Brasileiro é muito bonzinho: Por maioria no TCU, Graça Foster não terá bens bloqueados. Decisão refere-se à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Placar foi de 5 a 3 no plenário do TCU para livrar Graça Foster do bloqueio.

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
A presidente da Petrobras, Graça Foster, fala no senado sobre a refinaria de Pasadena
Por maioria, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (11) não tornar indisponíveis os bens da ex-presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, dentro do processo que investiga irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. Segundo o TCU, o negócio causou à estatal um prejuízo de US$ 792,3 milhões.


A decisão foi tomada por cinco votos a favor e três contra.

"A Petrobras está doente e precisa, em curto espaço de tempo, definir com precisão o melhor diagnóstico para as causas dessa doença", declarou o ministro Augusto Nardes, que votou pela indisponibilidade dos bens de Graça Foster. "Dessa situação que estamos vivendo, o caso de Pasadena representa apenas um claro sintoma dessa doença. É importante mudança de rumos no trato de questões críticas dessa companhia. Em vários momentos, o TCU já alertou que é necessária reformulação na forma de contratação."
O julgamento ocorreu após 3 adiamentos. Em agosto de 2014, o ministro Aroldo Cedraz pediu vista. Nas outras duas, a proposta havia sido retirada de pauta pelo próprio relator do processo, ministro José Jorge, que alegou necessidade de analisar novas informações. Continue a leitura aqui

Nenhum comentário: