Delta recebeu R$ 5 milhões só na última sexta-feira. Apesar das denúncias, empreiteira não parou de ganhar dinheiro público.


O empresário Fernando Cavendish (Julio Bittencourt/Folhapress)

VEJA

Um dos alvos da CPI do Cachoeira, instalada no Congresso na semana passada, a Delta Construções já recebeu neste ano 151,6 milhões de reais por serviços prestados ao governo federal. Só na última sexta-feira, dia 20, segundo levantamento do site Contas Abertas, cerca de 5,1 milhões de reais foram pagos à empreiteira. Principal construtora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Delta possui contratos em 21 estados e no Distrito Federal. Na gestão petista, o faturamento da companhia de Fernando Cavendish com o governo federal saltou 1.653%, como mostra a edição de VEJA desta semana.

Leia também: Rede de Escândalos: Até onde vão os tentáculos da máfia de Cachoeira As peças que compõem a CPI do Cachoeira

A maior parte do montante repassado no último dia 20 foi destinada à obra de adequação de trecho rodoviário que liga Goiânia a Jataí, na BR-060. Cerca de 4,2 milhões de reais foram pagos pelas obras realizadas no estado governado por Marconi Perillo (PSDB), que é citado em diversas conversas de Carlinhos Cachoeira gravadas pela Polícia Federal com autorização da Justiça.

Na sexta-feira também foram efetuados pagamentos, que somaram 104 000 reais, para obras no Ceará, especificamente relacionados à manutenção de trechos da BR-222. Informações da Operação Mão Dupla apontam que a Delta pagou propina e outras vantagens a servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no estado.

Investigações - Nesta terça-feira, um processo instaurado pela Controladoria-Geral da União pode impedir a Delta de firmar novos contratos com a administração pública. Conformeportaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, uma comissão vai analisar os acordos firmados pela empreiteira com o governo federal, sobretudo relativos ao Dnit. Além de impedir a companhia de firmar novos contratos até que todas as ilegalidades sejam resolvidas, a decisão também ameaça as obras já em andamento, que correriam o risco de ser paralisadas.

Segundo o levantamento do Contas Abertas, a obra pela qual a Delta recebe o maior montante de recursos do governo federal é a de integração do Rio São Francisco com as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas e Açu e Apodi, na região nordeste. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Nessa iniciativa, já foram pagos este ano 16,4 milhões de reais à empreiteira.

Além das ordens bancárias, na semana passada foram emitidas notas de empenho pelo Dnit em favor da Delta. O montante empenhado apenas nos dias 17 e 18 de abril somou 2,7 milhões de reais.

A teia - Segundo a Polícia Federal, a empreiteira usou os tentáculos do contraventor Carlos Cachoeira – preso por comandar um esquema ilegal de jogos – para corromper autoridades nos governos de Tocantins, Distrito Federal e Goiás. A ação da empresa não parou por ai: o esquema atuou também no âmbito federal, usando o mesmo método de subornar políticos e servidores públicos para obter contratos. A PF sustenta que recursos públicos oriundos da parceria entre a Delta e Carlinhos Cachoeira alimentaram um duto que serviu para irrigar o bolso de políticos e autoridades que os ajudavam na conquista de contratos.

Nenhum comentário: