Africano com suspeita de ebola pediu refúgio ao Brasil

Africano chegou ao Brasil no dia 19 de setembro (Foto: Divulgação / Polícia Federal)Africano chegou ao Brasil no dia 19 de setembro (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

O africano Souleymane Bah, de 47 anos, primeiro caso de paciente com suspeita de ebola no Brasil, chegou ao país no dia 19 de setembro vindo de Guiné, na África Ocidental. O comerciante pediu refúgio às autoridades brasileiras e, de acordo com documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, poderá permanecer no país por um ano, quando expira o prazo de validade do documento emitido pela Polícia Federal.
O pedido de refúgio foi feito na delegacia da PF em Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina, no dia 23 de setembro. O africano entrou no Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, depois de fazer escala em Marrocos. O registro no Sistema de Controle de Tráfego Internacional foi feito às 20h38.
De acordo com o documento emitido pela PF, Souleymane não pode ser deportado em virtude de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política. Conforme a Lei 9.474/1997, o documento assegura ao africano os mesmos direitos que qualquer estrangeiro em situação regular no Brasil e deve ser tratado sem discriminação de qualquer natureza.
O paciente chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (10) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.
De acordo com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a UPA Brasília recebeu o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola na quinta-feira (9). O homem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro vindo da Guiné, com escala em Marrocos, relatou na UPA que na quarta (8) e na manhã desta quinta teve febre. Leia mais no site do G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Para azar da Gorda do paletó vermelho dizem que agora apareceu uma nova e perigosa espécie de dengue causada por um mosquito vindo da China.
É uma tal de Deng Xiaoping.