Em Pernambuco, José Serra cobra autonomia de Dilma Rousseff

Direto do Recife - Terra Eleições
Em visita ao Recife, nesta sexta-feira (16), o candidato à presidência, José Serra (PSDB) disse estar disposto a qualquer tipo de debate e cobrou de sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT), uma postura mais independente. "Ela precisa andar com as pernas dela. Não existe terceirização do cargo de presidente. Ela não quer debater, não quer expor", alfinetou o tucano em entrevista à Rádio Jornal. "O Brasil precisa continuar indo pra frente. Vamos ver quem pode continuar", concluiu Serra.

Em outra entrevista, na Rádio Folha, Serra voltou a tocar no assunto. "Quando se faz uma campanha tem que se permitir ser comparado. A Dilma não topou", disse. Sobre críticas de que o PSDB não saberia ser oposição, o tucano lembrou a postura do PT durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Se teve um partido do quanto pior melhor foi o PT. Votou contra o Plano Real, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal... Tem gente que pensa em botar fogo na casa pra assar o leitão. Nunca fui dessa perspectiva e o Lula sabe disso".

O tucano também confirmou a declaração do presidente Lula, de que sofreu pressões para não comprar o banco Nossa Caixa, por motivos políticos. "Eu sei quem fazia pressão, mas não vou dizer. O Lula não aceitou pressões. Até agradeci a ele o gesto. Podia não ter feito por pressão política, não posso dizer que fui discriminado", avaliou o candidato.

Para Serra, a dianteira de Dilma nas pesquisas de intenção de votos em Pernambuco é algo que pode ser revertido. "Estamos no começo. A população ainda não fez sua cabeça. A população vai fazer isso ao longo das próximas semanas. Vai pensar", avaliou. O tucano também voltou a afirmar que, se eleito, assumirá pessoalmente o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e alfinetou. "Lula recriou a Sudene e é como se não tivesse recriado".
Após as entrevistas da manhã, o candidato José Serra seguiu para o interior de Pernambuco, onde vai cumprir agenda ao lado do senador e candidato ao governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Eles visitam as cidades de Caruaru e Gravatá, no Agreste e fazem caminhadas no centro comercial das duas cidades

Nenhum comentário: