Alerta sobre ameaça de Al Qaeda em Nova York

EUA ENTRAM EM ALERTA POR DENÚNCIA DE ATAQUE DA AL QAEDA EM N. YORK

O Governo dos Estados Unidos recebeu informação "plausível, mas não confirmada", sobre um suposto plano da Al Qaeda para atacar o sistema de transportes de Nova York, informou hoje o Departamento de Segurança Nacional.

Segundo o alerta emitido pelo órgão e o FBI (polícia federal americana), terroristas da Al Qaeda estariam planejando atacar o metrô na cidade de Nova York, um dos mais movimentados do mundo. As autoridades da cidade aumentaram as medidas de segurança no sistema de transportes, que, desde a descoberta do suposto plano, opera em nível laranja (alto).

"O Departamento de Polícia de Nova York está a par de uma ameaça não confirmada indicando que a rede terrorista Al Qaeda estudou como possível alvo a rede de transportes de Nova York", confirmou em uma nota o porta-voz da corporação, Paul Browne, que acrescentou que foram destinados recursos adicionais para reforçar a segurança. Citando fontes das agências de segurança, a emissora "ABC" informou ontem que poderia ser o caso de um ataque sincronizado com bomba, como o que ocorreu na rede de trens metropolitanos de Madri em março de 2004, no qual quase 200 pessoas morreram.

As conversas supostamente captadas pelos serviços de inteligência "envolveriam o uso de terroristas suicidas ou de explosivos" nos trens subterrâneos ou de superfície, de acordo com um comunicado conjunto do Departamento de Segurança Nacional e do FBI.

"Não temos detalhes específicos que confirmem que este complô tenha avançado além da manifestação de intenções, mas emitimos este alerta pela preocupação de que possa ocorrer um ataque como este durante a temporada de festas" de fim de ano, indica o comunicado.

A informação, não confirmada, destaca que alguns membros da Al Qaeda teriam discutido, em setembro, a possibilidade de ataques contra o sistema de transporte público de Nova York, disse a porta-voz do Departamento de Segurança Nacional, Laura Keener, à "CNN".

A funcionária afirmou que o alerta foi enviado como precaução para que as autoridades locais possam tomar as decisões apropriadas em suas regiões.

"Não temos mais informações sobre esta ameaça agora", destaca o comunicado conjunto. "No entanto, estamos trabalhando em conjunto com a comunidade de inteligência dos Estados Unidos, com as forças de segurança locais e estaduais e com oficiais da Segurança Nacional para verificar e corroborar o relato", afirmou Keener. "Nós continuaremos a investigar cada pista possível", acrescentou. A Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês) de Nova York também confirmou à Agência Efe estar a par das ameaças. Material completa na Uol - Notícias





ATAQUES MORTAIS E COORDENADOS NA ÍNDIA
Noite de terror na Índia deixa 90 mortos. Militantes islâmicos buscavam americanos e britânicos.



Entre os alvos dos ataques estavam dois hotéis de luxo, uma estação de trem e um hospital. "Muitos têm ferimentos graves e o número pode subir", disse à agência Reuters P.D. Ghadge, um policial na principal sala de controle em Mumbai. Homens armados realizaram ataques simultâneos contra pelo menos dez pontos da cidade de Mumbai. Hóspedes ocidentais foram mantidos reféns.

Uma série de ataques coordenados com tiroteios e granadas deixou pelos menos 87 mortos e 185 feridos em Mumbai, o coração financeiro da Índia. Os atentados, aparentemente dirigidos contra estrangeiros, atingiram pelo menos dez pontos da cidade, incluindo dois hotéis de luxo, a maior estação de trem da cidade, um restaurante, um cinema e um hospital. Redes de televisão disseram que ocidentais, principalmente britânicos e norte-americanos, foram feitos reféns nos dois hotéis. O Itamaraty informou que não há cidadãos brasileiros entre as vítimas.

Homens armados invadiram os hotéis Taj Mahal e Oberoi e fizeram reféns dos hóspedes. "Suponho que estivessem atrás de estrangeiros, porque estavam pedindo passaportes britânicos e norte-americanos", disse Rakesh Patel, cidadão britânico que se hospedou no hotel Taj Mahal. "Eles tinham bombas. Entraram no restaurante e nos levaram para as escadas", acrescentou ele à emissora NDTV, ainda com fuligem na cara. "Jovens, talvez 20, 25 anos. Tinham duas pistolas", acrescentou.

O Taj Mahal pegou fogo na madrugada da quinta-feira (horário local), após comandos do Exército indiano invadirem o prédio, onde militantes islâmicos mantêm hóspedes como reféns. Parlamentares europeus estavam hospedados nos hotéis. Eles visitavam Mumbai antes da cúpula União Européia-Índia, que deverá ocorrer em breve. Leia matéria completa
aqui, no Diário do Comércio





ISRAEL NÃO GOSTA DA RELAÇÃO BRASIL-IRÃ
O governo israelense não gostou da aproximação Brasil-Irã: a chanceler Tzipi Livni afirma que o país do porralouca Mahmoud Ahmadinejad infiltra agentes ideológicos na América do Sul, com a abertura de embaixadas. A comunidade judaica da Tríplice Fronteira -Brasil, Paraguai e Argentina denuncia atuação de fundamentalistas na região. Por Cláudio Humberto




CRISE FAZ BRASILEIROS VIRAREM SEM-TETO NO JAPÃO

Com as mãos enfiadas nos bolsos, um gorro mal-ajeitado na cabeça e o corpo franzino arqueado para frente, O., de 32 anos, chega envergonhado à frente do padre Evaristo Higa e pede: "posso tomar a sopa também?"

Ele se refere ao sopão distribuído todos os sábados aos sem-teto de Hamamatsu, na província de Shizuoka. Por Ewerthon Tobace e Karina Almeida - De Tóquio para a BBC Brasil


CORTES EM MASSA
O surgimento de trabalhadores brasileiros sem-teto em um período de recessão como este não é de se espantar.

Afinal, a grande maioria ainda vive de contratos temporários, mesmo sem nunca ter trocado de emprego. Sem a proteção trabalhista, reservada apenas aos funcionários efetivados, são eles os primeiros a serem cortados.

Com o anúncio oficial de que a economia do país está em recessão, as montadoras de veículos e fábricas de eletrônicos, principais pilastras da economia do Japão e também fontes de emprego dos dekasseguis, não param de anunciar quedas na produção e a diminuição de trabalhadores temporários. Leia matéria completa aqui, na BBC Brasil –

Um comentário:

Anônimo disse...

ATUALIZANDO- 12.07hs

Atentado mata 4 perto da embaixada dos EUA em Cabul

AE/AP - Agencia Estado


CABUL - Um atentado suicida com um carro-bomba contra um comboio norte-americano matou quatro civis afegãos perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas no ataque. O local recebia pessoas para a celebração do Dia de Ação de Graças. Nenhum funcionário da embaixada foi ferido. O atentado ocorre no último dia de uma visita de uma delegação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ao país. A ONU havia advertido seus funcionários sobre a possibilidade de ataques durante sua passagem.