Censura: Como funciona o 'escudo dourado' do governo chinês na web

O “GRANDE FIREWALL” DA CHINA

Com os conflitos no Tibete, China bloqueia YouTube, Google News, BBC e CNN.

A cinco meses do começo das Olimpíadas, a China se encontra em um estado recorrente.

Uma manifestação na região do Tibete organizada por movimentos que apóiam a independência da região para comemorar o aniversário do levante tibetano de 1959 culminou em confrontos de ativistas com oficiais do Governo Chinês.

Entre dezenas de boatos sobre mortos e feridos, expulsão de jornalistas e incêndios criminosos na região, a internet chinesa foi a primeira a sofrer as conseqüências quase que simultaneamente ao confronto.

Na segunda-feira (17/03), autoridades chinesas confirmaram que tanto o YouTube como o Google News estavam na lista de endereços bloqueados pelo programa do Governo Chinês para controlar o que é acessado pelos internautas, colocado em prática em 2003.

Já controlada pelas autoridades de um governo centralizador contra conteúdos considerados ofensivos ou que possam incitar revoltas populares, a internet chinesa viu suas restrições serem intensificadas, no ápice de um processo de bloqueio e liberação aparentemente sem critério ministrado pelo Ministério de Segurança Pública.

A base está no “Golden Shield”, investimento de cerca de 700 milhões de dólares organizado entre diversos ministérios e agências reguladoras da China que emprega firewalls e gateways para filtrar conteúdo impróprio, bloquear serviços que descumpram leis ou apagar blogs (e levar seus responsáveis pela cadeia) que critiquem a atual administração.

O mercado conhece o conjunto entre hardware que redirecionam tráfego e software que monitora e bloqueia automaticamente conteúdos ofensivos em um
“Grande Firewall da China”. - Fonte - Idgnow

Nenhum comentário: