A ÚLTIMA REVELAÇÃO: O MASSACRE NO COMPUTADOR DE RAÚL REYS
A revista SEMANA da Colômbia publicou uma nova revelação obtida a partir do computador de "Raúl Reyes". De acordo com a revista, as FARC assassinaram seis venezuelanos na Venezuela, e Hugo Chávez fez acordo com o grupo guerrilheiro para ocultar o crime e jogar a culpa sobre os paramilitares. Essa revelação foi obtida a partir vários correios eletrônicos trocados em 23 de setembro de 2004, entre Iván Márquez, o ‘Mono Jojoy’, Rodrigo Granda e Reyes.
ALÉM DE ALIMENTAR, MEDICAR E PROTEGER A GUERRILHA, AFIRMA JORNAL
O jornal venezuelano La Verdad publica, na sua edição deste sábado, uma entrevista em que um comandante das Forças Autodefesas da Unidas da Colômbia (AUC) acusa o exército venezuelano de "fornecer alimentos e medicamentos" a grupos guerrilheiros.
“O exército venezuelano sabe onde estão assentados os grupos guerrilheiros e em vez de os repelir, o que faz é fornecer-lhes alimentos e medicamentos", diz o jornal.
Citando o comandante das AUC, mas sem identificá-lo, o La Verdad explica que diversos grupos guerrilheiros, provenientes da vizinha Colômbia, incluindo o Exército de Libertação Nacional (ELN), estão baseados na Venezuela.
"Os camponeses e os habitantes nos vêem, mas ninguém diz nada por medo a que a guerrilha os mate", diz o comandante. "A nossa guerra não é com o exército nem a Guarda Nacional venezuelana. Nossa guerra é contra a guerrilha (do ELN) que foge da Colômbia para se refugiar neste país".
O tema da guerrilha colombiana em território venezuelano é comum na grande maioria dos jornais venezuelanos, que denunciam que um "chefe das Farc está na Venezuela" e cita como fontes os organismos de Inteligência da Colômbia e o ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos. UOL Notícias
COMENTÁRIO
Sobre a declaração de Lula, publicada hoje no jornal La Nación (tradução mais abaixo): Você acha que um governo que tem a coragem de fazer esse tipo de juízo de um criminoso como o Chávez (que acoberta os assassinos do seu próprio povo), tem alguma condição de continuar governando nosso país? Pois é fundamental reagirmos agora, porque se o Lula tem a coragem de elogiar um déspota, que encobre assassinos ao invés de proteger seu povo, é bem capaz dele fazer o mesmo conosco. Será - ao que tudo indica - que alguns dos nossos cadáveres já se perderam no mesmo breu do acobertamento? Por Gaúcho/Gabriela
Nenhum comentário:
Postar um comentário