Polícia Federal diz que Henrique Pizzolato foi preso na Itália Pizzolato é o único dos 25 condenados do mensalão considerado foragido. Ele pegou 12 anos e 7 meses de prisão por peculato e outros crimes.



A Polícia Federal informou nesta terça-feira (5) que o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, único dos 25 condenados considerado foragido no processo do mensalão, foi preso naItália. De acordo com a PF, a operação foi em conjunto com a polícia italiana.
Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Sua prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o julgamento do último recurso, em 13 de novembro. A pena deve ser cumprida em regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima.
Pizzolato foi encontrado em Maranello, cidade famosa por abrigar a fábrica e museu da Ferrari. A polícia local informou que ele foi levado pra Modena, a cerca de 21 km de distância. Segundo a assessoria da PF, “aparentemente ele estava com um documento falso”, mas não há confirmação se era o passaporte.
Ainda segundo a PF, Pizzolato foi encontrado na casa de um sobrinho e estava sendo monitorado.
(Observação: esta reportagem foi publicada com informações preliminares confirmadas pela Polícia Federal e está sendo atualizada neste mesmo link.)
Fuga
Após a expedição dos primeiros mandados de prisão na ação do mensalão, Pizzolato anunciou, por meio do advogado, que deixou o país e foi para a Itália. Ele tem dupla nacionalidade e teria saído do território brasileiro 45 dias antes de ter a prisão decretada.
A Interpol (polícia internacional) incluiu o nome e a foto do ex-diretor do Banco do Brasil na lista de procurados internacionais, chamada de difusão vermelha. O nome continua na lista. Continue lendo aqui

Nenhum comentário: