Universidades brasileiras seriam alvo das FARC

O serviço de inteligência colombiano informou nesta terça-feira um plano das FARC para se infiltrar em universidades de Brasil, México e Europa com a finalidade de "transmitir" as idéias políticas dessa guerrilha e recrutar jovens.

A diretora do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), María del Pilar Hurtado, afirmou hoje a jornalistas que o Movimento Bolivariano Juvenil das Farc era o encarregado da tarefa de infiltrar as universidades no exterior.

O plano seria liderado pelo chefe rebelde Ivan Márquez, apelido de Luciano Marín Arango. "O trabalho de infiltração faz parte da plataforma estratégica das Farc dentro da qual se trabalham dois pontos específicos: a infiltração do movimento estudantil voltado ao exterior e a orientada à Colômbia", afirmou Hurtado.

Ela explicou que o objetivo da infiltração dos rebeldes em universidades da Colômbia e do exterior é demonstrar seu trabalho político e divulgar as idéias das Farc entre os jovens. "Prova disso são os estudantes que foram achados em acampamentos guerrilheiros ou que as Farc reúnem nesses centros estudantis no exterior", disse em referência à presença de vários jovens mexicanos em um acampamento no Equador do chefe guerrilheiro Raúl Reyes, morto em 1º de março.

Hurtado destacou que a investigação teve início após serem encontrados alguns e-mails no computador do assassinado líder rebelde José Juvenal Velandia, conhecido como "Ivan Ríos", no qual se confirmou que também tinham infiltrados em colégios de ensino médio do noroeste da Colômbia.

"Através da criação de duas federações de estudantes, universitários e outros de ensino médio, e da infiltração dos demais movimentos universitários já existentes", as Farc buscavam penetrar os centros educativos, assinalou a funcionária.
Notícias Terra




DINHEIRO SUJO LATINOAMERICANO PARA FAZER POLÍTICA COM VANTAGEM
Esta reportagem da Globovision demonstra bem quem anda tomando dinheiro sujo para fazer política, inclusive no Brasil. Vale a pena clicar e ler. É material de hoje. Guido Alejandro Antonini Wilson falou em mais dinheiro no efetivo proveniente da PDVSA provavelmente para outros presidentes de América Latina. A dica é do Site do Políbio Braga – Em espanhol
aqui




SÓ GENTE BOA APOIANDO EVO MORALES
Rússia: ameaça à integridade bolíviana é inadmissível

A Rússia qualificou nesta quarta-feira de "inadmissível" qualquer tentativa de colocar em perigo a "integridade territorial" da Bolívia e "qualquer ingerência" nos assuntos internos desse estado soberano da América Latina. "A Rússia está observando detalhadamente o desenvolvimento dos eventos na Bolívia. Preocupa-nos o brusco agravamento da situação nos últimos dias, que levou a vítimas fatais e grandes perdas materiais", afirma a Chancelaria russa em comunicado. O texto indica que Moscou condena "as ações que levam à desestabilização da ordem constitucional e à divisão da sociedade boliviana, e que questionam a unidade e integridade do país". "Defendemos a busca de uma solução de compromisso, à continuação do diálogo e a conferir um caráter pacífico e não violento ao processo político interno de resolução", acrescenta. EFE




EMBAIXADA DOS EUA NO IÊMEN É ALVO DE ATAQUE
Carro-bomba explode na frente do prédio
.

A embaixada dos Estados Unidos no Iêmen foi atingida por explosões na manhã desta quarta-feira (17). Segundo a agência de notícias Associated Press, informações oficiais confirmam a morte de dez pessoas no atentado, sendo seis guardas do Ministério do Interior do país e quatro civis, um deles indiano. Segundo o Ministério do Interior, morreram ainda seis terroristas que realizaram os ataques a bomba, totalizando 16 pessoas mortas no atentado. Inicialmente, um carro-bomba explodiu diante do prédio, localizado na capital do Iêmen, Sanaa. "Houve várias vítimas”, disse Ryan Gliha, porta-voz da missão diplomática norte-americana, sem precisar à CNN o número de mortos ou de feridos. Assista ao vídeo
aqui





VATICANO ACEITA TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN

O Vaticano disse nesta terça-feira (16) que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos.

O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra "A Origem das Espécies", de Darwin. Igrejas cristãs foram por muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica literal da criação. Mais cedo nesta semana, um importante membro da Igreja anglicana, Malcom Brown, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira na qual suas idéias foram recebidas na Inglaterra. Leia mais aqui, no Portal G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Tienes un premio aqui,queridisimo amigo,pasa a buscarlo:

http://bajurtov.wordpress.com/2008/09/17/premio-esfera-al-intelecto-y-la-filosofia/

Un saludo desde Israel