Dilma vence em Cuba, Aécio na Venezuela e Marina na África

Já em Cuba, Aécio recebeu apenas 8% dos votos, contra 84% dados a Dilma e 6% a Marina.

Nos países com os maiores colégios eleitorais no exterior, também deu Aécio. Ele levou 58,72% dos votos nos Estados Unidos (de total de 37.111 votos) e 58,41 no Japão. Marina levou 26,71% e 23,49% respectivamente. Dilma ficou com 10,69% e 10,61%.
  • Montagem BBC com fotos da AP, AFP e Reuters
    Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB)
    Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB)

    Notícias UOL
    Luís Guilherme Barrucho
    Em São Paulo
No mapa-múndi da votação dos brasileiros no exterior, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, conquistou a maior proporção dos votos em quatro continentes (Américas, Europa, Ásia e Oceania).
Um levantamento da BBC Brasil a partir dos resultados do primeiro turno das eleições revela que Aécio foi o mais votado em 58 nações, a presidente Dilma Rousseff (PT), em 14, e Marina Silva (PSB), em 13.
Se Aécio dominou a votação em quatro continentes, Marina Silva dominou o eleitorado na África. Já Dilma Rousseff não obteve maioria em nenhuma macrorregião do globo.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 141.501 dos eleitores brasileiros (40% do total de 353.504 cadastrados) que vivem no exterior foram às urnas no domingo passado em 132 cidades de 88 países. Os votos depositados no exterior representam apenas 0,12% do total de 115 milhões de votos computados no primeiro turno.
Em vários países, o número de eleitores foi bem pequeno, o que permitiu uma série de resultados curiosos. O tucano e a petista tiveram o mesmo número de votos na República Democrática do Congo (7 para cada), enquanto a candidata à reeleição e a ex-senadora empataram em Angola (32 para cada).
Todos os três principais candidatos à Presidência tiveram o mesmo número de votos em apenas um país do mundo: Jamaica, onde apenas nove pessoas foram às urnas.
Outro resultado curioso é que, se dependesse apenas dos votos dos brasileiros na Venezuela - país de governo socialista e próximo ao PT - , Aécio teria sido eleito já no primeiro turno. Ele obteve 52,2% dos 728 votos de brasileiros no país; Dilma obteve 30,2% e Marina 15,7%.
Já em Cuba, Aécio recebeu apenas 8% dos votos, contra 84% dados a Dilma e 6% a Marina.

Queda de Dilma

Do total dos votos de brasileiros no exterior, Aécio ficou com 49,51%, seguido de Marina, 26,01%, e Dilma, com 18,35%.
O que mais chama a atenção na comparação com o resultado em 2010 é a queda acentuada na proporção dos votos em Dilma no exterior. Em 2010, ela obteve no primeiro turno 36,81% dos votos, o dobro do que obteve no domingo.
Marina foi melhor dessa vez - teve 20,43% em 2010 - e Aécio também superou o desempenho de José Serra, candidato de seu partido na corrida anterior, que obteve 40,25% no primeiro turno.Continue a leitura aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

4Dilma só poderia ter vencido em Cuba, afinal ela é a grande pro$tituta dos rufiões Castro.

Anônimo disse...

APESAR DE SER INIMIGA DOS CRISTÃOS, A COMUNISTA DILMA QUER OS VOTOS DOS CRISTÃOS PARA SE REELEGER!
Quando começarem as propagandas oficiais e nos debates em que Aécio é mestre, confronto de ideias, veremos em que saia-justa a vermelha Dilma irá ficar, pois seu governo, além de repressivo, incompetente é fortemente marcado pela corrupção; é tão sinistro que apoia a perseguição e os degoladores dos cristãos do ISIS na Siria e Iraque, apesar de inimiga dos cristãos, quer os votos dos daqui do Brasil para se eleger, quer de católicos ou dos evangélicos, apesar de os detestar...
Fazer o que com seus desafetos e v arriscaria eleger sua inimiga?
Que atitude estranhíssima!

Anônimo disse...

Já que a Gorda do paletó vermelho venceu em Cuba, após a derrota vergonhosa que a Jamanta comunista vai tomar, ela que aproveite e vá pra Cuba que pariu!