Bomba explode em Embaixada do Brasil em Santiago do Chile

Uma bomba de fabricação caseira explodiu na madrugada desta quarta-feira, sem deixar feridos, na Embaixada do Brasil em Santiago do Chile, informaram fontes policiais. da Efe, em Santiago do Chile e da Folha Online

A explosão destruiu alguns vidros da sede diplomática, no centro de Santiago, a quatro quadras do Palácio de La Moneda e de um edifício situado à frente, disseram as fontes. O atentado ocorreu às 0h20 (1h20 de Brasília) e alguns moradores do edifício da frente teriam visto um indivíduo fugindo a pé do local.

"Sentimos um forte barulho, pensamos que era um acidente, mas, quando fomos observar, vimos que havia muita fumaça e uma pessoa estava escapando para o sul", disse José Tobar, um dos moradores do imóvel, à rádio Cooperativa.

A polícia afirmou que o incidente foi captado por uma câmera de segurança do edifício, por isso conta com algumas pistas para a investigação. Um oficial dos Carabineiros disse aos jornalistas que a bomba era de fabricação caseira e que, no local, não foi encontrado nenhum panfleto relacionado a algum grupo que possa ser responsável pelo suposto atentado.

De acordo com o jornal "Mercúrio", além de um amplo contingente policial, o pessoal do Grupo de Operações Policiais Especiais chegou ao local da explosão para tentar determinar as causas da explosão.





BOLÍVIA – UMA PANELA DE PRESSÃO COM MORTOS E FERIDOS

Há 4 dias do referendo revogatório, no domingo, que vai decidir sobre a continuidade ou não, do mandato do incompetente presidente-índio, Evo Morales, uma onda de protestos se radicaliza pelo país contra o governo. Ferozes enfrentamentos entre a polícia e a população já estão produzindo mortos e feridos. Na terça-feira, 3 mineiros morreram e 32 ficaram feridos à bala, na comarca andina de Caihuasi, ao sul de La Paz, segundo informou uma fonte de um hospital estatal na cidade de Oruro, à equipe da AFP.

"Isso é um massacre e o único culpado é Evo Morales", disse às rádios Felipe Machaca, membro da direção da Central Operária Boliviana, entidade que convocou as manifestações para exigir uma reforma em seu sistema de aposentadoria.

Nos jornais bolivianos, de ontem, a cobertura sobre outro incidente: a polícia de Evo atacou a deficientes físicos que tentavam chegar à Praça Murillo de La Paz.

Essa informação, peguei na Folha: Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, cancelaram uma visita que fariam ontem ao colega da Bolívia, Evo Morales, na capital do departamento de Tarija, no sul do país, depois que dezenas de oposicionistas invadiram o aeroporto da cidade e entraram em confronto com a polícia, que os dispersou com gás lacrimogêneo. Demais fontes consultadas: Globovisión, AFP




PARAGUAI: “OS PERFEITOS IDIOTAS LATINOS” SÃO UM PORRE

O presidente eleito do Paraguai denuncia que existe um complô contra ele. O ex-padre sequer assumiu o trono, mas, já está lançando mão do famoso expediente da esquerda: Lugo denunciou ontem (terça) que tem "sérios" indícios sobre a preparação de um complô para derrubar seu governo, que ele assumirá no próximo dia 15 de agosto. Sim, os esquerdopatas são os “eternos perseguidos”. Um bando de incompetentes, de péssimos governantes, todos sem vergonhas. Por Gaúcho/Gabriela


O VERDADEIRO PROBLEMA DE LUGO:
Ele quer indicar um chanceler que apóia abertamente a causa palestina

A coalizão de centro-esquerda que governará o Paraguai a partir da semana que vem sofreu suas primeiras fissuras nesta terça-feira, quando cinco senadores romperam com o presidente eleito Fernando Lugo devido à escolha de Alejandro Hamed como chanceler do país. Políticos conservadores dizem que Hamed, ex-embaixador no Líbano, apóia abertamente a causa palestina.

Cinco senadores do Partido Liberal, o maior da coalizão, decidiram deixar a bancada governista por causa da indicação.

- Nós, liberais, temos de ser críticos e defender nossas idéias. Ser parte da aliança não significa ficar quietos quando achamos que o Executivo está cometendo erros - disse o senador Alfredo Jaegli a jornalistas.

- Hamed é uma pessoa polêmica demais para ser ministro de Relações Exteriores - afirmou. O indicado já foi investigado por supostamente conceder vistos paraguaios irregularmente durante a guerra de 2006 entre Israel e a guerrilha libanesa Hezbollah. O processo foi arquivado por falta de provas.

Lugo disse a jornalistas que alguns grupos oposicionistas querem sabotar seu governo, provocando escassez de combustível, cimento e medicamentos para hospitais públicos, além de raspar o caixa dos órgãos públicos às vésperas da posse dele.

Mas o futuro chefe-de-gabinete Miguel López Perito disse que 'tudo está completamente sob controle'. - Sabemos os nomes das pessoas que estão gerando esse tipo de rumores e movimentos. E vamos agir quando for necessário - afirmou. Reuters – JB Online




CHÁVEZ APROVA O QUE O REFERENDO REJEITOU

O pacote que reforça projeto socialista

-O Diário Oficial venezuelano publicou hoje 26 decretos-leis do Hugo Chávez, que pretende criar milícias atuando em bairros nas cidades venezuelanas, além de levar adiante seu projeto de uma economia socialista para o país e de aumentar o controle do Estado sobre a agricultura. As mudanças envolvem vários setores, desde o militar até o de empréstimos para pequenas empresas. Chávez assinou o pacote legislativo no último dia do período de 18 meses durante o qual os legisladores garantiram a ele poderes especiais.

Com base no novo pacote de medidas, os distribuidores e varejistas da área de alimentos que tentarem escapar dos controles de preço impostos pelo governo poderão ser presos por até seis anos. Os empresários que se recusarem a produzir, importar, transportar ou vender "produtos de primeira necessidade" estarão sujeitos a uma pena de até dez anos de prisão.

MILÍCIA
Os críticos das medidas também estão preocupados com o decreto que cria a Milícia Nacional Bolivariana - uma ramificação do exército formada por voluntários civis que ajudarão os "conselhos comunais" de bairros nas cidades do país a criarem "comitês de defesa". O ex-ministro da Defesa, Fernando Ochoa, alertou que esses grupos de defesa se assemelham muito aos Comitês para Defesa da Revolução de Cuba, que encorajam os cidadãos a ficarem atentos a atividades "contra-revolucionárias". Leia matéria completa
aqui, no Estado de São Paulo




URIBE GANHA O PRÊMIO “BRAVO DE NEGÓCIOS”

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, será reconhecido como o líder do ano para receber o Prêmio Bravo de Negócios da revista Latin Trade, em uma cerimônia que se realizará no próximo 24 de outubro em Miami, onde se destacará sua “contribução ao progresso da Colômbia.

A publicação destacou que desde que Uribe chegou ao poder ele melhorou significativamente as condições as condiciones de segurança e a confiança dos investidos aumentou. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,5 % no ano passado, a inversão estrangeira direta chegou aos U$ 10 milhões e as exportações cresceram mais de U$ 35 milhões.

O Prêmio Bravo de Negócios busca reconhecer a excelência na América Latina e no Caribe dos líderes empresariais, políticos e sociais, pelos logros em seus respectivos setores.

É a segunda vez que Uribe ganha esse prêmio. Em 2004, ele já obteve este reconhecimento por sua liderança e desenvolvimento da Colômbia. Uribe tem mantido desde que foi eleito presidente, em 2002, uma popularidade acima de 80 % na Colômbia, a mais alta aprovação entre os presidentes latino-americanos. Via Efe –
Notícias 24


COMENTÁRIO:
Só podia ser um governante legítimo da Direita. Portanto, não é surpresa que o presidente Uribe esteja recebendo este e muitos prêmios mais, que contemplem a sua capacidade e competência para gerir e comandar um país, com todo apoio e confiança de seu povo.

Vejam como são as coisas: Justamente aquele que mais sofre a pressão e a inveja dos vizinhos incompetentes, ele não reclama. Uribe faz e acontece. Enquanto que os chorões sem vergonha da esquerda vivem inventando golpes, atrasam seus países e judiam do seu povo. E ainda querem implantar a porcaria do socialismo na América Latina!

Parabéns, Presidente! Por Gaúcho/Gabriela

Nenhum comentário: