O deputado que tem vontade de ‘da cutoveladas’ nem precisa da carteirinha de sócio para frequentar qualquer clube dos cafajestes. Basta mostrar uma foto 3 x 4



Na representação em que pede o enquadramento do vice-presidente da Câmara por quebra do decoro parlamentar, o líder da bancada do PSDB, Antonio Imbassahy, faz o resumo da ópera-bufa protagonizada pelo canastrão do PT do Paraná: “Durante a cerimônia de abertura do ano legislativo, o deputado André Vargas, com o nítido intuito de afrontar o Presidente do Supremo Tribunal Federal e relator da Ação Penal n.º 470, Ministro Joaquim Barbosa, repetiu, por diversas vezes, o gesto feito pelos ex-deputados José Dirceu e José Genoíno quando foram presos em novembro de 2013, em decorrência do trânsito em julgado de parte da sentença condenatória no processo, caracterizado pelo braço erguido com o punho fechado”.
Não é pouca coisa. Mas não foi tudo, informa algumas linhas depois o documento subscrito por Imbassahy: “Como informou a versão online do jornal O Estado de S. Paulo, numa troca de mensagens feita pelo telefone celular, com interlocutor desconhecido, o Deputado André Vargas sugeriu que gostaria de dar uma “cutovelada” (sic) no Ministro Joaquim Barbosa, que encontrava-se a seu lado naquela ocasião. Eis o trecho veiculado pelo jornal, a respeito da troca de mensagens realizada:
“(…) Na troca de mensagens, o interlocutor do petista pergunta: “Ele puxou conversa com você?”. Vargas responde: “Não”. A pessoa lhe responde: “E aí? Não vai quebrar o gelo não? Nem um Olá? Pergunta pra ele se vai assinar a prisão do j. paulo?”, numa alusão ao deputado condenado no julgamento do mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP), que aguarda mandado de prisão. Vargas responde: “Da uma cutovelada (sic)”.”
Procurado pelo “Estadão”, o Deputado André Vargas confirmou o teor da mensagem, afirmando: “Não tenho nada a comentar, mas essa mensagem existe”.
O líder do PSDB deveria anexar ao documento, que resume didaticamente a afronta ao Poder Judiciário, a foto que reproduz as mensagens trocadas por celular e a que ilustra a primeira página daFolha desta terça-feira. O diálogo eletrônico prova que também a língua portuguesa é tratada indecorosamente por uma besta quadrada remetida ao Congresso por eleitores paranaenses. Não se pode cobrar elegância de quem guilhotina o r do verbo “dar”. Não se deve esperar polidez de quem tem vontade de “da uma cutovelada” em alguém.
A foto publicada pela Folha prova que, fisicamente, Vargas é um atentado ao decoro. Os cabelos pintados que imploram pela renovação da tintura preta, a papada que denuncia o glutão de nascença de olho no lanche do colega de ginásio, o meio-sorriso dos que se acham condenados à perpétua impunidade ─ conjugados, esses e outros detalhes compõem a figura irretocavelmente obscena. O deputado que gosta de cutoveladas nem precisa sacar a carteirinha de sócio para frequentar qualquer clube dos cafajestes. Basta mostrar na portaria uma foto 3 x 4.

Nenhum comentário: