Governador de RR diz que Raposa vai "virar zoólogico humano"

“O QUE VAMOS VER LÁ SERÃO ANIMAIS HUMANOS”

O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, disse nesta quinta-feira que não pretende procurar o ministro Ayres Brito, relator do processo sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol no Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir mais tempo para que a população não-indígena deixe a área. Anchieta Júnior disse que o importante agora é pensar nas conseqüências da decisão para os povos da área e disse que a reserva vai se transformar em um "zoológico humano".

"Não pretendo, não vou discutir (um novo prazo). Esse assunto já foi discutido exaustivamente", disse Anchieta Júnior. "Aquilo vai se transformar num verdadeiro zoológico humano. Sem a menor condição de sobrevivência, sem contato com o branco, o que vamos ver lá serão animais humanos", afirmou.

Ainda de acordo com ele, não há resistência por parte das pessoas que não saíram da reserva ainda - o prazo se esgota hoje - e sim falta de condições logísticas para isso. "São pessoas que estão lá há quatro gerações e não têm para onde ir, nem como se locomover", argumentou o governador. Leias mais
aqui




ARROZEIROS FAZEM MANIFESTAÇÃO CONTRA SAÍDA
Produtores colocaram caminhões e tratores em praça de Boa Vista

Produtores de arroz fizeram uma manifestação com tratores e caminhões na tarde desta quinta-feira (30), na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista. O prazo dado pelo STF para a saída pacífica dos não-índios da reserva termina à meia-noite desta quinta-feira.

"Nosso objetivo é protestar e mostrar que não estamos mortos. Podemos estar numa situação difícil, mas não abaixamos a cabeça e nem estamos com medo. Os homens e mulheres de Roraima andam de pé e não de joelhos”, disse o produtor Paulo César Quartiero, organizador da manifestação, à reportagem da Agência Brasil (órgão oficial de informação ligado ao governo brasileiro).
Portal G1




Nenhum comentário: