Aos amigos, tudo


Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Lula pediu à diplomacia brasileira que não aceitasse pedido de asilo político do governador do departamento boliviano de Pando, onde ocorreram os piores confrontos entre manifestantes favoráveis e contrários ao presidente Evo Morales. Leopoldo Fernández teve ordem de prisão decretada no domingo e foi detido na terça-feira. A prisão contraria as leis bolivianas, na avaliação do próprio Itamaraty, o que daria força ao pedido de asilo.

A atitude de Lula demonstra mais uma vez seu compromisso com os colegas do Foro de São Paulo, que reúne as forças de esquerda latino-americanas. Afinal, enquanto o Brasil recusa asilo a um governador boliviano preso injustamente, concede o mesmo benefício a um membro de um grupo terrorista colombiano – Olivério Medina, das Farc – e devolve a Cuba os boxeadores que desertaram durante os Jogos Pan-Americanos. A diplomacia brasileira, que já chegou a ser reconhecida mundialmente, não pode continuar a ser refém de uma ideologia.




HOMEM ERRADO NO LUGAR ERRADO
O chanceler Celso Amorim tem feito o que pode para adeqüar o Itamaraty à Era da Mediocridade. Para se tornar diplomata, hoje, nem é preciso falar inglês. Mas decerto ainda existem embaixadores com mais cacife para negociações delicadas que Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula para barulhos cucarachas. Enrascadas de alta voltagem requerem mediadores imparciais, sensatos e flexíveis. O homem do top-top-top, parcial, doidão e duro de cintura, foi escalado pelo governo brasileiro para ajudar a Bolívia a escapar do incêndio. Deu no que deu.




EB EXPULSA DO AC PARTIDÁRIOS DE EVO MORALES
Três bolivianos foram deportados no fim de semana após terem sido detidos pelo Exército em Brasiléia (231 km de Rio Branco, AC) sob acusação de fazer uma listagem para intimidar compatriotas refugiados.

A cidade brasileira faz fronteira com o departamento de Pando, onde, há dez dias, o governo boliviano decretou estado de sítio, depois do massacre de ao menos 15 camponeses por partidários do governador Leopoldo Fernández, que está preso. Os homens deportados são acusados de anotar nomes e intimidar opositores do presidente da Bolívia, Evo Morales, que buscaram abrigo no lado brasileiro após La Paz decretar o estado de sítio.

Segundo a Polícia Federal, os três foram deportados em razão da documentação irregular e por "interesse de segurança nacional".

Um dos deportados é Weimar Becerra Ferreira, 47, partidário de Morales e um dos representantes de Pando na Assembléia Constituinte. Ferreira foi detido na noite de sábado junto com Raul Robles Cabrera, 41, diretor da Federação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses de Pando. Os dois disseram, segundo a PF, que estavam apenas a passeio no Brasil e que não haviam listado refugiados. O terceiro deportado, Hugo Gustaner Reys, 53, foi detido na manhã de ontem. Ele disse, de acordo com a PF, que estava anotando os nomes dos bolivianos para informar La Paz.

Os três foram levados ao lado boliviano por soldados do Exército horas após serem detidos. Segundo a PF, eles estão proibidos de entrar no Brasil até que seja decretado o fim do estado de sítio em Pando. Anteontem, Morales nomeou o almirante Rafael Bandeira como governador interino, no primeiro passo para normalizar a situação no departamento. Desde a última quinta-feira, o Exército brasileiro controla o fluxo de pessoas nas duas pontes que ligam Brasiléia e Epitaciolândia, no Brasil, a Cobija. Folha de São Paulo – Por Gustavo Hennemann




CHILE MARCA NOVA REUNIÃO DA UNASUL SOBRE BOLÍVIA
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decidiu convocar uma nova reunião de presidentes da Unasul na quarta-feira, em Nova York, para monitorar o avanço do conflito político e dos diálogos na Bolívia, informou a imprensa chilena nesta segunda-feira.

A presidente, que ocupa a Presidência temporária Unasul, programou um segundo encontro depois da reunião de segunda-feira passada. Ela vai aproveitar a Assembléia Geral da ONU para reunir os líderes do continente, segundo o jornal El Mercurio, que citou pessoas da sede do governo no Chile. A nova reunião, que ainda não tem horário definido, servirá para dar continuidade aos acordos alcançados em Santiago. Foi descartada a participação do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que não viajará à Assembléia da ONU, segundo o El Mercurio. Notícias Terra




COMENTÁRIO

A verdade é que não ficou nada bem, na foto, o apoio escancarado do Clube dos Ditadores aos métodos brutais de Evo Morales.

Depois do primeiro encontro do Clube, no Chile, alguns eventos pitorescos marcaram a semana, incluindo a entrega, ao ditador Evo, de um doutorado “honoris causa” em “Humanidade”. Lula também foi condecorado, com qualquer coisa, certamente por ter negado asilo ao governador de Pando mesmo sabendo que isto fere as nossas leis.

O fato é que o mundo está de olho na Bolívia. Os campesinos de Evo continuam cercando e ameaçando a população de Santa Cruz. A coisa só não explodiu ainda, porque a imprensa mundial (não a nossa, é claro) está atenta aos fatos.

Uma Comissão da ONU já se pronunciou a favor de Evo, na semana passada. Este novo encontro do Clube, em Nova York, nada mais é do que ratificar o apoio ao índio, agora, junto do outro Clube de Esquerdopatas, de maior cacife - a ONU. Por Gaúcho/Gabriela




NAVIOS DE GUERRA RUSSOS PARTEM PARA VENEZUELA

Uma frota de navios de guerra russos partiu de sua base no Ártico nesta segunda-feira (22/09) com destino a Venezuela, onde as embarcações participarão em manobras conjuntas sem precedentes desde o fim da Guerra Fria, consideradas um desafio aos Estados Unidos. "Partiram às 10h locais (3h de Brasília). São o cruzeiro de propulsão nuclear 'Pedro o Grande', o navio anti-submarinos 'Almirante Chebanenko' e outros navios de acompanhamento", declarou o porta-voz da Maringa russa, Igor Digalo. France Press




UM MOMENTO MÁGICO
Para sairmos um pouco deste Brasil emporcalhado

Enquanto os adultos involuídos se prestam às piores práticas para prejudicarem-se uns aos outros, do outro lado, um bebê de apenas 3 anos nos mostrou o que é estar anos luz à frente de tudo isso. A “mente luz” desse bebê
salvou sua mãe. Coisas da evolução! Por Gabriela/Gaúcho

Nenhum comentário: