FUNAI ORDENA: Arrozeiros podem ser retirados à força

A operação para a retirada dos arrozeiros e agricultores não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, poderá ser realizada com o uso de força pela Polícia Federal (PF) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

GOVERNO VAI ENFRENTAR ARROZEIROS EM RR
Negociação para retirada de fazendeiros da Raposa Serra do Sol é encerrada


O governo federal encerrou as negociações com os arrozeiros em Roraima e anunciou ontem que usará os "métodos necessários" para retirar os fazendeiros da Reserva Raposa Serra do Sol, semana que vem, quando se iniciará a Operação Upatakon 3, da Polícia Federal.

O produtor de arroz Paulo César Quartiero disse que só sairá da reserva com ordem da Justiça, aumentando a tensão, devido à ameaça de um conflito cada vez mais iminente. Os atos de Quartiero, que incita índios e moradores a resistir, têm irritado autoridades, que voltaram a falar em pedir sua prisão. Em Brasília, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que não há mais canal de comunicação com Quartiero:

- Foram esgotadas todas as possibilidades de negociação, todas as instâncias tentadas. Chegamos ao limite.

Sob o comando de Quartiero, índios e parte dos moradores da Vila Surumu continuam bloqueando as pontes de acesso à reserva. A cabeceira de uma delas foi dinamitada. A Sociedade dos Índios em defesa de Roraima (Sodiur), que representa parte dos indígenas contrários à demarcação, anunciou a chegada de mais 300 manifestantes para fortalecer a resistência.

Quartiero voltou a desafiar a Polícia Federal:
- A Polícia não tem qualificação e age com parcialidade, já que recebe ordens do Ministério Público Federal e Advocacia Geral da União, além de sofrer influências de entidades como o Conselho Indígena de Roraima. Por Evandro Éboli e Ana Marques* - (*) Especial para O GLOBO


COMENTÁRIO: PARA "OS INIMIGOS", A LEI
A questão principal é que estão tentando expulsar brasileiros de suas terras, e eles estão defendendo seu direito de viver e trabalhar legalmente em terras herdadas de seus avós há dezenas de anos. Expulsar os moradores de suas terras porque não são índios é NAZISMO. É bem a cara do PT fascista e de sua odiosa discriminação racial.

Roraima é uma mina de preciosidades – entre outras, ouro, diamantes e urânio. LULA criou a reserva Raposa-Serra do Sol, em 2005. Na época, muitos dos próprios índios se rebelaram, pegaram em armas e fizeram policiais federais como reféns, EXIGINDO o cancelamento do decreto que criava a tal reserva. Ora, se até muitos dos índios eram contra, deveria haver outros interesses por trás da criação da reserva.

O arrozeiro Paulo César Quartiero foi preso do início da semana, acusado de desacato à autoridade, e de tentar organizar grupos de resistência. Em Brasília, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, garantiu que o governo não vai recuar da decisão de retirar os não-índios, e afirmou que “é chegado o momento de se cumprir a lei”.

Vejam como são as coisas. Por que não vão cumprir a lei contra os vagabundos desocupados do MST? O José Rainha, por exemplo, é um condenado da justiça por vários crimes, e continua atazanando o Pontal de Paranapanema impunemente. O Stédile, líder do MST, é outro terrorista que debocha da justiça, depreda, incendeia e inferniza a vida do campo e das empresas. Para esses bandidos, Lula não só fecha os olhos como também repassa verbas milionárias da União. Um bando alimentado com o dinheiro do contribuinte, e com missão exclusiva de afrontar o direito à propriedade e a democracia.

Lula persegue os que trabalham e privilegia a delinqüência vagabunda e ordinária. Por Gaúcho/Gabriela


MÍDIA IMPRESSA (A SEM VERGONHICE SEM FIM)
A Comissão de Anistia começa a julgar amanhã processos de jornalistas que podem receber indenizações por terem sido perseguidos pela ditadura militar. Serão apreciados 54 casos - entre outros, os de Ziraldo, Jaguar e Sinval de Itacarambi Leão. "Eis do que se trata: de uma retomada corajosa que implica na disposição para enfrentar todas as críticas que, certamente, virão", afirma Paulo Abrão, presidente da comissão. "O grande fato que precisamos destacar é que há mais de três anos não são realizados julgamentos de processos de jornalistas pelas razões notoriamente conhecidas",afirma, referindo-se a casos anteriores que geraram polêmica. Por Mônica Bergamo – FSP


CUBA VAI CEDER TERRAS A PRODUTORES PRIVADOS
O governo de Cuba anunciou que vai
ceder terras estatais ociosas a cooperativas e produtores privados, em uma medida destinada a impulsionar a produção de alimentos, café e fumo. Serão lotes de cinco hectares, entregues para usufruto gratuito. Os beneficiados não vão precisar pagar nada pela terra, mas também não poderão vendê-la nem deixá-la como herança para seus descendentes.

Segundo estimativas oficiais, metade de toda a terra agricultável da ilha está ociosa. A cada ano, Cuba gasta cerca de US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 2,7 bilhões) na importação de alimentos. Esta é a última de uma série de reformas introduzidas pelo novo presidente, Raúl Castro, desde que assumiu o poder, no final de fevereiro.


COMENTÁRIO
Em 15 de abril de 1959, Fidel adotou sua primeira reforma agrária, estabelecendo um limite ao tamanho das propriedades rurais privadas e desapropriando o excedente. Em janeiro de 1960 Cuba desapropriou 70.000 acres de terras. Quando desapropriou as terras das grandes fazendas produtoras de riquezas e alimentos, a produção cessou imediatamente, causando colapso no abastecimento local e no comércio exterior.

Foram “momentos mágicos”, naquela época, pois os cubanos haviam recebido suas sonhadas glebas de terra das mãos de Fidel, após a simples divisão das grandes fazendas em que trabalhavam por décadas, como camponeses ou operários.

Pois aí está o resultado do socialismo da Ilha. Passados quase 50 anos, o governo cubano terá voltar ao princípio. Não basta desapropriar e entregar terras nas mãos de quem não produz.

Enquanto isto, os maluquetes do MST infernizam por aqui, querendo minar com o latifúndio, fazer o caminho inverso. Bem que o MST podia ir para Cuba, para produzir nas terras improdutivas e dar uma forcinha para o comandante Por Gaúcho/Gabriela

Um comentário:

Anônimo disse...

CUBA VAI CEDER TERRAS A PRODUTORES PRIVADOS

O MST SÓ EXISTE ONDE EXISTE TRABALHO E PRODUÇÃO. SÃO AS PRAGAS DA LAVOURA.