“Nunca antes na história do Rio…”
“O Rio vive uma revolução…”
“O Rio…”
E, no entanto, o Rio…
Não! Não farei como certo esquerdismo bocó fazia no tempo em que seus adversários estavam no poder. Não reconheciam nada de bom no país, e as mazelas eram apresentadas como o “Brasil real” — como se as coisas boas que inegavelmente havia e há não fossem “reais”. Sim, há avanços no Rio. Há avanços reais no Brasil porque é o mínimo que se espera dos governos. Ou será que precisamos deles apenas para que torrem a nossa paciência?
Mas também há mazelas que nenhuma propaganda deveria tentar esconder. Na sua paixão por atos inaugurais — não confundir com inaugurações —, o lulo-petismo e a sua periferia, de que faz parte o “cabralismo”, exerciam um discurso de tal maneira “exultório” que, ao conjunto dos brasileiros, parece surpreendente que ainda houvesse centenas de pessoas morando sobre um lixão. E com pleno conhecimento das autoridades, como atestam as “benfeitorias” que já haviam chegado ao local. Por Reinando Azevedo
Vitrine do proselitismo
O Rio foi, durante boa parte do governo Lula, especialmente no segundo mandato, a vitrine do proselitismo. E com uma propaganda feita num tom muitas vezes acima do que seria, vá lá, decoroso. Obras incluídas na marca-fantasia do PAC foram inundadas. De súbito, toda aquela algaravia propagandística cede ao tom pesaroso. Que saída? Mas novos amanhãs são anunciados, com a miséria servindo uma vez mais de trampolim.
Há pouco, ouvi no rádio uma entrevista de Sérgio Cabral. Cabral é aquele governador que chora quando lhe tentam tomar parte da grana dos royalties do petróleo, que convoca um movimento cívico de protesto, mas que é de uma solidariedade burocrática diante de, tudo indica, centenas de mortos. Aproveitou para fazer propaganda do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que, todos sabem, não vai entregar aquele milhão de casas prometido.
E isso nos leva à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Chuvas do Rio Grande do Sul? Dilma estava atenta e deitando falação, deixando no ar a suspeita de que a governador Yeda Crusius não estava sendo tão diligente quanto poderia. Enchentes em São Paulo? Dilma houve por bem fazer exploração eleitoreira dos 78 mortos, numa população de mais de 40 milhões, ao longo de 47 dias de temporais ininterruptos. Façam um teste: entrem no Google e coloquem lá as palavras “Dilma, enchentes, São Paulo” (sem as aspas), e vocês verão o resultado. O PT praticamente anunciou que o tema seria explorado no horário eleitoral.
E sobre o Rio? Sobre o Rio, vitrine do proselitismo lulo-dilmista, a agora pré-candidata se cala. Prefere sair por aí a falar de lobos e cordeiros, recitando, diz ela, a Bíblia, só que lida com os cotovelos. Não era um livro muito influente na VPR ou na VAR-Palmares…
Culpas
Não! Não estou culpando este ou aquele pela tragédia. Isso é prática deles lá… Estou apenas chamando a atenção para a forma desavergonhada como manipulam as tragédias. A de São Paulo, muitas vezes menor, serviu para que atacassem a oposição. A do Rio, incrivelmente, serve para que falem bem de si mesmos. É asqueroso! E que Deus preserve o Rio de 47 dias de temporais ininterruptos. Ou teremos de constatar o horror que os homens foram fazendo ao longo desses anos — INCLUSIVE AO LONGO DOS ÚLTIMOS SETE ANOS!!!
O que me deixa espantado é essa gente não se sentir constrangida por um decoro mínimo nem diante da insofismável expressão do horror. Muitos morreram, famílias foram dizimadas, milhares juntam num saco plástico o que lhes restou. E “eles” lá, como sempre, caçando votos, engrolando desculpas e transferindo responsabilidades.
11 comentários:
Fui expulsa do MOVCC pelo antigo "senhor" cheio das razões. Hoje descobri que ele namora um homem, um "traveco". Já que os moderadores não dizem nada sobre a sua ausência, fica aqui a minha repulsa sobre esse porco.Ô gentinha!
Fui expulsa do MOVCC pelo antigo "senhor" cheio das razões. Hoje descobri que ele namora um homem, um "traveco". Já que os moderadores não dizem nada sobre a sua ausência, fica aqui a minha repulsa sobre esse porco.Ô gentinha!
...enquanto inúmeras cidades brasileiros se afogam em águas, muitas há mais de 1 ano como em Santa Catarina, enquanto isso, na ilha da fantasia...
" Stalinácio reafirmou nesta sexta-feira diante de seu colega chileno, Sebastián Piñera, o compromisso "concreto e incondicional" do Brasil em colaborar com a reconstrução do Chile após o terremoto de fevereiro passado. "O Chile sofreu perdas incontáveis e o Brasil estará ao lado dele", afirmou Lula no discurso pronunciado junto a Piñera depois da reunião de trabalho que tiveram em Brasília.
Anonimo,
Eu como moderadora e co-proprietária do MOVCC. Não vou permitir esse tipo de comentário aqui. Se vc tem seus desafetos pessoais va resolver fora daqui.
Os demais membros não merecem ler esse tipo grosseria.Ou vc se retrata ou terá seus comentários bloqueados pela moderação.
Prezados amigos,
Sou, Fernanda.
Por alguns dias estarei na mediação do Blog do MOVCC, até o retorno da nossa amiga, Gabriela. Conto com a ajuda de todos que participam dessa empreitada cívica.
Peço milhões de desculpas, pela liberação de depoimentos inconvenientes, descabido, imerecido de verdade. Por falta de tempo, eu deixei no automático. Agora, ficará sob o controle da moderação. Muito prazer, em poder estar participando por alguns dias. Obrigada!
Que ótimo que a Dona Bellzinha, veio comandar o respeito a quem fez muito pelo MOVCC.
Estou me sentindo culpada, por ter deixado no automático. Minha falta de prática ocasionou um ataque feio e baixo.
Dona Bellzinha é a moderadora geral do MOVCC. Não se repetirá mais, porque deixarei sob o controle da moderação.
Boa noite amiga Fernanda Seja muito bem vinda.Obrigada por estar aqui conosco é uma grande alegria trabalhar com vc.Te enviei um e-mail sobre este desconforto que foi postado pelo Anonimo.
Abs.
Amigas, acho melhor deletar esse comentário que foi feito apenas com o intuito de atingir o blog.
Iwallo Beal,
perfeita sua observação.
impossível deletar depoimentos publicados.
Tentei recorrer a essa ferramenta.
Quem quiser mandar sugestões, envie para o e-mail do MOVCC
ordemevigilia@uol.com.br
Agradeço a ajuda que estou recebendo -envio de matérias.
Convenhamos:
Quem carrega ou carregou um movimento desse porte, precisa ter um comportamento exemplar.
O Blog é um dos melhores na minha opinião. O que a mulher anônima disse, está no orkut para quem quiser ver. Tenho o maior respeito por essa coordenação do MOVCC, inclusive, o senhor em questão devia honrar a admiração e respeito que todos os leitores tiveram em seu período. A moderadora do MOVCC, Bellzinha, está coberta de razões: a instância a ser tratada não é aqui, nesse espaço cívico. Só não podemos fechar os olhos para as evidências, concluindo, que não temos absolutamente nada contra sobre preferencias sexuais. Já pensaram que a exposição também pode ter sido feita para denegrir imagens? Sigamos no que interessa ao país.
Obrigada a todos pelo apoio e solidariedade. A pessoa que se intitula ANONIMO e alega ter sido expulsa do MOVCC. está mentindo. Em todos esses anos de MOVCC nunca expulsamos nenhuma mulher. Expulsamos sim alguns homens por falta grave.E foi logo no começo , quando criamos o MOVCC.
E tbm não há um ex. dono.O nosso colega e tbm criador do MVCC. afastou-se por problemas particulares e voltará tão logo possa.
Em tempo, todos os comentários do Anonimo serão bloqueados até segunda ordem.
Postar um comentário