
ME DÊ MOTIVO
No esforço para matar no nascedouro a CPI da Petrobras, líderes governistas passaram a reproduzir, no fim de semana, um discurso até então restrito ao baixo clero. A formulação corre mais ou menos assim: já que a oposição resolveu criar uma CPI de "conteúdo político", por que não incentivar um plebiscito sobre a possibilidade de um terceiro mandato para Lula? A idéia surgiu em conversas entre expoentes de partidos da base. Quem ouviu ficou com a impressão de que o objetivo imediato é meter medo na oposição e melar a CPI. "Mas não deixa de ser curioso que isso coincida com a volta do zunzum em torno do terceiro mandato", pondera uma das cobaias da maquinação.
NA RUA
Outra contra ofensiva à CPI em gestação no PT passa pela CUT. A central tem em seu guarda-chuva os sindicatos do setor petroleiro. Renata Lo Prete Folha de S. Paulo
JARBAS VASCONCELOS DIZ QUE LULA E PT NÃO TÊM MORAL PARA CRITICAR CPI DA PETROBRÁS
Oposicionista ao governo, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), em discurso na tribuna nesta segunda-feira, rebateu a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a oposição no Senado está agindo "de forma irresponsável" ao pedir uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras. Jarbas disse que Lula e o PT não "têm moral" para falar em irresponsabilidades ou impatriotismo.
- É uma falácia que a CPI da Petrobras vai prejudicar a economia brasileira. Há 17 anos, o Congresso tirou um presidente da República e o Brasil continuou sendo o Brasil. O presidente não pode acusar a oposição de irresponsável por propor uma CPI para investigar uma empresa estatal que é acusada de corrupção - afirmou Jarbas Vasconcelos.
Depois de lembrar que o PT, quando oposição, propôs dezenas de CPIs contra todos os governos, o senador acusou o governo do presidente Lula de implantar um "aparelhamento ideológico e partidário" na Petrobras, "igual ao que o coronel Hugo Chaves fez na Venezuela com a PDVSA, a petrolífera venezuelana".
- A Petrobras não é do PT. A Petrobras é do Brasil, dos brasileiros - afirmou.
Para Jarbas Vasconcelos, o esclarecimento das acusações irá melhorar a imagem da Petrobras, ao contrário do que afirma o governo. Acrescentou que um dos objetivos da CPI "é impedir que este governo comprometa o futuro" da empresa.
- Quem é o presidente Lula para falar de patriotismo quando faz a Petrobras ser humilhada pelos governantes da Bolívia, da Venezuela e do Equador? Quando o presidente afirma que a CPI é eleitoreira, é uma desfaçatez. Quem foi que montou um palanque e lançou a ministra Dilma Rousseff candidata à Presidência da República? - questionou.
Jarbas Vasconcelos enumerou cinco fatos da "avalanche de irregularidades" na Petrobras que precisam de investigação da CPI: superfaturamento em diversas obras, "apontado pelo TCU"; manobras da estatal para não recolher R$ 4 bilhões em impostos, "questionadas inclusive pela Receita Federal"; empréstimo de emergência de R$ 2 bilhões da Caixa Econômica Federal por causa os aumentos dos gastos operacionais da empresa; pagamento irregular de royalties a municípios por parte da empresa, "conforme investigação da Polícia Federal"; e uso político da companhia, "por meio de uma ONG ligada ao PT", para financiar festas de São João na Bahia.
Ele também recomendou ao presidente Lula que "não é hora de querer fazer a opinião pública de idiota, de começar a dizer lorotas". Disse ainda que o governo "precisa respeitar o papel da oposição". - Agência Senado e O Globo
LEIA TAMBÉM
Lula aparelha CPI da Petrobras com 8 mensaleiros de um total de 11 votos
Um comentário:
Li que a legislação eleitoral e a constituição federal permitem que LULA seja VICE DE DILMA. Se for por esse caminho, aí.........FUDEU
Postar um comentário