Dupla bofetada na 'obamania'

NA VERDADE, TEM UMA TERCEIRA BOFETADA A CAMINHO

O homem é surrupiador

A materia do El País: A obamanía recebeu uma dupla bofetada: visual e musical. Já existe uma demanda judicial contra Shepard Fairey, o famoso autor do pôster mais celebrado de Obama, e também duras palavras de Etta James contra a decisão de terem utilizado no concerto inaugural do presidente, a Beyoncé para cantar o clássico At last, peça-chave de sua carreira.

Quem assina o ataque a Fairey é a agência Associated Press, que acusa o criador da imagem-ícone da campanha de Obama de violar os direitos do autor da agência de noticias. Fairey utilizou sem permissão, como base para o pôster, uma fotografia de Manny García produzida para a agência. Graças a este desenho, Fairey se converteu no artista mais badalado do momento, com suculentas ofertas de trabalho, além da honra de ver seu pôster colocado no Smithsonian Museum.

O artista se escora no chamado direito de uso (uma exceção a regra do autor que permite reproduzir obras de outros sem permissão). A agência exige os direitos de crédito pela foto - Fairey a pegou na Internet e acrescentou cores – e uma compensação econômica já que a imagem foi reproduzida ao limite máximo. Segundo Fairey, o dinheiro gerado não pode ser quantificado posto que, uma vez na rua, adquiriu vida própria e se esparramou sem controle.

Quanto à Etta James, seu caso não tem conseqüências legais, porém mágoas pessoais. Na semana passada, durante um concerto em Seattle, James, de 70 anos, arremeteu contra Beyoncé e Obama. "A esta mulher que cantou para ele minha canção [At last], a grande Beyoncé, alguém vai lhe chutar a bunda", comentou sarcástica. "¿Sabeis quem é vosso presidente, certo? ¿Esse das orelhas grandes? Pois esse não é o meu presidente", afirmou antes de interpretar At last. Suas palavras estão no YouTube. aqui – Material do El País traduzido por Arthur para o MOVCC





A TERCEIRA BOFETADA

SIM, PODE - Por Diogo Mainardi

Num artigo publicado no site da BBC,
Ivan Lessa contou como aquele "Sim, pode" - no original, "Yes you can" -, interpretado por Sammy Davis Jr, se transformou no "Sim, pode" - "Yes you can" -, o mote publicitário de Barack Obama. Ivan Lessa contou também que Barack Obama nunca pagou direitos autorais aos herdeiros de Sammy Davis Jr, da mesma maneira que os ministros nomeados por ele nunca pagaram Imposto de Renda ou encargos trabalhistas de seus empregados domésticos. Leia na integra aqui

Um comentário:

O Mascate disse...

Meu amigo, criei uma marca para indicar os blogs que são contra o governo do Batráquio e sua corja, se você quiser coloca-la em seu Blog e indicar outros para que também participem é só ir na minha página dar os nomes dos Blogs e copiar a marca para a sua página. Quem sabe conseguimos fazer um grande grupo de oposição contra o governo sem a ajuda da imprensa vendida? Utopia? Talvez, mas de certo iremos incomodar mais ainda.
Abraços