Conservador, Porfírio Lobo vence eleições em Honduras

PARABÉNS, HONDURAS!

Porfírio "Pepe" Lobo, candidato conservador e opositor do presidente deposto Manuel Zelaya, venceu as eleições presidenciais de domingo em Honduras. O resultado da apuração de quase dois terços das urnas indica que Lobo foi eleito com quase 56% dos votos.

Segundo as autoridades, mais de 60% do eleitorado compareceu às urnas, apesar de campanhas por abstenção promovidas por simpatizantes de Zelaya, que defendeu a anulação do pleito. "Aqui não há vencedores ou vencidos, ganhou o povo hondurenho", disse Lobo, do Partido Nacional de Honduras. Lobo foi parabenizado pelo seu principal rival, o liberal Elvin Santos, que recebeu 38% dos votos. "Ao presidente eleito, dizemos: conte conosco", disse Santos.

Em comício para celebrar os resultados das eleições deste domingo, Lobo declarou que parabenizava "o povo hondurenho que, apesar de todas as ameaça, saiu de casa para votar".

"Creio que Elvin Santos fará uma oposição muito cívica, formaremos um governo de unidade e integração", afirmou. Lobo pediu ainda para que seja iniciado um diálogo com o movimento de oposição e resistência ao governo interino "para iniciar um processo de reconciliação de toda a família hondurenha".

Após o discurso, vários simpatizantes de "Pepe" Lobo saíram às ruas de Tegucigalpa comemorando a vitória.

Comparecimento
Os números oficiais falam em abstenção de menos de 40%, menor do que os 45% registrados em 2005. O único incidente registrado durante as eleições gerais hondurenhas aconteceu no norte do país cidade de San Pedro Sula, onde a polícia reprimiu manifestantes que faziam campanha pela abstenção. A oposição fala que dezenas de pessoas foram detidas.

Além do cargo de presidente, estavam na disputa 128 assentos no legislativo e 298 de representantes locais.
Notícias Terra

Nenhum comentário: