Lula O Filho do Brasil

PAU QUE NASCE TORTO

Não tenho por hábito assistir a TV Cultura porque infelizmente, a dose de petismo dessa emissora vai além do que ando disposto a tolerar.

Ontem à noite, no entanto, passando pelos canais, vi a locação de uma cena do filme do Lula que me chamou a atenção, e me fez parar com o controle. Era no programa Metrópolis.

A locação mostrou o Lula-adolescente durante uma enchente na Vila Anchieta, bairro em que ele morava. Para poderem rodar essa cena, a produção teve que fabricar o cenário nos estúdios Vera Cruz em São Bernardo, e depois montá-lo dentro de um lago artificial onde a tomada foi feita.

A cena mostra como o Lula enfrentou essa inundação. Enquanto seus vizinhos lutavam para carregar nas costas o pouco que tinham (fogões, geladeiras, colchões etc.), tentando salvar os móveis do nível da água, na altura do peito, o já imprestável Luis Inácio da Silva (de 15 anos) aparece nadando dentro de uma bóia (câmara de pneu de caminhão), dando braçadas, fazendo peripécias dentre os escombros, atrapalhando e, principalmente, não ajudando ninguém a salvar nada.

Certa vez, Lula comentou (em um comício) que ele aproveitava quando tinha enchente em seu bairro para “faturar um troco em cima dos negão” (ele usou exatamente esta expressão), para contar que estendia tábuas nos pontos mais alagados, e que cobrava pedágio dos “negão” para usarem sua ponte improvisada.

Essa atitude bem que poderia ser vista como uma simples “iniciativa empreendedora” do jovem Luis Inácio, não fosse o nosso convívio com o presidente Lula da Silva, cuja política se vale da miséria e da tragédia para engambelar os pobres, que desde sempre foram seu meio de vida.

O diretor Fábio Barreto comentou no programa que a idéia inicial era fazer apenas um “documentário de ficção” sobre a vida de Lula, mas que o livro de Denise Paraná (a jornalista-assessora-biografa do presidente) era tão rico, tão cheio de dramaturgia, tão forte, que a coisa acabou evoluindo para um filme. Uma bagatela de R$ 16 milhões, a ser paga pelos impostos que deixam de ser recolhidos da TV Aberta, para retratar o “humor, a alegria e a solidariedade do brasileiro”, mesmo diante das tragédias.

Lula sempre foi o que foi, e nunca passou disso: de um grandissíssimo "FIDU".....

Se quiser ver essa tomada da filmagem, clique aqui. Por Gaúcho/Gabriela

Nenhum comentário: