Bolívia: Santa Cruz apóia em massa estatuto autonômico (TV)

89% DOS VOTOS DE SANTA CRUZ APOIARAM AUTONOMIA

Os primeiros informes não oficiais sobre os resultados do referendo realizado hoje na região de Santa Cruz assinalam que em zonas urbanas o apoio à autonomia foi de 88,9% e a rejeição de 11,1%, enquanto que nas rurais o Sim registrou 83,6% e a desaprovação, 16,4%.

Segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas pelo canal de televisão privada Red Uno, 85,9% dos eleitores da próspera região de Santa Cruz apoiaram o Sim à criação do primeiro governo autônomo da Bolívia, num polêmico referendo realizado neste domingo.

O plebiscito - considerado ilegal pelo governo - foi realizado durante oito horas, em meio a incidentes isolados no bairro 'Plan 3000', no sul da cidade e baluarte eleitoral do partido governista MAS, e nas zonas rurais do departamento; pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, segundo o ministro de Governo (Interior), Alfredo Rada.



Com exceção dos incidentes registrados nos bolsões governistas, a consulta foi realizada com normalidade, apesar de o ministro Alfredo Rada dizer que o processo autonomista "fracassou porque simplesmente levou à divisão do próprio povo do departamento" de Santa Cruz.

O prefeito Rubén Costas, um dos incentivadores do projeto autonômico, destacou o "ambiente festivo" em que se realizou o referendo e o líder civil de Santa Cruz, Branko Marinkovic, questionou setores pró-governamentais "que impulsionaram episódios de violência" durante a jornada.

Segundo a corte eleitoral local, 935.527 pessoas foram habilitadas a votar e ainda não há informação oficial sobre o percentual de eleitores que compareceram às urnas. Uol Notícias





QUEM SÃO OS GRUPOS FASCISTAS?

O melhor jeito de analisarmos uma situação, caso não tenhamos muito conhecimento da causa, é ver quem a defende. Na questão do referendo da Bolívia, o Chávez logicamente que foi contra.

Além do direito incontestável do povo boliviano em não aceitar a socialismo idiota do Evo Morales, em distribuir aos índios as terras dos que produzem, o fato de o Chávez apoiar tal discrepância, por si só, já escancara o lado errado da situação. O Chávez é a própria assinatura do diabo que tudo que endossa é criminoso. Pois não é que ele lamentou a violência de "grupos fascistas" bolivianos que apóiam a autonomia

Parabéns ao povo boliviano que não se curvou diante das ameaças das carrancas raivosas que atearam fogo, roubaram urnas, obstruíram caminhos e agrediram os que disseram NÃO à política indigenista e retrógrada do Evo Morales. Venceu o progresso, o Evo perdeu. Assim como o Chávez levou um NÃO no seu referendo, o Índio levou um SIM, pela autonomia de Santa Cruz. Por
Gaúcho/Gabriela



OBSERVADORES DA HUMAN RIGHTS FOUNDATION

“Foi inconcebível o que aconteceu”
Segundo, o Notimex, um ancião morreu por inalação de gás lacrimogêneo lançado pela polícia para dispersar as tribos do Evo que tentavam impedir e boicotar a votação, em Santa Cruz. Outros 22 ficaram feridos.

O presidente da organização Human Rights Foundation, Thor Halvorssen, que liderou um grupo de observadores, afirmou à Notimex que um dos centros de votação na zona de Montero foi incendiado, e que “desconhecidos” roubaram as urnas. "Esta é uma maneira de fazer terrorismo, tirar o direito ao voto do povo de Santa Cruz ao invés de deixá-los votar. Se alguém não está de acordo com a proposta do estatuto de autonomia, que vote ‘NÃO’ ou nulo, porém tirar o direito de votar é criminoso.

O observador acusou o governo de não proteger os recintos das votações e permitiu que imperasse uma situação de anarquia, na qual as pessoas que não são afetas ao processo se converteram em "terroristas eleitorais". "Isso é inconcebível, e é insólito o que aconteceu de o material roubado ontem (por membros do Movimento ao Socialismo) ser utilizado para denunciar à imprensa que ouve fraudes. Esse material foi roubado e foi usado para denunciar que ouve fraude, afirmou o observador, se referindo ao diretor nacional para Assuntos Rurais do governo da Bolívia e membro da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), Romeo Amorín, que foi capturado junto com outras cinco pessoas com a documentação eleitoral roubada. Notimex Via
AOL Latina



TRIBOS DE EVO ATACARAM E INCEDIARAM A SEDE DA TV CANAL 24

Um grupo de manifestantes atacou hoje na cidade boliviana de El Alto um canal de televisão pertencente ao governador do departamento de La Paz, o opositor José Luis Paredes, informou uma fonte policial.

Os terroristas acusaram Paredes de apoiar a autonomia de Santa Cruz, e resolveram incendiar as instalações da TV, apedrejar e destruir o prédio.


Segundo uma jornalista de Patria Nueva, que fazia cobertura no local, os manifestantes que apóiam Evo Morales, insultavam ao prefeito de La Paz e o acusavam de “traiçoeiro”, além de ameaçarem de atacar outras emissoras de TV que, segundo eles, apóiam a autonomia.
Via El Universal - Foto: AP

Um comentário:

Saramar disse...

Amigos, o interessante é lembrar que esses socialistas com o dinheiro alheio são defensores do assembleísmo.
Como se viu na Bolívia, só defendem plebiscitos e referendos se estes forem usados para atingir seus próprios objetivos.
É inconcebível que um governo legalmente instituído permita que bandos destruam patrimônio alheio e impeçam a livre manifestação dos cidadãos.
O Mais triste é saber que estamos caminhando para isso.

boa semana para vocês.