Por ordem de Lula, o governismo decidiu passar o trator sobre a oposição. Valendo-se da supremacia numérica, acomodará um par de aliados no comando da CPI.

Venceu à meia-noite desta terça (26) o prazo para que os líderes indicassem os representantes dos partidos na CPI petroleira. A relação completa dos nomes veio aos holofotes há pouco. Do modo como foi estruturada, a CPI tende a abafar, não a investigar.
Eis os nomes dos 11 titulares:
Pela bancada do governo:
1. Ideli Salvatti (PT-SC)
2. João Pedro (PT-AM)
3. Ignácio Arruda (PCdoB-CE)
4. Fernando Collor de Mello (PTB-AL)
5. Jefferson Praia (PDT-AM)
6. Paulo Duque (PMDB-RJ)
7. Leomar Quintanilha (PMDB-TO)
8. Romero Jucá (PMDB-RR)
Pela tropa da oposição:
1. Sérgio Guerra (PSDB-PE)
2. Álvaro Dias (PSDB-PR)
3. ACM Jr.
Leia mais aqui, Josias de Souza da Folha
RESPEITO À PETROBRAS
Tudo que corre pelo Congresso conduz algo de desagregação. A CPI da Petrobras está cheia de comportamentos impróprios. O governo quer dirigir a orquestra e se contrapõe aos músicos. “Tem caroço embaixo desse angu.” Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido - Correio Braziliense
Há que se respeitar a Petrobras. Ela nasceu de movimento patriótico que tomava as ruas do país. Muitos de nós levamos cassetetes de madeira na cabeça. O sangue corria. Agressões dos cabeças de galo-de-campina eram violentas. O protesto era livre, comícios proibidos eram realizados e dissolvidos à força, como exemplo aos defensores da ideia. “O petróleo é nosso”, era o custo da luta. Rubem Azevedo Lima, neste jornal, chamou à honra a Petrobras para lembrar Monteiro Lobato, Horta Barbosa, Juarez Távora, Leônidas Cardoso, Levy Cardoso, Arthur Bernardes, Alberto Pasqualini e Euzébio Rocha, que apoiaram o substitutivo ao projeto de Vargas e de Jesus Soares Pereira, criadores da Petrobras em 1953. A Petrobras não deve ser entregue à força política. Representa o espírito do desenvolvimento que o país honra para valer o esforço da companhia para ser brasileira
ESCOLHIDOS NOMES PARA A CPI – Por Alexandre Garcia – O Globo
Os nomes foram escolhidos a dedo. São duas seleções, na verdade: a do governo e a da oposição, na disputa da CPI da Petrobras, numa partida que já começa oito a três para o governo. As preliminares dão ideia da importância do embate. Como será uma partida assim tão desequilibrada?
A reação quase desmedida do governo já dá o primeiro trunfo à oposição: levanta a pergunta sobre, afinal, por que se teme tanto uma investigação? O governo usa o argumento de que uma CPI pode prejudicar nossa maior empresa, usada como pretexto no palanque da oposição. A oposição responde se não é bom para o controlador, o Tesouro Nacional, eliminar desperdícios da empresa controlada.
Oito a três é um escore folgado para o governo, mas por outro lado, ser tão minoria na comissão pode levar a oposição a buscar apoio da torcida, espalhando para além da arena da CPI suas descobertas, para mobilizar a opinião pública e isso talvez não seja o que a maioria governista pretende. Leia mais aqui
A ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRÁS DEVE ESTAR PODRE
Para Lula chegar ao ponto de trair e sacrificar os próprios companheiros
PMDB exige de Lula degola do PT
Com o governo fragilizado pela CPI da Petrobras, o PMDB entregará ao presidente Lula uma lista de reivindicações para fechar aliança em 2010: vai exigir que o PT retire candidaturas em pelo menos 10 estados.
MENSALÃO
Os amigos do Dirceu
Promete ser animado o dia hoje no processo do mensalão. Em São Paulo, várias testemunhas de defesa de José Dirceu depõem. Entre elas, Márcio Thomaz Bastos, Aldo Rebelo, Ivan Guimarães (ex-presidente do Banco Popular, defenestrado durante o escândalo do mensalão) e Roberto Marques, amigo do peito de Dirceu. Por Lauro Jardim
2 comentários:
O Governo Lula privatizou a Petrobrás para o PT. O partido indica os diretores que assinam contratos sem licitação para as empresas que contribuem para o partido.
Quando há a ameaça de uma investigação o governo entra em ação para que o povo não descubra as maracutaias e as roubalheiras na Petrobrás.
Se não houvesse coisa errada porque barrar a CPI?
O problema é que este é o governo mais desonesto que jamais existiu na história do Brasil.
E a ladainha da canalha não muda nunca. O roteiro é sempre o mesmo: "CPI da Petrobras deve apurar gestão de FHC", segundo a petezada.
O povo tem quer ser muito burro mesmo prá não tirar o salafrário do troninho, aos pontapés.
Postar um comentário