Colômbia pediu a abertura de investigação contra os Presidentes que apóiam as FARC

Uma comissão do Senado colombiano pediu hoje à Fiscália para “abrir investigação contra os mandatários que apóiam as FARC, e esta entidade deverá solicitar à Corte Penal Internacional (CPI) para que faça sua própria investigação”, informaram fontes parlamentares.

A iniciativa da senadora e ex-ministra de Defesa Marta Lucía Ramírez, foi acolhida por uma comissão do Senado colombiano.

“Instamos à Fiscalía Geral da Nação para que inicie as investigações penais contra os mandatários e funcionários estrangeiros, cujas provas determinem que eles apoiaram de múltiplas maneiras a guerrilha ‘narcoterrorista’ das FARC“, afirmou Ramírez.

Lembrou que esse tipo de apoio é brindado “para cometer crimes de lesa humanidade e de guerra”, e que altos funcionários “especialmente os mandatários vizinhos estão “protegidos por um foro especial graças ao seu cargo, que impede ajuizá-los em tribunais ordinários”.

Na solicitação não foi citado nomes de governantes ou de funcionários de pais algum.

A solicitação foi assinada pelos senadores desse comitê justamente no momento em que o Governo colombiano enviou uma nota de protesto à Nicarágua pela concessão de asilo político dado a uma guerrilheira das FARC.

As fontes assinalaram que a Fiscalía é a única entidade que pode solicitar à Corte Penal Internacional (CPI), a abertura de uma investigação contra mandatários estrangeiros.

Ramírez recordou que na semana passada, o fiscal chefe da CPI, Luis Moreno Ocampo, dirigiu uma carta ao Governo colombiano solicitando informação sobre os procedimentos jurídicos contra os políticos sindicados dentro da “parapolítica” (que investiga nexos de congressistas com paramilitares). Moreno também pediu informação pelos possíveis efeitos que teria a extradição de paramilitares aos Estados Unidos, sobre a reparação das vítimas do conflito.

Segundo Ramírez, “essa comunicação é um claro indício de que a Corte já está analisando o próprio caso da Colômbia, também com a finalidade de se abrir uma investigação, pela comissão de crime de lesa humanidade, contra alguns protagonistas do nosso conflito".

A legisladora defendeu o Governo de Álvaro Uribe e ressaltou que este presidente “tem liderado um processo inédito de enfrentar com a força das armas do Estado os agentes da violência, e o nosso sistema judicial assumiu de maneira eficiente as investigações judiciais” - Vía EfeNoticias 24 (
Foto: Revista Cambio, Colombia) – Tradução Arthur do MOVCC


COMENTÁRIO: Que notícia maravilhosa!
Parabéns, a essa Senadora Colombiana! Não estamos sós. Vamos escrever para a Senadora, e apoiar essa atitude gigante.

Martha Lucia Ramirez de Rincon
martha.ramirez.derincon@senado.gov.co
martaluciaramirezderincon@senado.gov.co

Por Gabriela/Gaúcho

2 comentários:

Anônimo disse...

Que notícia maravilhosa!

Parabéns, a essa Senadora Colombiana!
Não estamos sós.

Vamos escrever para a Senadora, e apoiar essa atitude
gigante.

Martha Lucia Ramirez de Rincon
martha.ramirez.derincon@senado.gov.co
martaluciaramirezderincon@senado.gov.co

Anônimo disse...

Que notícia boa!
Claro que vou mandar email para essa corajosa Senadora, com 'S' maiúsculo!