Candidatos de Irã, Uganda e Uruguai concorrem nas eleições municipais

G1 Eleições 2012
Mais de 1,4 mil brasileiros naturalizados vão participar do pleito.
Para se candidatar, estrangeiros devem ter a cidadania brasileira.

Candidatos nascidos em Uganda, Uruguai e até no Irã disputam as eleições municipais no Brasil neste ano. Levantamento realizado pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 1.450 cidadãos naturalizados brasileiros irão participar do pleito.
Para disputar um cargo eletivo no Brasil, o estrangeiro precisa da cidadania brasileira e ter título de eleitor expedido ao menos um ano antes da eleição. Em 2012, a participação caiu 18% em relação às últimas eleições municipais, em 2008, quando 1.770 estrangeiros concorreram.
Neste ano, os candidatos são de pelo menos 35 países das Américas, Europa, Ásia e África. Ao G1, alguns deles relataram ter migrado para o Brasil fugindo de regimes totalitários ou em busca de melhores condições de vida.
O médico Jetender Singh Kalsi disputa a Prefeitura de Morro Grande    (SC). Filho de indianos, Jetender nasceu em Uganda, no leste da África, mudou-se para o Brasil em 1972, quando tinha apenas 2 anos, e instalou-se com a família em Vila Alegre (RS). “Uganda estava em guerra e o Brasil nos ofereceu refúgio”, conta.


“Queremos fazer mudanças no município. Considero Morro Grande como a cidade do meu coração”, diz o candidato, que não cogita deixar o país. Continue lendo aqui   


Nenhum comentário: