Para sustentar seu argumento e explicá-lo ao
leitor americano, o jornalista Simon Romero recorre a uma estratégia simples,
porém eficaz: a comparação. E, de fato, um aparelho Samsung Galaxy S4, por
exemplo, que nos EUA custa US$ 615 aqui custa quase o dobro.
Um berço para bebê na Tok & Stok sai por mais
de US$ 440, mais de seis vezes mais caro que um modelo similar na rede
americana Ikea. Diz Romero: “Para os brasileiros fervendo de ressentimento com
relação aos gastos perdulários da elite política do país, os altos preços que
têm que pagar para quase tudo — uma pizza grande de mussarela pode custar US$
30 — só aumenta a sua fúria.”
Diante desse quadro, não é de se estranhar
que as contas públicas mostrem um aumento robusto dos gastos dos brasileiros no
exterior. Romero cita Luana Medeiros, de 28 anos, funcionária do Ministério da
Educação: “As pessoas ficam zangadas porque sabemos que há como obter produtos
mais baratos; vemos lá fora, por isso sabemos que há algo errado aqui.”
O peso dos impostos
O jornalista do “NYT” lembra que as manifestações
que incendeiam o país começaram como um protesto contra o aumento das tarifas
de ônibus no Rio e em São Paulo. Romero explica ao leitor do jornal
nova-iorquino que os cidadãos dessas metrópoles gastam uma parcela bem maior de
sua renda do que os residentes de Paris ou Nova York, cidades cujo custo de
vida não é dos mais baixos.
E não se está falando em qualidade dos transportes,
que é bem inferior nas cidades brasileiras.Romero cita economistas para afirmar que o custo
do transporte é apenas um exemplo das dificuldades que o brasileiro enfrenta.
“Alugar um apartamento em áreas cobiçadas ficou mais caro do que em Oslo, a
capital da endinheirada produtora de petróleo da Noruega”, escreve o
jornalista. “Antes dos protestos, a disparada de preços da cesta básica de
alimentos, como o tomate, gerou piadas com a presidente Dilma Rousseff e seus
conselheiros econômicos.”
O jornalista conclui citando a lei que obriga o varejista discriminar na
nota o valor tributado, cuja parcela deixa os consumidores brasileiros
indignados.(O Globo)
Um comentário:
o brasileiro nao tem visao das campanhas eleitorais onde os candidatos podem ser barrados pois só entram disfarçadamente mentem para quem desconfiar de suas intençoese sempre com benfeitorias que enchem a mesa dos brasileirose depois de instalado começam a roubarentao tudo se inicia com bom disfarçe na sua bagagempois em sua bagagem nada se perde tudo é usado em oposiçao ao que pronuncia
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