Fidel desafia EUA a tratarem prisioneiros 'tão bem' quanto Cuba

"Que enorme diferença entre os métodos dos Estados Unidos e de Cuba", escreveu Fidel em um artigo publicado pela imprensa cubana, numa aparente referência à forma como o governo americano lida com suspeitos de terrorismo nas prisões. "Nenhum desses mercenários foi torturado ou privado de advogado ou julgamento", escreveu Fidel em uma rara menção pública ao caso dos 75 dissidentes detidos em 2003.– Leia mais aqui


COMENTÁRIO
O que Fidel chama de “mercenários”, na verdade são cidadãos cubanos e prisioneiros políticos, encarcerados porque ousaram discordar do regime da múmia cubana. Enquanto os EUA lidam com terroristas, potenciais assassinos, o Fidel maltrata sua própria gente. Ele mente acintosamente, e a imprensa internacional se limita a reproduzir suas idiotices, fechando os olhos e omitindo as verdades que não lhes interessa contar.

Quando é para falar mal de prisão de Guantánamo a imprensa não economiza, mas quando é para mostrar a realidade das prisões do ditador, quase não se encontra informação sobre o assunto. Para saber a verdade, de fato, sobre a situação dos campos de concentração cubanos, visite os Portais do
Payolibre e o NetforCuba. Por Gáucho/Gabriela


EIS UMA NOTÍCIA DE HOJE - 2008-03-24
Condições subumanas em campo de concentração
Caridad Caballero Batista - 23 de marzo de 2008
Holguín, Cuba –
http://www.payolibre.com/ – O preso político Juan Luis Rodríguez Desdín denuncia as condiciones subumanas em que se encontram mais de 400 reclusos no campo de concentração entre San Germán e Cacocún.

Segundo Rodríguez Desdín, os militares não estão permitindo a assistência médica para os presos, e quem fica doente fatalmente irá morrer. O prisioneiro político alertou também sobre a situação da água que eles consomem, que primeiro elas servem para abastecer os canais destinados à irrigação de canaviais. Que a água tem alto grau de contaminação, colocando em risco a saúde dos prisioneiros que podem adquirir enfermidades do tipo infecciosas, pois eles bebem esta água, cozinham e se banham com ela.

Juan Luis Rodríguez Desdín se encontra no centro penitenciário Cuba Sí, em Holguín, onde cumpre 2 anos de prisão por suposto delito de “periculosidade social pre-delictiva”.

Leia também:
Crueldade e negligência médica nos cárceres cubanos. Medicina de Cuba



CENSURA BLOQUEIA ACESSO AO BLOG MAIS LIDO EM CUBA

Autoridades cubanas bloquearam o acesso a partir de Cuba ao blog mais lido do país, disse sua autora, Yoani Sánchez, na segunda-feira.

Sánchez, cujo blog crítico "geração Y" recebeu 1,2 milhão de visitas em fevereiro, disse que os cubanos não podem mais visitar a página dela (www.desdecuba.com/geraciony) e os de outros dois blogueiros do país hospedados em um servidor alemão.

Aos 32 anos e graduada em lingüística, ela conquistou um número considerável de leitores ao escrever sobre seu dia-a-dia em Cuba e descrever as dificuldades econômicas e restrições políticas que enfrenta.

Ela critica as "vagas" promessas de mudança do novo líder, Raúl Castro, que assumiu o poder formalmente no mês passado, depois da renúncia do irmão Fidel. Segundo ela, ele deu passos mínimos para melhorar o padrão de vida dos cubanos.

"Quem é o próximo na fila para ganhar uma torradeira?" era o título de um blog que satirizava a derrubada das restrições à venda no varejo de computadores, aparelhos de DVD e outros utensílios que os cubanos desejavam. Apesar da mudança, as torradeiras não serão vendidas livremente até 2010.

Em um país controlado pelo Estado, sem mídia independente, Sánchez e outros blogueiros que vivem em Cuba encontraram na internet um meio de expressar-se sem amarras. "Esta rajada de ar fresco despenteou os burocratas e os censores", disse a blogueira em uma entrevista por telefone. Ela prometeu continuar com o blog. "Qualquer um com um mínimo de prática com computador sabe como contornar isso", disse ela.

O objetivo dos censores do governo é bloquear a leitura em Cuba, onde as pessoas têm acesso restrito à internet, disse ela.

"Eles assumem que não existe pensamento alternativo em Cuba, mas as pessoas vão continuar nos lendo de algum jeito", disse ela. "Nenhuma censura poderá deter as pessoas determinadas a acessar a internet", afirma ela. Reportagem de Anthony Boadle – O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: