Venezuela: do Mercosul a Lista Negra do Terrorismo

FALTA DE RESPEITO E DE VERGONHA NA CARA

Congressistas americanos pedem inclusão da Venezuela na Lista Negra do Terrorismo; enquanto isto, o senado brasileiro se curva, dobra a espinha, e já assume que vai aprovar a inclusão do país [ patrocinador do terrorismo ] no Mercosul.



O representante republicano Connie Mack anunciou nesta terça-feira uma resolução que pede ao governo de Barack Obama, incluir a Venezuela na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

"Hoje (terça) apresentei uma resolução com meu bom amigo, o congressista Ron Klein (D), que pede ao governo para designar a Venezuela como um país patrocinador do terrorismo", declarou Mack durante uma audiência no Congresso sobre a presença do Irã na América Latina.

"A Venezuela é um perigo que não deve ser subestimado", alertou Mack.

A lista de patrocinadores do terrorismo inclui agora apenas quatro países: Cuba, Sudão, Irã e Síria, depois que a Coréia do Norte foi retirada da lista em 11 de outubro. Os estados considerados patrocinadores do terrorismo não podem receber ajuda econômica dos EUA nem desfrutar de benefícios comerciais ou operações financeiras, entre outras proibições.

A lista é atualizada anualmente e assinada pelo presidente americano. A resolução anunciada por Mack será enviada primeiro ao Comitê de Relações Exteriores, que pode encaminhá-la à subcomissão de temas relacionados à América Latina, ou à subcomissão do Terrorismo e Não-Proliferação Nuclear para análise, explicaram fontes do escritório de à AFP. A Resolução deve, em todo caso, ser aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados antes de chegar à Casa Branca.

Os democratas dominam as duas câmaras do Congresso.

Mack é um republicano que representa o estado da Flórida, membro da subcomissão de Relações Exteriores em assuntos latinoamericanos e habitual crítico do regime de Hugo Chávez e de seus aliados na região. - Agence France-Presse via
Notícias24 - Tradução de Arthur para o MOVCC

Nenhum comentário: