Pagamentos de propina continuaram mesmo após o início da Lava Jato, diz juiz

No despacho em que mandou prender preventivamente Renato Duque, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações da Operação Lava Jato, ressaltou que é "assustador" o fato de que o pagamento de propinas para o ex-diretor de Serviços da Petrobrás continuou ocorrendo ainda no segundo semestre de 2014 - meses depois da deflagração da investigação sobre o esquema de corrupção na estatal petrolífera.
O magistrado destacou que o rastreamento bancário mostra que Duque "transferiu os saldos milionários de suas contas na Suíça para contas em instituições financeiras em outros países, entre eles o Principado de Mônaco". Todos os ativos nas contas de Duque já foram bloqueados pelo principado.
As autoridades do principado de Mônaco embargaram, nos últimos dias, valores em contas offshore controladas por Renato mantidas no Banco Julius Baer: conta em nome da off shore Milzart Overseas Holdings Inc, com saldo de 10,3 milhões de euros; e conta em nome de Pamore Assets Inc, com saldo de 10,2 milhões de euros. O total de 20,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 70 milhões).
"Esses fatos encontram prova documental nos autos, inclusive a afirmação expressa das autoridades de Monaco de que as duas contas são controladas por Renato Duque", anota o juiz Sérgio Moro. "Oportuno destacar que Renato Duque não declarou, à Receita Federal, qualquer valor mantido no exterior, que jamais admitiu perante o Juízo ou ao Supremo Tribunal Federal que teria contas no exterior, e ainda que o montante bloqueado é absolutamente incompatível com os rendimentos que recebia como ex-diretor da Petrobrás."
O rastreamento mostra que ainda no segundo semestre de 2014, a conta em nome da offshore Milzart Overseas, no Banco Julius Baer no Principado de Monaco, que tinha como beneficiário e controlador Renato Duque, recebeu, em diversas operações de crédito, cerca de US$ 2,2 milhões. Já a conta em nome da offshore Pamore Assets, no Banco Julius Baer, também no Principado de Monaco recebeu, no segundo semestre de 2014, a quantia de 209 mil euros.
"Esses valores foram provenientes de contas mantidas em nome das offshores Tammaroni Group e Loren Ventures, no Banco Lombard Odier, na Suíça, que também seriam controladas por Renato Duque, ainda em 2014", assinala o juiz Moro. Continue a leitura aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

QUANTA HIPOCRISIA!
Dilma agora veio com esse papo furado de "dialogar", com "humildade" e outras palhaçadas, mas o que ela quer mesmo é ver se consegue acalmar o povo e dar tempo ao tempo para se firmar mais no poder.
Mas o povo não cai mais na do PT que são uns espertalhões. Se ela vai investigar, já que a bandidagem está no PT, basta sairem todos do PT e assunto encerrado.
Reciclagem deveria ser o negocio!
Não acreditem em nada que a TV fale sobre o PT e propagandas do governo; só conversa fiada e velhacaria!
Confiram apenas a revista Veja!