Espelho, espelho meu… -
ucho.info
A logomarca da próxima edição da Copa do Mundo, que por questões de irresponsabilidade do governo federal acontecerá no Brasil em 2014, ressuscita aquela velha teoria que garante que com o passar do tempo o cachorro se assemelha ao dono e vice-versa.
Quando um especialista em design gráfico inicia um projeto, importante é conhecer o perfil de quem o contratou. No caso da logomarca em questão, o profissional escolhido é merecedor todos os prêmios do setor, pois impressionante foi sua capacidade de retratar a triste realidade de um País sob o comando de um presidente que se sustenta sobre escândalos de corrupção e mentiras acintosas.
Disse uma vez o genial e polêmico Nelson Rodrigues que “a seleção é a pátria de chuteiras”, mas no caso da Copa de 2014 a logomarca é a “cara” do Brasil de Lula da Silva. Permitindo as mais variadas conjecturas, a imagem lembra o escândalo do mensalão, que levou um grupo de alarifes a colocar a mão naquilo que não lhes pertencia; o programa Bolsa Família, a esmola palaciana que permitiu a Lula da Silva formar um vasto e obediente curral eleitoral; ou, então, o apego que Lula e seus aduladores passaram a nutrir pelo poder.
Sob a ótica dos mais maldosos, a polêmica logomarca lembra a gatunagem que corre solta nos subterrâneos palacianos ou alguém querendo alcançar uma garrafa de aguardente escondida em cima do armário.
Sem mais delongas, a logomarca da Copa de 2014 é tão questionável esteticamente quanto a eficiência de Lula da Silva como a versão genérica e populista de Messias.
2 comentários:
Uma coisa brega, horrorosa, 2014 em vermelho que não combina com nada.Poder político e cultura nunca se misturaram mesmo.A "logomania" do poder enfiado goela abaixo não só do povo brasileiro,mas tbm do mundo inteiro.Só faltou nessa palhaçada uma orelha de jegue e a foto de um pau de arara.De resto é a cara do Lula e sua gang imbecil.
Essas tres maos parece coisa de gatuno,ladrao ,afana o que é dos outros...
Postar um comentário