Lula financiou [assentamento de cocaleiros] a expulsão de brasileiros da Bolívia

EVO COMEÇA A ASSENTAR NA FRONTEIRA COM O ACRE

Vice-ministro de Terras do país vizinho afirma que madeira que será usada na construção de casas ‘dos novos pandinos’ foram confiscadas de ‘ladrões de madeira brasileiros que atuavam na área com a proteção de antigos governos corruptos. ’

O governo Evo Morales autorizou na segunda-feira, 11, os primeiros assentamentos em Pando, fronteira com o Acre, com a implantação de cinco núcleos de colonos nos povoados de Santa Rosa do Abunã e Manoa. Com isso, considera o governo central boliviano, se inicia o processo de colonização do norte amazônico do país andino com 750 pessoas vindas das regiões de Chapare e Riberalta.

Segundo o projeto anunciado pelo vice-ministro de Terras, Alejandro Almaraz, até o fim do ano 750 famílias (de cocaleiros) estarão sendo assentadas. Até 2010 o plano se completará e o número de assentados ficará entre 2.250 e 3.375 famílias. O executivo boliviano pretende investir US$ 20 milhões, recursos esses, doados pelo Brasil, para contemplar 45 núcleos de 50 e 75 famílias.

A oposição em Pando enviou carta à Corte Eleitoral do Departamento pedindo explicações sobre novas zonas eleitorais. Os denominados ‘cívicos’, dependendo da resposta da justiça eleitoral pretendem entrar com medidas legais contra a medida.

Em um ato mesclado de política e inauguração, ocorrido próximo ao município de Santa Rosa do Abunã, o vice-ministro Almaraz afirmou que os 500 colonos já assentados terão a responsabilidade de produzir, mas também de ‘cuidar da floresta’. E afirmou que essas terras foram confiscadas de ‘ladrões de madeira brasileiros que operavam sob a proteção de antigos governos corruptos da Bolívia’.

Pelo menos 200 troncos de madeiras e mais de 7.000 árvores foram expropriadas das propriedades existentes na região e, segundo o vice-ministro, ‘serão doadas para a construção das casas dos novos pandinos’. (
Oestadoacre.com)

2 comentários:

Joana D'Arc disse...

Que coisa!
Se o lulo-petismo durar mais tempo, é capaz de devolverem o estado do Acre, juntando uma gorda indenização, para o índio cocalero.

Anônimo disse...

Bolívia anuncia expulsão de 20 famílias brasileiras do país
Segundo vice-ministro de Terras despejo será 'pela força'.
Quase mil famílias vivem perto da fronteira entre os países.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1266014-5602,00-BOLIVIA+ANUNCIA+EXPULSAO+DE+FAMILIAS+BRASILEIRAS+DO+PAIS.html


De pensar que o próprio Lula é quem está bancando isso.....é de matar!