Zelaya faz desabar aprovação ao governo de Ortega

O QUE JÁ ERA RUIM FICOU PIOR AINDA

Segundo a pesquisa, subiu para 57% o índice de desaprovação ao Governo de Ortega

A presença do deposto ex-presidente Manuel Zelaya na Nicarágua, fez com os nicaragüenses desaprovassem ainda mais a gestão de Daniel Ortega, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pela imprensa local.

A pesquisa conduzida pela M & R Consultores, entre 16 de Setembro e 2 de Outubro, com 1.600 pessoas com mais de 16 anos, em 15 províncias e duas regiões autônomas do país, foi encomendada pelo jornal La Prensa, Manágua.

A gestão Ortega era desqualificada por 38% dos nicaragüenses, e esse percentual aumentou para 57% nos últimos três meses, período que coincidiu com a presença de Zelaya em Manágua, afirmou o gerente da M&R Consultores, Raúl Obregón. Atualmente, apenas 20,2 % aprovam o governo,

"As pessoas não queriam saber nada de Zelaya, e isto provocou um grande dano à imagem do presidente Ortega", acrescentou. Zelaya foi expulso de seu país em 28 de junho e retornou à Tegucigalpa quase três meses depois, em 24 de setembro. A maior parte desse tempo ele permaneceu na Nicarágua.

Além disso, 60,4% dos nicaragüenses entrevistados disseram que o governo de Ortega produz um sentimento de "desesperança". Outros 52,9% acreditam que Ortega é um governante autoritário que atua para instaurar uma ditadura no país, contra 38,0% que acreditam que o líder sandinista é um presidente democrático. 8,3 por cento não souberam responder.

62,4% dos inquiridos acreditam que Ortega conduz o país "pelo caminho errado", contra 35,3% que acham que o governo está "na direção certa".

Comparando a atual situação com a que existia em 1979, antes da chegada dos sandinistas ao poder, pela primeira vez, 48,9% disseram que sua situação econômica piorou; 46,2% vê um declínio no processo político e 46,4% se sentem em piores condições sociais.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2,5% e um nível de confiança de 95,5%.
LaPrensa.hn

2 comentários:

Anônimo disse...

bem que esse efeito-zelaya podia acontecer com o lula tbém

Ricardo D disse...

Bem feito. Zelaya já ofendeu o presidente do México (ri muito da cara do Calderon).
Obama recebeu muitas críticas.
Agora derruba o Ortega.

Falta o Lula. Zelaya nele!