Em dezembro de 2007, a maioria dos eleitores venezuelanos infligiu ao coronel Hugo Chávez sua maior derrota política, rejeitando em referendo o projeto de uma constituição que, além de institucionalizar o "socialismo do século 21", permitia ao caudilho transformar-se em ditador vitalício.
Chávez nunca se conformou com a derrota. Além de perder o referendo de 2007 e, nas eleições regionais do ano passado, a oposição elegeu os governadores dos Estados e das cidades mais ricas do país. Da soma de todos esses fatores resultou a pressa de Chávez. Ele acredita que, quanto mais cedo submeter a emenda da presidência vitalícia a referendo, maiores serão suas chances de vitória. Recusa-se a entender a mensagem clara e explícita das duas últimas eleições: os venezuelanos não querem apeá-lo do poder antes do término de seu mandato, mas não admitem que ele se perenize no Palácio Miraflores.
Para a realização de seu projeto, Chávez conta com o apoio entusiasmado do Lula - que diz não querer para si um terceiro mandato, mas encontra justificativas ridículas para a reeleição indefinida do caudilho. Nos últimos dias, Lula travestiu-se de cabo eleitoral dos caciques bolivarianos. Leia mais no Opinião do Estado de São Paulo aqui
LULA, ASSIM COMO CHÁVEZ, TENTA ENLAMEAR IMAGEM DE BOLÍVAR
Lula: “Reeleição ilimitada é da cultura da Venezuela. Se o povo quiser, vai acontecer”
Definitivamente, o Lula se lixa para o que o povo (qualquer povo) deseja ou espera de um governante. Os venezuelanos já demonstraram nas ruas e nas urnas que não querem mais o Chávez, mas isto não importa ao Lula. Interessa apenas e tão somente o que o Chávez deseja.
A propósito, se a assessoria do presidente der outra passadinha por aqui, no MOVCC, aproveite para ir ver os comentários do “povo venezuelano” sobre o apoio indecente do Lula ao Chávez.
Agora sim, dá para entender o porquê da assessoria do presidente ter vindo pesquisar no nosso blogue sobre o discurso de Bolívar, no Congresso de Angostura, o que pelo visto de nada serviu não é?
VAI AQUI, DE NOVO:
"Nada es tan peligroso como dejar permanecer largo tiempo a un mismo ciudadano en el poder, el pueblo se acostumbra a obedecerle y él se acostumbra a mandarlo de donde se origina la usurpación y la tiranía" - Bolívar
“Reeleição ilimitada é da cultura da Venezuela”... Lula acabou de assassinar a cultura dos Venezuelanos. Por Gaúcho/Gabriela
AS FARC SÃO FARSANTES
Falam em liberações e detonam carros bomba, afirma Álvaro Uribe
Um carro com 40 quilos de explosivos foi ativado ontem (sexta-feira) no centro comercial Los Comuneros, de Neiva. 214 locais foram afetados com a explosão, e as perdas estão calculadas em $1.200 milhões. Ao referir-se ao ato terrorista, o chefe de Estado assegurou que as Farc estão enganando não só a Colômbia, como também a comunidade internacional.
"Eles se apresentam como “santos” para a imprensa internacional ao falarem em Direitos Humanos. Em dezembro passado seduziram o povo com o mel da nova liberação de sequestrados, no entanto, eles desorientam a todos com esses atentados", enfatizou. Você lê a matéria completa aqui, No El Tiempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário