Candidato “Ficha Suja”

Marta e Maluf aparecem na lista de candidatos processados na Justiça.

Os candidatos à prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP) são dois nomes ilustres que aparecem na lista de candidatos com "ficha suja" divulgada nesta terça pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil). A entidade publicou em seu site 15 candidatos a prefeito e vice das capitais brasileiras que respondem na Justiça por ações penais, de improbidade administrativa ou crime eleitoral. Diego Casagrande



CANDIDATO FICHA SUJA - Por Julio César Cardoso
Num País sério e de cultura política apurada, certamente todos os indecorosos, envolvidos em irregularidades e com processos na Justiça, teriam as suas candidaturas indeferidas a bem da moralidade.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, bem que tentou amenizar essa ignomínia, concordando com a divulgação de lista de candidatos com ficha suja, mas foi sufocado pela bulha daqueles que preferem ver o País na contramão da regularidade.

Como continuar a acreditar e votar em pessoas com ficha suja ou num Parlamento comprometido com os princípios morais, cuja fração significativa dos atuais congressistas, bem como de ex-parlamentares candidatos, não possui ficha ilibada para poder concorrer?

Enquanto não for realizada uma reforma política séria – com a participação substantiva da sociedade organizada, para, entre outras coisas, dar autonomia ao povo de poder cassar o mandato de políticos indecorosos, que não se comportam dentro da ética e da moralidade e deixam de cumprir os compromissos assumidos em palanque -, o povo deveria abster-se de votar nas próximas eleições até que o Congresso Nacional tomasse vergonha e votasse a reforma política. Site do Diego Casagrande




VOCÊ QUER SABER QUEM SÃO OS CANDIDATOS PROCESSADOS? – Comentário do Site de Ricardo Noblat

A maioria dos políticos está furiosa com a iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros de divulgar em seu site a lista dos candidatos às eleições deste ano que respondem a processos. Alega que quase sempre os processos são abertos com base em falsas acusações. E que todo cidadão, segundo a lei, deve ser considerado inocente até que a Justiça, em última instância, o declare culpado.

A divulgação de listas com nomes de candidatos processados funcionaria como uma espécie de condenação de véspera. Prejudicaria desde já pessoas que mais tarde poderão ser inocentadas. Muito bem: mas os processos são públicos? Se são, sinto muito, o eleitor tem o direito de conhecê-los. Devidamente informado, caberá a ele votar ou não em candidatos processados. É simples assim.

É possível que Paulo Maluf seja o político brasileiro recordista de processos. Há dois anos ele se elegeu deputado federal. É candidato a prefeito de São Paulo para daqui a dois anos se reeleger deputado. Nos anos 90, Jáder Barbalho, ex-governador do Pará, posou algemado para fotos. É deputado federal.

Antonio Palocci foi demitido por Lula do ministério da Fazenda sob a acusação de ter quebrado o sigilo bancário de um caseiro que o viu onde ele jura que jamais esteve. Responde a processo por irregularidades administrativas ocorridas na época em que era prefeito de Ribeirão Preto. A demissão e o processo não o impediram de se eleger deputado federal.

É possível que a "Dança da Pizza", estrelada por Ângela Guadagnin (PT-SP), tenha subtraído à deputada preciosos votos nas eleições de 2006. Ela não conseguiu se reeleger. Mas quem mandou ela dançar no plenário da Câmara comemorando a absolvição de um mensaleiro, réu confesso? Ou a imprensa deveria ter ignorado o episódio para evitar estragos à imagem de Ângela?

Ao fim e ao cabo, o que fez a Associação dos Magistrados Brasileiros foi compilar informações que estão disponíveis nos sites dos tribunais - nada mais do que isso.


COMENTÁRIO: Incorporamos no Blog o selo/link da página da AMB para consulta permanente dos nossos leitores




CANDIDATOS ATACAM LISTA DOS “FICHAS SUJAS” DA AMB
Os políticos citados na lista dos candidatos "fichas-sujas", divulgada na terça-feira pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), são filiados a partidos diferentes e, em alguns casos, até duelam na eleição deste ano com outros integrantes da relação. Em uma coisa, porém, eles estão unidos: na reação contra a divulgação da lista. A grande maioria respondeu da mesma forma ao lançamento da relação, atacando a AMB e tentando minimizar o peso das condenações responsáveis pela inclusão na lista. Matéria aqui da Revista Veja





CRIME ORGANIZADO

Deputado estadual é preso e acusado de chefiar milícia no Rio. Natalino Guimarães (DEM) foi detido com mais quatro pessoas em sua casa; várias armas foram apreendidas.

O deputado estadual Natalino José Guimarães (DEM), de 52 anos, foi preso em flagrante dentro de sua casa, em Campo Grande, na zona oeste do Rio, na madrugada de ontem. Ele é acusado de chefiar naquele momento uma reunião da "Liga da Justiça", grupo de milicianos que comandaria com o irmão, o vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB), preso desde dezembro, acusado de formação de quadrilha. Das pessoas que estavam na casa de Natalino, sete fugiram após troca de tiros, segundo a Polícia Civil, e cinco foram presas - entre elas o parlamentar. Horas antes, policiais haviam prendido no mesmo bairro outro acusado de integrar o bando. A operação foi toda acompanhada por telefone pelo chefe da Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro. Matéria completa aqui, no Estado de São Paulo





VITÓRIA DO GREVISMO
A ampla vitória obtida pelos grevistas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) nas negociações com o governo é um mau sinal para o País. Encerrada a greve, a normalização da entrega de correspondências e encomendas ainda demorará até duas semanas, na avaliação da ECT. A proposta apresentada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, em resposta às reivindicações dos grevistas, atende a praticamente todas elas - e por isso foi aceita pelos representantes dos trabalhadores -, desmoralizando a diretoria da empresa, que, em rodadas anteriores de conversações com os funcionários, havia rejeitado a maioria delas. Além disso, desde o início da greve, a diretoria da ECT vinha anunciando que cortaria o ponto dos grevistas. Mas, por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro não autorizou o desconto dos dias parados, consagrando a impunidade e, desse modo, estimulando o grevismo nas empresas controladas pelo governo federal.

Em resumo, a greve mostrou o grau de organização e a esperteza dos empregados da ECT, a postura correta da diretoria da empresa na fase inicial do movimento e a tibieza do governo nos momentos finais. Matéria completa aqui, no Estado de São Paulo




CONFIANÇA DO CONSUMIDOR É A MENOR EM DOIS ANOS
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas, caiu de 107,2 para 101,9 pontos em julho, uma variação negativa de 4,9%. O índice também é o pior desde junho de 2006. A queda foi puxada pelas avaliações pessimistas em relação à economia das cidades, à situação financeira das famílias e ao mercado de trabalho. Leia matéria completa aqui, na Revista Época

Nenhum comentário: