Outro duro revés para Evo Morales

COM MAIS DE 80%, BENI E PANDO APOIARAM MASSIVAMENTE OS REFERENDOS


As regiões bolivianas de Beni y Pando, opositoras ao presidente Evo Morales, realizaram ontem seus referendos autonomistas. Os primeiros dados indicaram uma vitória arrasadora da opção SIM, que obteve de acordo com as pesquisas divulgadas pelas emissoras "PAT", "ATB" e "Unitel", os seguintes resultados: Beni teria obtido um apoio de 80% a 89%, enquanto em Pando o texto teria sido apoiado por 82% a 85% dos eleitores.




LULA CONTRATOU MULHER DE EX-INTEGRANTE DA GUERRILHA

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), vai pedir hoje informações à Presidência da República sobre a contratação de Ângela Maria Slongo, mulher brasileira do ex-padre colombiano Oliverio Medina, ex-integrante das Farc, para um cargo de confiança no Secretaria da Pesca.

Segundo a revista "Veja", Slongo foi nomeada para o cargo de oficial de gabinete 2 em dezembro de 2006, período em que o padre cumpria prisão domiciliar à espera do julgamento de sua extradição -o pedido foi negado em março de 2007. O ato de nomeação, assinado pelo ministro Altemir Gregolin, foi publicado no "Diário Oficial" em 2 de janeiro de 2007.

"Vou cobrar esclarecimentos do governo. A contratação foi no final de 2006, e não em 2003. Isso mostra que a relação [com o governo] é mais estreita do que se imagina", disse Maia.

Slongo confirmou à Folha que trabalha na secretaria. "Eu precisava vir para Brasília, enviei currículo para vários lugares e me chamaram primeiro para a secretaria." A Folha não conseguiu contato com a secretaria ontem.O governo da Colômbia acusa o ex-padre de praticar atos terroristas e homicídio. Sucursal Brasília da Folha Online (Foto emprestada do Blog Trem Azul)



ASSESSORIA DO MINISTÉRIO DA PESCA CONFIRMA CONTRATAÇÃO DA MULHER DE MEDINA
A assessoria do Ministério da Pesca confirmou ontem a contratação, como oficial de gabinete II, de Angela Maria Slongo, mulher do ex-representante do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil, Olivério Medina.

Angela é pedagoga vinculada à Secretaria de Educação do governo do Estado do Paraná e foi contratada pelo ministério em 29 de dezembro de 2006. Na época, Medina cumpria prisão domiciliar à espera do julgamento de sua extradição pelo Supremo Tribunal Federal. O pedido foi negado em 2007.

Hoje, Angela coordena programas de alfabetização de pescadores do ministério. A contratação foi informada pela revista Veja.

Questionada sobre a vinculação de Medina com as Farc, a assessoria do ministério diz que Ângela é uma técnica muito competente e casada com um "asilado político". - Ele (Medina) esteve preso, foi julgado e está livre. Ela é esposa dele e tem todo o direito de trabalhar - comentou uma assessora.

A suposta existência de um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) segundo o qual Medina teria oferecido dinheiro das Farc para candidaturas petistas, foi negada pelo governo. Jornal Zero Hora




CAÇA SEM TRÉGUA AO LÍDER MÁXIMO DAS FARC


Seis mil homens estão buscando o guerrilheiro Alfonso Cano no Páramo dos Vales, na Cordilheira Central. O lugar está nos limites entre o Valle, Cauca, Quindío e Huila. Os militares estão enfrentando uns 250 guerrilheiros que fazem parte dos anéis de segurança na região, e também têm que lidar com condições climáticas adversas, pois as alturas superam 3.800 metros sobre o nível do mar. Por isso, a espessa neblina e as constantes chuvas não permitem que os militares tenham uma visão além dos 3 metros durante o dia. Durante a noite, eles conseguem ver tão somente as próprias mãos.

É neste ambiente que as tropas das Forças Especiais, da Quinta Divisão e da Sexta Brigada seguem com a operação para romper o cerco que protege Guillermo León Sáenz, o 'Cano', em uma perseguição militar por terra e ar que teve início nos primeiros dias de fevereiro, a partir das montanhas do sul de Tolima.

Mais reforços
A ofensiva contra o chefe terrorista das FARC é tão ostensiva que, há 3 semanas, por ordem do presidente Álvaro Uribe, chegaram a Tolima mais 3.900 militares agrupados na Brigada Móvel 21. A ordem é encontrar o comandante máximo das FARC e acabar com as estruturas guerrilheiras das colunas 'Daniel Aldana', 'Miller Salcedo' e 'Joselo Lozada', que recebem ordens diretas de 'Cano'. Leia matéria completa
aqui, no El Tiempo.com



VENEZUELA DIZ QUE MATOU COLOMBIANO “SUBVERSIVO”
Tropas venezuelanas mataram um colombiano "subversivo" em uma batalha na fronteira, disse o presidente da Venezuela Hugo Chávez, em um incidente que poderia trazer novas tensões entre os dois países.

Os países vizinhos têm mantido uma guerra de palavras nos últimos meses, com a Venezuela acusando a Colômbia de tentar espalhar a guerra e mandar tropas a seu território.

Chávez disse em seu discurso na televisão no sábado que seu exército trocou tiros com "subversivos" armados perto da fronteira, mas não deu detalhes de onde o incidente aconteceu ou qual grupo estava envolvido. No sábado, em um evento aparentemente paralelo, a imprensa local disse que pelo menos oito pessoas morreram a tiros e outras três ficaram feridas quando um grupo abriu fogo em um local no Estado fronteiriço de Táchira, a oeste do país. O tiroteio aconteceu em um centro noturno perto de San Cristóbal, capital do Estado, a 770 km de Caracas. Três homens abriram fogo contra as pessoas que estavam no lugar.

O canal de TV Globovisión disse que a maioria dos mortos era trabalhadores do local, sem dar mais detalhes. Reuters –
Portal Terra

Nenhum comentário: