O presidente do STF, Gilmar Mendes, voltou a soltar os cachorros na direção da Polícia Federal. Bateu duro, num debate em que tinha do seu lado Tarso Genro, o mandachuva da PF.
Gilmar vociferou contra a violação do sigilo processual: "O vazamento hoje não é a exceção, mas a regra. O juiz que autoriza a escuta, não consegue controlar seu resultado." Investiu contra o “espetáculo” das algemas: "Um dia é um adversário político exposto com algema. Amanhã, podemos ser nós. Com isso, não se pode brincar."
Defendeu a imposição de limites à polícia: "Não há na história universal nenhum país que preservou a democracia transformando a polícia em poder." Ironizou: "Antigamente, você tinha certeza que quem batia na sua porta era o leiteiro. Hoje está meio confuso." – Blog do Josias
IBAMA ADIA A QUARTA TENTATIVA DE LEILOAR “BOIS PIRATAS”
O rebanho confiscado pelo IBAMA padece os efeitos da seca na 'Terra do Meio' (PA)
Frustrou-se a quarta tentativa do IBAMA de vender os mais de 3.000 “bois piratas”, confiscados em junho. Marcado para esta terça (5), o novo leilão do rebanho teve de ser cancelado. De novo. Diz-se agora que os bois irão ao martelo no próximo dia 12 de agosto, terça da semana que vem.A verdade, porém, é que o governo já não tem certeza se vai conseguir vender o gado.
Esta quarta tentativa foi inviabilizada pelo mesmo motivo que melara a terceira: uma liminar judicial. A demora transforma o marketing bovino do ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) num pesadelo. Um mau sonho que já invade asarcas da Viúva.
Travestido de "pecuarista", o governo viu-se forçado a abrir o bolso. Bolso do contribuinte, naturalmente. Gasta com as diárias de policiais e servidores destacados para vigiar os bois. Gasta também com combustível e com os sobrevôos de helicóptero. Tudo somado...
Torrou-se, até a última sexta (1), cerca de R$ 1 milhão, informou o repórter Hudson Corrêa. Considerando-se o preço que o IBAMA sonha amealhar com os bois (R$ 1,445 milhão), não demora e o pesadelo resultará em déficit. Há mais: no edital do primeiro leilão havia 3.500 bois. Do segundo edital em diante, só 3.046.
O Ibama alega que a redução decorre de uma recontagem. Estranho. Muito estranho. Estranhíssimo. Há pior: a reserva ecológica da Terra do Meio, no Pará, onde se encontra o gado, arrosta uma severa seca. E o rebanho definha. A foto exposta lá no alto, do repórter Valter Campanato, exibe um dos animais sob a guarda do Ibama. Está, por assim dizer, em estágio de pele e osso. O resto do rebanho não exibe melhores condições.
Não é só: além da liminar que proíbe a venda do gado na bacia das almas, o ex-proprietário do rebanho obteve outra decisão judicial a seu favor. O pecuarista Lourival Novaes Medrado Santos contesta a apreensão de seus bois. E a Justiça determinou que, ainda que consiga vender o gado, o IBAMA terá de depositar o dinheiro em juízo. Significa dizer que o governo só poderá gastar a grana se for vitorioso na pendenga judicial.
Ou seja: não há a garantia de que o produto de uma eventual venda será revertida em favor do Fome Zero, como prometera Carlos Minc. Matéria completa no Blog do Josias - FSP
A aparição surpresa de Hugo Chávez?
Como bem lembrou o César Maia hoje, em seu ex-blog. Se a visita do bufão venezuelano, na Argentina, era inesperada, como que o Lula levou presente pra ele? Segundo confirmou o próprio Chávez, o presidente brasileiro lhe entregou três camisas, fabricadas na Bahia. Todas da marca Ernesto Di Tomaso, a mesma usada por Lula em sua posse, em 2003.
Apenas uma perícia vai poder confirmar o que causou a explosão; ninguém ficou ferido –
Uma explosão em um dos reservatórios do sistema de alimentação de oxigênio do Hospital Casa Verde, na zona norte da capital paulista, causou na madrugada desta terça-feira, 5, um princípio de incêndio, tumulto e transtornos para parte dos 23 pacientes internados. Oito estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Doze viaturas dos Bombeiros foram deslocadas para o hospital às 3h15 e controlaram o fogo rapidamente. Com explosão, ocorrida nos fundos do hospital, houve um princípio de incêndio em um banheiro e a interrupção na energia elétrica no prédio, sendo necessário o acionamento do gerador.
Um casal de pacientes idosos que dependia do sistema de oxigênio foi transferido para o Hospital do Mandaqui. A fumaça se espalhou rapidamente, tomando a sala de emergências. Vários pacientes foram transferidos para a sala de enfermaria, que teve as janelas abertas. Ninguém ficou ferido. Apenas uma perícia vai poder confirmar o que causou a explosão. Não foi informado pelo médico de plantão se algum funcionário ou técnico manuseava os reservatórios de oxigênio no momento do acidente. Por Ricardo Valota- Estadão
UMA ALTA DE 46% DA CONTA
Políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46,3% - Por Renata Victal, Jornal do Brasil
Nos últimos dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46,3%. A média foi obtida após cruzamento de dados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 180 integrantes das Câmaras Municipais de capitais brasileiras que foram candidatos nas eleições de 2006 e de 255 deputados federais, senadores e deputados estaduais que concorrem a prefeituras e vice-prefeituras.
O levantamento, feito por pesquisadores da ONG Transparência Brasil, mostra ainda que, no Rio de Janeiro, o patrimônio de 10 dos 48 vereadores aumentou 108%, o que coloca a cidade na terceira colocação no ranking, atrás apenas de Fortaleza (135%) e de Boa Vista (122%). O relatório da ONG ressalta que, um mês após a abertura do registro de candidaturas, o sítio de Internet do TSE ainda deixava de registrar dados de 22 candidatos a prefeito que são deputados federais ou estaduais e 23 vereadores de capitais que concorrem à reeleição – entre estes todos os de Teresina, capital do Piauí. Leia mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário