Flagrante sexual no Ministério da Justiça

TEMPOS DE PETISMO

No Ministério da Justiça, um casal teria sido flagrado fazendo sexo no toalete feminino do 4º andar, onde funcionam o gabinete do ministro e parte da sua assessoria. A informação é de alta fonte do ministério, mas a assessoria de Tarso Genro – que viaja a Suíça – não quis comentar: “é boato”. O homem não é servidor do ministério e não ficou constrangido: disse que foi lá transar mesmo. A identidade da mulher não foi divulgada. Por Cláudio Humberto





BRANCO É “QUALQUER COISA”

Na UFBA, ficha de vestibular exclui raça branca

A Universidade Federal da Bahia excluiu a opção "branco" do requerimento de inscrição para o vestibular. Disponível na internet, é possível selecionar no campo etnia somente "preto, pardo, aldeado (índio que vive em aldeia), índio-descendente, quilombola e outros".

Segundo o pró-reitor de graduação da UFBA, Maerbal Marinho, as etnias foram escolhidas de acordo com o sistema de cotas da universidade. Na hora da inscrição, o candidato já se identifica e se habilita, facilitando a distribuição das cotas. Para Marinho, os brancos não foram excluídos da ficha de inscrição do vestibular da UFBA. "Outros é qualquer coisa que não seja preto ou pardo. Se a pessoa se declarar branca ou asiática ela está contemplada na categoria outros."

A ausência da opção "branco" chamou a atenção do professor Nelson Inocêncio, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB (Universidade de Brasília). "Branco", "caucasiano" ou "anglo-saxão" normalmente são as primeiras opções de listas de etnias ou raça. "Não vejo como positivo excluir o branco. Brancos precisam se autodeclarar como brancos", avaliou o professor. Assinante da Folha lê mais aqui




ALTO LÁ, EM NOME DA LEI

Em O País dos Petralhas, Reinaldo Azevedo, o melhor blogueiro do país, conta sua luta diária com a turma da situação


BASTANTE CONVENCIONAL

Reinaldo Azevedo: "No auge de minha esquisitice, defendo o cumprimento da lei". Um petralha indignado pergunta a Reinaldo Azevedo como ele consegue dormir em paz. Resposta: – Com Stilnox.

E conclui:
– Por isso defendo os laboratórios, as patentes e a propriedade intelectual.

Esse é o resumo perfeito de O País dos Petralhas (Record; 337 páginas; 38 reais). O livro reúne os melhores textos de Reinaldo Azevedo sobre o petralhismo, publicados em seu blog em VEJA.com desde junho de 2006 e, antes disso, em sua coluna em O Globo.




BANDA LARGA NO PAÍS É UMA DAS PIORES DO MUNDO
Internet rápida brasileira só supera a de 4 países em estudo com 42 serviços

A qualidade da internet banda larga (rápida) no Brasil está entre as piores no mundo e é insuficiente para atender as necessidades dos usuários que usam hoje os aplicativos da web. Segundo estudo com 42 países divulgado ontem, a internet brasileira só é melhor que o serviço de quatro nações. Somente Chipre, México, Índia e China oferecem um serviço inferior ao brasileiro.

A internet rápida no Brasil não é considerada adequada hoje para ver vídeos em sites como YouTube, baixar pequenos arquivos e navegar pela rede, mostra a pesquisa feita para a Cisco pelas universidades de Oxford (Reino Unido) e Oviedo (Espanha). O estudo, publicado ontem no exterior, deve ser divulgado com mais detalhes sobre o Brasil na segunda-feira.

A pesquisa leva em conta a velocidade do acesso, os atrasos na rede e a perda de dados e, a partir desses dados, dá uma nota para o serviço de banda larga de cada país. O estudo afirma, por exemplo, que a velocidade mínima adequada para baixar arquivos na internet é de 3,75 Mbps (megabits por segundo). No Brasil, pesquisa da própria Cisco, considera banda larga a internet com velocidade de 128 kbps (muito inferior ao desejado). O levantamento mais recente da empresa diz que existiam 10 milhões de conexões de alta velocidade no Brasil no final de junho, 48,3% mais que no mesmo período do ano passado. Assinante da Folha lê mais
aqui




A DIFERENÇA ENTRE ÁGUIAS E URUBUS

Enquanto os urubus voam em bando pelos céus da América Latina, expulsando diplomatas de seus países, o Chile voa alto e solitário, como convém a uma águia. MOVCC

Matéria de Thomaz Favaro, na Revista Veja, deste final de semana:
O Chile rumo ao primeiro mundo. Data marcada para ser rico.

Foto: Jeitinho de Xangai - O edifício mais alto da América do Sul está em construção em Santiago: reflexos da riqueza

Graças à economia aberta e à estabilidade política, o Chile já pode fazer as contas: em 2020, o país terá padrão de renda de Primeiro Mundo.

O Chile vive uma perspectiva de deixar os vizinhos mortos de inveja: a de entrar para o time dos países ricos em curtíssimo prazo. Mantido o ritmo atual de crescimento, faltam apenas doze anos para o país atingir 21000 dólares de renda per capita. Esse patamar de renda – o triplo do brasileiro – é o mínimo exigido para um país ser considerado de Primeiro Mundo. A previsível mudança de categoria na comunidade internacional é fruto de duas décadas em que a economia chilena cresceu a uma média anual de 5,2%, superior ao índice regional de 2,6%.

Nesse período, as taxas de criminalidade e de pobreza tornaram-se as mais baixas da América do Sul. Estima-se que em 2020, quando o país deve entrar no grupo dos desenvolvidos, seus indicadores sociais estejam iguais aos da Nova Zelândia, um dos melhores do mundo.

A receita de sucesso – que bem poderia ser adotada como referência pelos vizinhos – é um modelo econômico e político cuja estabilidade se mantém há duas décadas. Nenhum outro país da América Latina conseguiu ganhos tão rápidos na área social ou tem chance de chegar em tão curto prazo ao Primeiro Mundo Leia matéria aberta
aqui, no Site do Aleluia

Nenhum comentário: