MAIORIDADE PENAL 1 – Faltaram 5 votos para triunfar o bom senso: 303 votos a 184; questão ainda não acabou. Ou: O discurso vergonhoso do governo federal e das esquerdas

Por Reinaldo Azevedo - Veja Online
É cedo para a comemoração dos nefelibatas, preguiçosos e daqueles que, como artistas, são pensadores amadores e, como pensadores amadores, são artistas. Faltaram cinco votos para que a Câmara dos Deputados aprovasse ontem, em primeira votação, a PEC que reduz a maioridade penal para 16 anos para crimes como estupro, latrocínio, homicídio qualificado, lesão corporal grave ou seguida de morte e roubo com agravante. O texto obteve 303 votos a favor e 184 contra, com três abstenções. Uma Proposta de Emenda Constitucional precisa de pelo menos 60% dos votos em dois escrutínios em cada Casa: 308 deputados e 49 senadores.
O texto votado no fim da noite desta terça, relatado pelo deputado Laerte Bessa (PR-DF), não era a emenda original, mas aquele fruto de um acordo feito na Comissão Especial. Como avisou Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, a questão ainda não está liquidada. Disse ele: “Eu sou obrigado a votar a PEC original para concluir a votação ou o que os partidos apresentarem. No curso da votação, poderão ser apresentadas várias emendas aglutinativas. A votação ainda está muito longe de acabar, foi uma etapa dela”. Antes que alguém proteste e acuse manobra: ele está seguindo o Regimento Interno.
Para lembrar: inicialmente, Laerte Bessa havia acatado o texto original de Benedito Domingues (PP-DF), que reduzia a maioridade para todos os crimes. Um acordo feito com o PSDB restringiu os casos. No Senado, tramita uma proposta do senado Aloysio Nunes (PSDB-SP) que reduz a maioridade para crimes hediondos, desde que ouvidos previamente Ministério Público e um juiz da Infância e da Adolescência. Os tucanos haviam aceitado abrir mão dessa exigência se a emenda tivesse chegado — ou ainda chegar — ao Senado.
Mentiras e hipocrisias
A cadeia de mentiras e hipocrisias em que essa questão foi enredada impressiona e é a cara da vigarice intelectual e moral que toma conta de certos setores no Brasil. O governo se lançou contra a proposta argumentando, inicialmente, que menos de 1% dos crimes graves eram praticados por adolescentes. O número era, claro!, falso. Dados os casos de autoria conhecida, os jovens de 16 e 17 anos podem responder por até 40% deles. Continue a leitura aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Para o Planalto, quanto mais caos na sociedade provocada pelos "dimenores" de 18 anos, tanto melhor!
2016 será o ano em que o Brasil começará a exorcizar as CURRIOLAS DO PT E DE SEU SOCIO PSDB DO MOLEIRÃO DO FHC DO PT; o primeiro, esterco da pior qualidade e fede mais que gambá, sendo especialista apenas como ave-de-rapina e de incompetência; o PSDB, por fingir que faz oposição, a outra lâmina da mesma tesoura, outra imundície, merecedora de ir com o vigarista PT para o aterro sanitário!
Aliás, Aécio com esse discurso de "cautela prá lá e cautela prá cá", como tem, NÓS É QUE TEMOS DE TOMAR CAUTELA COM V E SEU FARISEU PSDB, por estar nesse partido hipócrita, fingido, desde a entrada de Lula enrola o povo, encena teatro de ser oposição!
Não sabia que a companhia de teatro PSDB era tão boa de palco assim não, sô!