Um juiz destemperado

ABAIXO O BATE-BOCA

O ministro Joaquim Barbosa entrou para a história como o primeiro juiz negro a ocupar um assento no Supremo Tribunal Federal. Arrisca-se também a se tornar o mais destemperado entre todos que ali pisaram.

Com o bate-boca de ontem, em que destratou seu colega de plenário, Gilmar Mendes, já são cinco os desentendimentos públicos de Barbosa. Ele já havia discutido antes com os ministros Maurício Corrêa, já aposentado, Eros Grau, Marco Aurélio de Mello, e com o próprio Gilmar Mendes.

Divergir numa corte, evidentemente, faz parte do jogo. O problema tem sido a falta de auto-controle de Barbosa em repetidas e diferentes oportunidades. Frases como "O senhor não está falando com seus capangas de Mato Grosso" não cabem num espaço destinado a discutir leis e processos. Imagina se cena semelhante poderia ocorrer no prédio da Suprema Corte americana?

Entre as qualidades necessárias para se tornar um juiz, ao menos um bom magistrado, está justamente a capacidade de analisar os fatos friamente, sem se deixar levar pela impulsividade. Pode-se estar apaixonado pela causa e pelos argumentos, mas divergência jurídica não pode ser desculpa para grosserias. Agindo desta maneira, Barbosa dá razão aos que não queriam sua indicação porque, certa vez, bateu em sua ex-mulher, fato registrado com boletim policial e tudo. Por Maurício Lima – Revista Exame



Um juiz destemperado é como um cirugião com mal de Parkinson. Se você é o paciente, é melhor procurar outro médico. No caso, não há solução. Barbosa só sairá do STF em 2025, quandoentão completará 70 anos.

Abaixo, o bate-boca de ontem.




COMENTÁRIO
A quem interessa a destruição das Instituições?

O Ministro Joaquim Barbosa indicado pelo Luís Inácio da Silva, estreou a linguagem e o comportamento agressivo dos petistas à serviço da desinstitucionalização do país.

O Ministro Barbosa agiu como se estivesse tomado por planfetagem ideológica, sem o mínimo respeito àquela corte do qual faz parte. O que aconteceu na tarde de ontem é inadmissível de aceitar.

O confronto foi malcriado e barraqueiro ao Ministro Presidente do STF, Gilmar Mendes. Quem destrói a justiça é aquele que se comporta com os traços de desrespeito à hierarquia, destrambelhando-se em bate-boca de cunho pessoal na maior Corte do país.

A Suprema Corte não pode aceitar um Ministro nesse estágio de educação e de complexo, só o impeachment pode corrigir essa gravíssima falha ao respeito, ao vivo e em cores para todo o país.

Daqui a pouco surgem os "Lírios da Moralidade" achando que tudo deve ser fechado para que a "Flor de Lótus" acomode-se para sempre, ditando as regras das leis, e ficando mais à vontade para continuar saqueando o patrimônio do povo brasileiro.

É bom prestarmos muita atenção na insistência da imprensa em ficar apontando o dedo para o Congresso e para o Judiciário, enquanto que o Executivo, a maior fonte de ladroagem, pousa de lírios da moralidade. Por Gabriela/Arthur

Se quiser ver o vídeo da discussão, acesse
aqui

13 comentários:

Laguardia disse...

Concordo com a sua opinião. No entanto, vale ressaltar que o Ministro em questão é o relator do caso Mensalão e acatou a todas as denuncias contra o pessoal envolvido, inclusive a denuncia de José Direceu como chefe de quadrilha, apesar de que o verdadeiro chefão é outro e o Procurador Geral da República não deve coragem de denunciar.

Anônimo disse...

O que muita gente nao sabe é que o Joaquim além de tudo é um dos maiores defensores do MST na justiça brasileira!

Orlando disse...

Tem que instituir concurso para ministro, com testes de controle emocional, além de exigir declaração de idoneidade. O ministro Joaquim mostrou-se completamente incapaz para ocupar seu atual cargo.

Anônimo disse...

PASMEI!!!

V.Exa., é espancador de mulher? Lei "Maria de Penha" nele, gente!

Rocha/SP disse...

Indicado por um semi-alfabetizado, só poderia ser um semi-educado.

Angélica disse...

Que pena!

Com tamanha oportunidade de chegar a ser Ministro da Suprema Corte, comporta-se como um membro do MST. Não sabia que ele defende a organização criminosa. Só podia mesmo!

Negona disse...

Que esse Negão não venha dizer que é "preconceito". Ele é sem educação, extremamente descontrolado para as suas funcões. O brasileiro precisa parar de passar a mão na cabeça dos complexados. Isto não têm cura. É a raiz da violência.

gabriela disse...

Vejam O Lula da Silva falando sobre o assunto:

PASMEN!
Para o presidente brasileiro, dois homens se divergirem e se desentenderem é natural, como no futebol. "Se fosse assim, não existiria mais futebol, porque sempre tem briga."

GAÚCHO disse...

Se o ministro Joaquim Barbosa é a favor do direito achado na rua, então ele está no lugar errado. Deveria era estar liderando o MST já que apóia os celerados.

anti-PT disse...

O Ministro Joaquim me parece um desequilibrado emocional. Isso que dá uma instituição da mais alta importância ser composta por gente escolhida pelo putê.

Anônimo disse...

Joaquim Barbosa o exemplo exuberante da Política de Cotas

edgar de cesaro disse...

Tenho o maior apreço por esse blog, mas não é a primeira vez que voces me surpeendem com uma posição tangencial e meio relativista, e ao meu ver, salvo maiores ou melhores investigações,existe dentro do supremo uma nitida vontade de aprovar rapidamente e sem muita discuções que seriam pertinentes, os assuntos que são de interesse do governo socialista e dos agentes do comunismo internacional.

Divagando as Realidades disse...

Sinceramente a LEI Maria da Penha devia ser aplicada assim como a Lei da mordaça em tipos como esse Joaquim Barbosa, há que se pensar em cumprir a lei, e não em querer impor a idéia do que agrada a midia, do que vão ler...
Pensar que temos que deparar com uma suprema justiça com integrantes como esse Joaquim, faz valer a tese de que neste país não existe mesmo JUSTIÇA.
E o pior é que nem se pode fazer nada, senão os direitos humanos ainda vão alegar perseguição racial, é triste ter que engolir sapos assim....aff ninguém merece