Amorim enrola e não diz o que pensa das FARC

O chanceler Celso Amorim, que depôs na Comissão de Relações Exteriores do Senado, engoliu seco e não respondeu a uma pergunta do senador Fernando Collor (PTB-AL), reforçada depois pelos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE): "Afinal, qual o status que o governo brasileiro confere às 'Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)'?"

O ministro Celso Amorim enrolou, enrolou e não respondeu. Grupo de narcoterroristas e seqüestradores, que mantém mais de 700 pessoas no cativeiro, as Farc têm a simpatia do PT e do presidente Lula, que com seus representantes participou do evento "Foro São Paulo", em 1997, reunindo partidos e organizações de "esquerda", no continente sul-americano. Após muita insistência, o ministro das Relações Exteriores "tucano": disse não ter "opinião" sobre os bandidos que tentam derrubar na marra o governo democraticamente eleito de um país amigo, a Colômbia. Por Cláudio Humberto



BUSH FAZ DURAS CRÍTICAS A CHÁVEZ POR SEUS VÍNCULOS COM AS FARC

Bush intensificou na quarta-feira suas críticas ao Chávez, acusando-o de exibir um "padrão preocupante" de comportamento provocativo e de desperdiçar o petróleo do seu país para fomentar o antiamericanismo.

Sobre a ação militar colombiana dentro do território equatoriano, e que a Venezuela e o Equador responderam à investida mandando tropas para suas fronteiras com o território colombiano - "esse é o capítulo mais recente de um padrão preocupante de comportamento provocativo exibido pelo regime de Caracas", afirmou Bush em um discurso na Câmara de Comércio Hispano-Americana.

Estabelecendo uma relação entre o governo Chávez e as FARC, Bush disse: "O regime (de Caracas) também pediu que os terroristas das Farc fossem reconhecidos como um Exército legítimo, e importantes autoridades desse regime reuniram-se com líderes das Farc na Venezuela."

"À medida que tenta ampliar sua influência na América Latina, o regime (de Caracas) alega promover a justiça social", disse Bush. "Na verdade, a agenda dele não se traduz em nada muito diferente de promessas vazias e sede de poder." "Esse regime desperdiçou seu petróleo em um esforço para promover uma opinião hostil aos EUA, uma opinião antiamericana", acrescentou. "Ele fez com que seus próprios cidadãos enfrentassem racionamentos de comida enquanto ameaçava seus vizinhos." -
Reuters (IDS)


COMENTÁRIO
Segundo o Portal Terra, Lula entrou em contato hoje com Chávez, para elogiar sua participação durante a reunião do Grupo do Rio em Santo Domingo, na semana passada. Lula afirmou que a participação de Chávez foi fundamental para atenuar a crise entre Colômbia e Equador. Logo se vê, que Lula não participou do evento, que preferiu fugir da obrigação e ir fazer “oba-oba” nas favelas do Rio. De qualquer forma, a Condoleezza Rice chega amanhã no Brasil. Vamos ver até onde vai a petulância do Lula. Por Gaúcho/Gabriela



CHÁVEZ SUA BATATA ESTÁ ASSANDO!
Entre quatro a seis semanas ela ficará no ponto.



ISRAEL ACUSOU CHÁVEZ DE FINANCIAR TERRORISTAS
Agora foi a vez de Shimon Peres
afirmar que o presidente de Venezuela usa o dinheiro do petróleo para financiar atividades terroristas e também o "colonialismo religioso" que tenta apoderar-se Oriente Médio. O presidente de Israel, Shimon Peres, em declarações a radio Europe 1, denunciou a política fundamentalista do governo iraniano, cujo objetivo é apoderar-se da região, e também falou do financiamento ao terrorismo por parte de Chávez.

Nenhum comentário: