Roraima - Índios armados invadem fazenda e são feridos

Lendo as matérias sobre o assunto, em diversos jornais, não tive dúvida de que a imprensa vendida vai tentar crucificar o fazendeiro Quartiero. Encontrei as mais variadas versões, todas santificando os pobres índios inocentes, que estavam distraídos quando foram atacados brutalmente por um grupo de jagunços, que já chegaram atirando sem dar qualquer chance de defesa às vítimas. Imprensa tendenciosa é uma droga.

De todos os absurdos publicados, a matéria abaixo do Portal Terra, parece a mais sensata porque relata a versão dos dois lados da história.

Cabe lembrar: quem anda ameaçando constantemente de expulsar os não-índios da região, quem anda bloqueando a passagem de ribeirinhos pelos rios são justamente os índios ligados ao Conselho Indigenista de Roraima-CIR. Com a decisão da demarcação de Raposa Serra do Sol nas mãos do STF, qual seria o interesse da população branca em tumultuar o processo? É óbvio, que isto só pode interessar a um dos lados. Muito provavelmente, os bocós dos índios foram usados como bucha-de-canhão por algum espertalhão. A Foto é do Dionito José de Souza, coordenador-geral do CIR. - Por Gaúcho/Gabriela



RR: TIROTEIO EM RESERVA FERE CERCA DE 10 ÍNDIOS

Direto de Boa Vista - Cerca de 10 índios foram feridos a tiros nesta manhã na fazenda do prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, localizada no Surumu, área da reserva Raposa Serra do Sol, a 180 km de Boa Vista, capital de Roraima.

As primeiras informações fornecidas pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) são que um dos indígenas teria levado um tiro no ouvido, e estaria correndo risco de morte. Sete índios foram levados de carro para o Hospital Geral, em Boa Vista, e outros três, em estado grave, foram levados de avião.

O CIR informou ainda que o ataque ocorreu quando os indígenas estavam dentro da área da fazenda pertencente a Paulo Quartiero. Um grupo em duas motos e uma picape teria chegado ao local e começado a atirar. As informações foram repassadas pelo único telefone que está funcionando na comunidade Surumu.

O prefeito Paulo Quartiero disse que não estava na fazenda, mas que os funcionários do local lhe informaram que cerca de 50 índios ligados ao Conselho Indígena de Roraima teriam invadido o local armados de cacetetes e arco e flecha. Segundo o prefeito, eles estavam acompanhados de servidores da FUNAI. "Os funcionários disseram que eles invadiram a fazenda. Quando os empregados tentaram retirá-los, eles atiraram flechas. Então houve reação e feridos, mas não sei maiores detalhes, apenas que tentaram invadir minha terra. Estou indo agora para a fazenda", disse Quarteiro.

O prefeito informou que a Polícia Federal foi acionada e se dirigiu ao local. A informação não foi confirmada pelo chefe regional da Superintendência da PF em Roraima, Ivan Herrero, que disse que ainda não tinha conhecimento da situação. Redação Terra - Cyneida Correia



A “REPUTAÇÃO” DE JULIA CAREPA
Prostitutas de Belém abrem rádio comunitária
O Grupo de Mulheres Prostitutas de Belém (Gempac) abriu uma rádio comunitária, chamada Reputação. A rádio nasce com o aval do governo do estado (Julia Carepa do PT), que capacitou o grupo para operar e produzir programas de rádio. A secretaria de comunicação do Pará realizou uma capacitação com as mulheres do Gempac, que foi concluída no sábado passado com a inauguração e transmissão do primeiro programa, o “Gempac forma e informa”. Além de divulgar o trabalho da entidade, a Rádio Reputação vai tentar diminuir a discriminação contra prostitutas e defender políticas públicas que respeitem e realizem os direitos das profissionais do sexo. (
DireitoComunicação)

3 comentários:

Anônimo disse...

Coitadinhos! No estadão, a notícia é de que os índios estavam trabalhando na construção de barracos quando foram surpreendidos pelos supostos autores do ataque.

Anônimo disse...

Declaração de José Anchieta Junior, Governador de RR:


"A atitude não me cheira bem. Há algo estranho por trás dessa invasão. Não entendo qual seria a intenção de invadir a fazenda. Estou achando estranho. Por que acontece exatamente nesse período de indefinição?

Anônimo disse...

NUNCA DEI BOLA PRÁ ÍNDIO, NUNCA ME INCOMODEI COM ELES, MAS, DEPOIS DO ADVENTO "LULA", ESTOU PENSANDO DIFERENTE: TINHA RAZÃO MEU TIO QDO DIZIA QUE ÍNDIO ERA BICHO VAGABUNDO! HOJE, SOU A FAVOR DA EMANCIPAÇÃO DELES, OS ÍNDIOS DEVEM TRABALHAR E PAGAR IMPOSTOS COMO QQ BRANCO E, FUNDAMENTALMENTE, DEVEM RESPONDER PELOS SEUS CRIMES. CHEGA DE SUSTENTAR VAGABUNDOS DESORDEIROS NESSE PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!!!!