Bolívia vai expulsar brasileiros à força de região de fronteira

DE NOVO: LULA DEU U$ 20 MILHÕES PARA EVO EXPULSAR BRASILEIROS

O governo da Bolívia afirmou ontem que expulsará "à força" cerca de 20 famílias de brasileiros que vivem no povoado de San Ignacio de Velasco, no departamento de Santa Cruz.

Os brasileiros são acusados de terem se assentado na cidade sem autorização e de derrubarem árvores indiscriminadamente na região.

O vice-ministro de Terras do país, Alejandro Almaraz, afirmou à rádio Erbol que a remoção das famílias se dará em uma ou duas semanas. O anúncio chega uma semana após Bolívia e Brasil informarem que estão coordenando a transferência de cerca de mil famílias brasileiras que vivem próximo à fronteira na região de Pando (norte boliviano).

O plano prevê o assentamento destas famílias nos dois países entre outubro e dezembro. A nova Constituição da Bolívia veta a estrangeiros a posse de terras a menos de 50 km das fronteiras. Folha de S. Paulo


COMENTÁRIO
Na terça-feira passada, La Paz sofreu dois atentados terroristas com cartas-bombas, ferindo várias pessoas. Uma das cartas foi endereçada ao dirigente máximo dos movimentos sociais, Fidel Surco, mas foi sua esposa quem perdeu os dedos da mão esquerda.

Evo Morales como sempre, tratou logo de acusar [sem provas] os opositores da direita pelo atentado que, segundo ele, não têm capacidade para enfrentá-lo nas eleições de dezembro.

Ontem, o Comitê Cívico de Pando decidiu denunciar seu Governo ao Ministério Público por três delitos, ao despejar mais de 500 pessoas no departamento amazônico, a menos de 180 dias para as eleições gerais de 6 de dezembro. Os cocaleiros foram levados de avião para o assentamento, sem nenhuma infraestrutura, com vistas a influenciar nas urnas a favor do candidato de Evo.

Sim, claro que é problema deles, não fosse o fato de 1500 famílias de brasileiros serem expulsas da Bolívia, a ponta-pé, para que Evo cumpra seus intentos eleitorais. Isso, para não falar que esses assentamentos significam que vai aumentar ainda mais o tráfico de drogas nas cidades brasileiras fronteiriças.

É escandaloso que Lula tenha doado U$ 20 milhões para a Bolívia assentar cocaleiros nas nossas divisas, sabendo que o crime vai aumentar ainda mais no Acre.

Lula está ajudando Evo Morales a fraudar as eleições de seu país com o nosso dinheiro, e a custa da expulsão de milhares de famílias de brasileiros. Por Arthur/Gabriela

Nenhum comentário: