Coronel Brilhante Ustra morre, aos 83 anos, em hospital de Brasília. Em 2008, a Justiça reconheceu o militar como torturador. À Comissão da Verdade, ele negou a prática de crimes e disse que "combatia o terrorismo"



O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, 83 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (15/10) no Hospital Santa Helena, em Brasília. O ex-chefe de orgão de repressão durante a ditadura militar, estava internado desde 24 de setembro para se submeter a quimioterapia em tratamento contra um câncer. O coronel teve falência de múltiplos órgãos após grave quadro de pneumonia.  Ele já havia sido internado em abril deste ano por causa de um infarto.

Em maio de 2013, Ustra causou polêmica ao depor na Comissão da Verdade, quando negou que tivesse cometido crimes à frente do Doi-Codi paulista, sustentando que “combatia o terrorismo”. Negou mortes no órgão repressivo. Disse que todos as mortes “foram em combate nas ruas”.

Nascido em Santa Maria (RS) em 28 de julho de 1932, Ustra foi chefe, entre 1970 e 1974, do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi) do II Exército, órgão de repressão do regime militar (1964-1985). Em 2008, a Justiça reconheceu o militar como torturador.

**********
Comentário: Vá em paz coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Um registro a ser feito: Muitos que já foram esquerdalha à época em que o TERRORISMO avançou no Brasil, para que fosse implementado o Comunismo, deram depoimentos forçados por seus companheiros, a mentirem que foram TORTURADOS. Basta você procurar no Google e verá. O tempo traz as provas de que o Regime Militar tinha toda razão em combater determinados elementos. Vejam o Brasil em estado ABISMAL. Aquelas pessoas desprovidas de princípios morais, ética, patriotismo estão de volta tentando implementar o COMUNISMO.  O tempo está nos contando sobre todos os perigos que estamos vivenciando... Obrigada, coronel Ustra! MOVCC

Nenhum comentário: