'Caravana' eleitoreira consome pelo menos R$ 400 mil

TAPETE VERMELHO FOI ESTENDIDO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

A foto (apenas incluímos o homúnculo na cena) e o comentário são do blog do Fernando Rodrigues. “A cena estapafúrdia parece ter saído de um livro de realismo fantástico escrito por Gabriel García Márquez. Um tapete vermelho para o presidente naquele ambiente chega a ser ofensivo ao próprio Lula”.

Revista Veja: A excursão paga com dinheiro público para levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua pré-candidata à sucessão, ministra Dilma Rousseff, à região do Rio São Francisco, na semana passada, custou pelo menos 400.000 reais. Esse valor é uma estimativa divulgada por funcionários do Palácio do Planalto consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo. A conta oficial, feita pela pasta da ministra Dilma, ainda não foi divulgada - a Casa Civil informa que não tem o valor da "caravana".

Na viagem, Lula e Dilma passaram por quatro estados populosos - Minas, Bahia, Pernambuco e Ceará - e visitaram obras de revitalização e transposição do São Francisco. O giro, por pelo menos onze cidades, teve forte tom de campanha para 2010 - nos discursos, na presença de militantes de partidos da base aliada e na frequente tentativa de propagandear realizações do governo Lula. O presidente dormiu em algumas cidades e usou aviões e helicóptero para percorrer toda a rota.

Foi justamente com o helicóptero o maior gasto do governo na viagem. Os deslocamentos custaram cerca de 10.000 reais por hora de voo. Aviões também foram usados para transportar os 25 jornalistas que foram convidados pelo governo para acompanhar as visitas de Lula à região. Falta contabilizar o valor gasto com carros alugados e pagamento de diárias de funcionários que acompanharam Lula e Dilma no percurso. Esse montante só será conhecido dentro de mais alguns dias.

A oposição questiona a realização do giro pela região do São Francisco, já que acredita que o governo realizou uma caravana eleitoreira, a um ano da votação,
desrespeitando a Lei Eleitoral. O PSDB deverá registrar um requerimento pedindo as relações de custos da viagem ainda nesta terça-feira. O partido dos pré-candidatos à sucessão José Serra e Aécio Neves deverá também entrar com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Lula e a ministra Dilma pela viagem.

Leia no blog do Reinaldo Azevedo:
Lula violou a Lei Eleitoral de maneira miserável. O TSE vai tomar alguma providência? Não sei. A Justiça Eleitoral tem sido bastante severa com governadores e vereadores. Será que severidade com o presidente da República é coisa que não se deve ter? Pega mal? É o que vamos ver. Em sua própria defesa, o presidente atacou as oposições, que, segundo ele, falam muito e fazem pouco. Este é Lula; este é o seu partido.-
Revista Veja


COMENTÁRIO
Se o TCU investigar esta conta, e deve fazê-lo, com certeza absoluta vai descobrir que o gasto foi muito maior que R$ 400 mil - afinal, em república de vira lata, isto é dinheiro de pinga. Por Arthur/Gabriela

2 comentários:

Saramar disse...

Vamos ver o que dirá o TSE, depois que for consultado sobre esta vergonhosa excursão.
Se bem que, para Luiz Inácio e seu bando, pouco importam as leis e a ética política.
Deve ser para financiar gastos semelhantes a este que ele está fazendo de tudo para tomar a Vale dos legístimos proprietários.

Joana D'Arc disse...

O que dirá o TSE?!
Ora, nada! o lulo-petismo pode tudo!