“Minha Pátria foi agredida por um governo canalha”

O presidente do Equador desembarcou no Brasil, atacando o presidente Uribe. Correa afirmou que há forças das Farc em vários países. “Uribe tem 70 quilômetros controlados pelas Farc. Ele não pode vir com esse infantilismo de que porque existem bases no Equador, como há no Peru, como há provavelmente no próprio Brasil, como há na Venezuela”.


COMENTÁRIO
Canalhas são os homens que se valem das posições que ocupam nos cargos públicos, para agir criminosamente. Estamos falando do genocídio contra o povo colombiano, e Correa chega grunhindo, sobre invasão de território, como convém aos traidores e covardes. Criminoso tanto quanto os terroristas, esses políticos ordinários são dignos da forca em praça pública. A foto é do Estadão, de reféns colombianos resgatados da guerrilha. Por Gaúcho/Gabriela


REVELAÇÃO: LIGAÇÃO DE CHÁVEZ AJUDOU A DESCOBRIR OS BANDIDOS
Informações do site venezuelano "Descifrado". Raúl Reyes, segundo homem em importância das FARC, foi localizado graças a uma chamada do presidente venezuelano. Segundo o site “Descifrado”, uma publicação da Venezuela, o Chávez tinha feito uma chamada a Reys, para agradecer-lhe a liberação de 4 reféns congressistas que a guerrilha mantinha em seu poder.

Uma fonte vinculada ao Palácio de Miraflores disse ao “Descifrado”, que foi essa chamada que permitiu às autoridades colombianas interceptarem as coordenadas sobre a localização do acampamento dos guerrilheiros, no território equatoriano. A fonte disse ainda que o ministro do Interior e Justiça, Ramón Rodríguez Chacín, havia advertido Chávez para que ele não fizesse nenhuma chamada às FARC, pelo menos por um período de 72 horas, depois da última operação de resgate de 27 de fevereiro, porém, o mandatário eufórico não respeitou a ordem do ministro e, com isso, ajudou a mandar para o inferno o bando de guerrilheiros. Leia mais
aqui (Terra em espanhol)


CHÁVEZ TERIA OFERECIDO PETRÓLEO E CONTRATOS ÀS FARC
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a possibilidade de comercializar petróleo e gasolina e de receber contratos estatais, revela uma edição especial da revista colombiana Semana que chegou às bancas hoje.

Os detalhes da oferta aparecem num dos e-mails achados nos computadores do líder guerrilheiro Raúl Reyes, morto sábado numa operação militar do exército da Colômbia em território equatoriano.

A mensagem achada, que fala de um recente encontro de membros das Farc com Chávez, foi enviada em 8 de fevereiro pelos guerrilheiros Ivan Márquez e Rodrigo Granda para o chefe máximo da organização, "Manuel Marulanda Vélez", e a outros comandantes rebeldes.

Márquez, que foi recebido há cinco meses em Caracas pelo governante venezuelano para conversar sobre um acordo para a troca de reféns por guerrilheiros detidos, é um dos integrantes da cúpula do grupo. Já Granda pertence à rede internacional rebelde e foi libertado em meados de 2007, por decisão do presidente colombiano, Álvaro Uribe, para participar das mesmas negociações humanitárias.

Chávez, que no e-mail é identificado como "Ángel", ofereceu a possibilidade de um negócio no qual os rebeldes das Farc receberiam uma cota de petróleo para comercializá-la no exterior, a qual, segundo a mensagem, renderia "suculentos ganhos" à guerrilha. Márquez e Granda também escreveram que o governo venezuelano ofereceu às Farc "a venda de gasolina na Colômbia ou na Venezuela", "a possibilidade de ganhar contratos do Estado (venezuelano)" e "a criação de uma empresa rentável para investimentos na Venezuela". EFE


FARC PAGARIAM MILHÕES POR URÂNIO, DIZ VICE COLOMBIANO

O vice-presidente da Colômbia, Francisco dos Santos Calderón, pediu que a América Latina evite que as que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenham acesso a material radioativo. Em entrevista ao Estado, Santos afirmou que Bogotá pedirá a ajuda dos EUA para fazer avançar as investigações sobre a informação de que as Farc tentaram comprar 50 quilos de urânio. "Vamos contar com a colaboração do FBI para saber mais detalhes do plano", disse. Santos vem se reunindo com ministros de todo o mundo nos últimos dois dias na ONU para tentar explicar a posição colombiana e evitar um isolamento.

Segundo ele, as informações estavam nos computadores das Farc, em cartas entre chefes guerrilheiros e Raúl Reyes, morto no sábado, indicando que o grupo tinha dinheiro para comprar o urânio. "A idéia de ter um grupo terrorista com material radioativo é para deixar qualquer um preocupado", afirmou Santos. "Não podemos mais tratá-los com simplicidade", disse. "Segundo a carta, as Farc estariam dispostas a pagar US$ 2,5 milhões por quilo de urânio que certamente viria do mercado negro", afirmou. O Estado de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais triste é o governo brasileiro mostrando a bunda cabeluda prá todo mundo ver.