Brasil dá US$ 300 mi a porto cubano

GOVERNO ENTREGOU PRIMEIRA PARCELA DE US$ 110 MILHÕES

O Brasil financiará com US$ 300 milhões parte da modernização do porto cubano de Mariel, e adiantou ontem os primeiros US$ 110 milhões, anunciou em Havana o ministro de Indústria e Comércio, Miguel Jorge. "Trata-se de um crédito que já havia sido aprovado para o reparo de estradas, mas que as autoridades cubanas nos pediram para transferir para o porto, um projeto mais estratégico" para Cuba, disse Jorge. Jorge indicou que "os US$ 190 milhões restantes estão aprovados a princípio, mas serão entregues na medida que o projeto avançar".

Mariel, o mesmo porto de onde partiu um êxodo de 125.000 pessoas em 1980, deve se transformar, com o investimento total de 600 milhões de dólares, no principal do país e substituir o de Havana. As obras serão realizadas por uma empresa brasileira, que numa primeira etapa construirá os acessos rodoviários ao porto (US$ 50 milhões) e depois construirá uma linha férrea (US$ 60 milhões). Os US$ 190 milhões restantes serão dedicados à dragagem do porto e à construção de diques, armazéns e a outras obras de infraestrutura.


COLAPSO DE INFRAESTRUTURA TRAVA A SAFRA
Um dos principais corredores de exportação do Brasil, ligando o Centro-Oeste aos principais portos do país, está destroçado.


Apesar do discurso do governo de colocar as obras de infraestrutura como prioridade, os produtores agrícolas enfrentam obstáculos quase intransponíveis para levar a safra de grãos, essencial para o saldo comercial do país, aos mercados consumidores, numa via-crúcis que consome grande parte da renda final de seu trabalho.

Da boleia de um caminhão com 36,9 toneladas de soja com destino ao porto de Santos, a reportagem da Folha cruzou, durante cinco dias, 2.470 quilômetros de rodovias federais, passando por importantes corredores de exportação de grãos como as BRs 163, 364 e 452, nos Estados de Mato Grosso e de Goiás.

Muitas dessas estradas são parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o qual o governo Lula promete transformar o país num canteiro de obras. Mas membros do próprio governo já admitem dificuldades de realizar planos tão ambiciosos. Fonte: Folha de SP - Maio/2009

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