O Brasil a cada dia fica mais apequenado: Indonésia considera 'inaceitável' postura do Brasil e convoca embaixador. A petista Dilma Rousseff decidiu não aceitar as credenciais do embaixador da Indonésia em Brasília

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, em entrevista à rede americana CNN
VEJA
O Ministério das Relações Exteriores da Indonésia chamou o embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, para consultas, depois da decisão da presidente Dilma Rousseff de não aceitar as credenciais do embaixador da Indonésia em Brasília, Toto Ryianto, em cerimônia nesta sexta-feira. O governo da Indonésia também chamou seu embaixador de volta a Jacarta até que o governo brasileiro marque uma data para que ele apresente suas credenciais e classificou como "inaceitável" o tratamento dado ao diplomata pelo governo brasileiro. O Itamaraty não comentou a decisão da Indonésia.
"A maneira com que o ministro das Relações Exteriores do Brasil subitamente informou ao embaixador designado sobre o adiamento da entrega de suas credenciais, quando o embaixador já estava no palácio presidencial, é inaceitável para o governo da Indonésia", diz um comunicado do governo indonésio. A nota afirma ainda que a Indonésia é um Estado soberano, com um "sistema judiciário independente e imparcial, e nenhum país estrangeiro pode interferir na aplicação das suas leis dentro da sua jurisdição, incluindo a aplicação das leis que tratam do tráfico de drogas".
Leia também:


Ryianto, que está no Brasil desde novembro do ano passado, era o primeiro da lista de seis embaixadores que apresentariam suas credenciais nesta sexta-feira. Ao conferir a lista, no entanto, a presidente Dilma Rousseff decidiu não recebê-lo. O embaixador já estava no Palácio do Planalto quando foi informado pelo chanceler Mauro Vieira de que suas credenciais não seriam recebidas.
"Nós achamos importante que haja uma evolução na situação para que se tenha clareza sobre em que condições estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que nós fizemos foi atrasar um pouco o recebimento das credenciais. Nada mais do que isso", afirmou a presidente Dilma ao final da cerimônia em que recebeu outros cinco embaixadores. Esse é o segundo gesto diplomático duro do governo brasileiro em relação à Indonésia. Há um mês, quando outro brasileiro preso no país, Marcos Archer, foi fuzilado, o país retirou seu embaixador em Jacarta por cerca de 10 dias. Não receber as credenciais, no entanto, não é algo comum e não há precedentes recentes no Itamaraty. Leia em site de VEJA

Um comentário:

Anônimo disse...

O que poderia se esperar de uma anta botox moral zero, personalidade zero, DESMEMORIADA, QUE VIVE ACUSANDO FHC. não que FHC e seus comparsas seja um exemplo de dignidade, mas não estamos tratando dele agora. Estamos tratando da desmemoriada, que disse em entrevista que todo o problema da petrobras, se iniciou com FHC que deveria ter tomado providencias la atrás. Ela esqueceu que lula bebum esteve 8 anos nos quais ela ocupou o cargo de ministra de energia, ministra da casa civil porque era uma sumidade. Depois foi presidente 4 anos, quando foi da comissão da dita petrobras, o que ela e o bebum fizeram? Quais providencias tomaram? Nem para abrirem as bocas cachaça, os dois porque são chegados a tomar porres e nem para exigir do pt a saída dos meliantes, ao contrario indicaram pessoas com dificuldades mentais para o stf e ste e com dificuldades de saber o que e certo e errado para livrar a cara da marginalidade e vivem sempre escolhendo estrangeiros de reputação duvidosa para se unir a eles. Esses são os malandros habitantes do poder hoje, junto com suas vacas de presépio. Nossa constituição mexida diariamente pelos genuínos da vida e seu irmão, dinheiro nas cuecas não prendem marginais, soltam. No pais so e punido ladrão de galinha. Os colarinhos brancos que podem pagar kakai feijoada do amaral naturalmente continuam a dormir em casa por causa dos direitos humanos que vem sempre antes das obrigações. Viva o brasil, em minúscula mesmo, os donos dos cofres malandros, sem vergonhas, vendilhões da pátria todos libres leve e soltos voltando para contaminar o cesto e ainda sendo recebidos no planalto pela dememoriada louca. So tenho a dizer uma coisa. Justiça da Indonesia neles.