para abrir, ele arquiva o processo, como já fez com vários outros pedidos que já chegaram à Casa. Caso o presidente da Câmara entenda que há elementos, ele cria uma comissão especial do impeachment para levar o caso ao plenário. Para que a Câmara autorize a abertura, são necessários 342 votos sim. Quem processa presidente da República é o Senado.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já descartou a possibilidade de abrir processo neste momento. Disse que ainda irá analisar, que o pedido não chegou a ele, mas não vê elementos para que isso aconteça.
— Além dos órgãos de investigação, Ministério Público, TCU e a própria Petrobras que já estão investigando, poderemos ter uma CPI no Congresso. Não vejo o menor fundamento e nem seriedade (no pedido) — disse Henrique Alves.
O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), afirmou que assim como no caso da CPI, esse pedido de impeachment dá a ele a convicção de que tem muito mais do que interesse eleitoral envolvido em toda essa movimentação contra a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff:

— No fundo, além da questão eleitoral, grandes interesses econômicos que querem a Petrobras privatizada estão agindo nessa fumaça toda. A presidente Dilma é muito competente. Esse pedido de impeachment faz parte desse fumacê!
Na semana passada, quando foi noticiado que Dilma participou da compra da refinaria, a presidente decidiu explicar publicamente por que votou a favor da compra, em 2006, pela Petrobras, em uma tentativa de antecipar o debate que imaginava estar guardado no bolso da oposição.

Dilma justificou que tomou a decisão embasada em um resumo executivo “falho” feito pelo Diretor da Área Internacional da estatal, o qual não informava sobre duas cláusulas, uma que garantia à sócia da Petrobras lucro de 6,9%, mesmo em condições adversas (cláusulas Marlim), e outra que obrigava uma das partes a comprar a outra em caso de desacordo (Put On). AQUI

4 comentários:

Anônimo disse...

A CPI de Dilmaduro na queda vertiginosa:

Corre Perigo de Impeachment.

Anônimo disse...

Não basta o impeachment, tem que botar a Gorda mofando atrás das grades por uns 40 anos.

Anônimo disse...

Realmente o pais esta a deriva. Vicentinho dizendo que não existe nada contra impeachment, o Presidente da câmara dizendo que não existe nada para impeachmente. Esse Henrique Alves e o máximo em forma da gente, esta querendo milhões para fazer propaganda e melhorar a imagem do congresso. Esse e o homem que precisávamos para ser o porta voz do congresso nacional. Esse gente não tem o mínimo desconfiometro. Eles gastam os dinheiros dos contribuintes como se fosse agua. Não tem o mínimo senso critico e nem vergonha na cara de nivelar o congresso por baixo. Congresso nacional e Senado tem que ser fechado. Estamos vivendo uma democracia de com licença da ma palavra merda. Sabem porque suas excelências gastam rodos de dinheiro dos contribuintes para manter essa palhaçada de congresso para dizer que estamos numa democracia. Que democracia e esta. A mequetrefe vive apregoando quanto os militares fizeram isso e fizeram aquilo mas não mostra os que os mequetrefes que mandam hoje e que estão instalados na Camara Senado e Supremos federal e eleitoral fizeram de mal para o pais. Eles mataram mais do que os militares. De que eles tem tanto medo? Por que eles não querem a volta dos militares mas ficam sempre chamando os militares para cobrir a cagada deles. E esse congresso e senado e supremos tremem com os militares porque sera? E porque ai essa pseudo democracia vai para o ralo e os ratos vao pular do navio rapidinho. Os três poderes estão infestados de ratazanas comunistas. Se os militares voltarem todos vao correndo para fora do pais.Comunistas de merda não sabem construir mas sim destruir.
Nos somos excepcionais em que? Pais medíocre de gente medíocre. Milhares de reais para segurar as mordomias dos trambiqueiros. Viagens, auxilio isso, auxilio aquilo, pensões que teremos que pagar para os do passado, os de agora e os que virao. Tratamentos médicos aqui e no exterior, dentários para eles e para a família. E o que recebemos de volta. Quem matou mais eles ou os que estão ai que estão matando todos os dias. Matança física e matança de nossas esperanças de ver o pais mudar. Assim que os militares saíram estamos vendo diariamente o pais viver um inferno e suas excelências, sentando em cima de processo, em cima de cpis etc.etc. Ninguem quer largar o osso, ao passo que os militares voltando vamos ver tudo que foi feito de errado na ausência deles. Parem de ser supérfluos e coniventes com o assassinato do brasil em minúscula mesmo e de seus cidadãos. Inclusive assassinando a historia. Os mesmo covardes de antes que em 64 fugiram são os que hoje estão querendo se passar de heróis e mistificando uma pagina podre na nação na qual eles mesmos foram culpados porque queriam trazer o inferno para o pais e infelizmente estão trazendo apesar de tanta gente para defender e que não defende nada. Viva o pais de merda chamado brasil com a conivência de suas excelências de hoje que dizem que e democracia mas e uma democracia de araque. Sempre escondendo a sujeira por debaixo do tapete e haja óleo de peroba para as caras de pau.

Kozel® disse...

Oi Gabi,estou de acordo com o anônimo que quer ver a anta gorda atrás das grades.Primeiro impeachment ,depois julgamento popular.Link pra petição pública pelo impedimento da ANTA:http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70638.

Seu Blog é referência pra pesquisa dos atos dos patifes !Abraço e obrigado!