Chinaglia não quis, e Ayres Britto obedeceu

Ayres Britto recua e diz que TSE não divulgará lista com "ficha suja" de candidatos O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, recuou hoje sobre a divulgação da "ficha suja" de candidatos nas eleições deste ano. "Vamos esclarecer bem. O objetivo do TSE não é ele divulgar lista de quem quer que seja. Não é isso. É facilitar o acesso do eleitor aos dados constantes do pedido de registro da candidatura", afirmou o ministro.


COMENTÁRIO
Como podem querer um país LIMPO se deixam bandidos com ficha suja disputarem eleições? De que adiantou o STF ter enquadrado os 40 ladrões, se na seqüência eles saíram candidatos aos cargos legislativos? É de doer o estômago! Por Gabriela/Gaúcho





AMB DISPONIBILIZARÁ LISTA DE CANDIDATOS QUE REPONDEM A PROCESSOS

AMB vai divulgar na internet nomes dos candidatos com ficha penal "suja"

Interessada em munir o eleitor brasileiro do maior número de informações a respeito dos candidatos às próximas eleições, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) disponibilizará uma lista com os nomes daqueles que respondem a processos criminais. Essa será mais uma ação da campanha Eleições Limpas, lançada nesta quarta-feira, 18, em Brasília (DF). “Vamos solicitar aos juízes eleitorais que nos enviem os dados referentes às suas zonas para que possamos centralizar e divulgar na internet”, explica o coordenador da campanha, Paulo Henrique Machado.

A expectativa é que os dados comecem a ser divulgados na segunda quinzena de julho, uma vez que o período de inscrição dos candidatos se encerra no dia 5 de julho. Para tanto, a AMB enviará comunicado a todos os seus associados, que hoje somam mais de 13 mil, solicitando o envio dos dados. Todas as informações encaminhadas à entidade serão rigorosamente checadas para evitar que dados incorretos venham a prejudicar qualquer candidato. Os magistrados poderão enviar as informações para o endereço eletrônico votolivre@amb.com.br.

“Vale destacar que essas informações são públicas. Com o intuito de garantir que elas cheguem à sociedade é que faremos a coleta e centralização dos dados”, esclarece o coordenador da campanha Eleições Limpas. Os processos criminais englobam aqueles que tramitam nas Justiças federal, estadual e eleitoral.

COMENTÁRIO: Parabéns AMB! Para mais infomações, clique na bandeira da campanha que já incorporamos no BLOG do MOVCC.




JUÍZA MANDA EXÉRCITO DESOCUPAR MORRO DA PROVIDÊNCIA
A juíza da 18ª Vara Federal, Regina Coeli de Medeiros de Carvalho Peixoto, decidiu hoje pela retirada imediata das tropas do Exército do Morro da Providência, na área central do Rio de Janeiro. Ela manteve o corpo técnico militar que atua nas obras do Projeto Cimento Social, mas decidiu que a proteção aos equipamentos e funcionários seja feita pela Força de Segurança Nacional (FSN). O Estado de São Paulo




GOLPE SUJO DE PAULINHO: O MESMO QUE USA O STÉDELI DO MST
Sem defesa de Paulinho, Conselho de Ética da Câmara paralisa investigação
Sem receber a defesa por escrito do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical (PDT-SP), o Conselho de Ética da Câmara praticamente paralisou as investigações sobre o pedetista no processo em que ele é acusado de quebra de decoro parlamentar. O relator do processo no Conselho de Ética, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), disse à Folha Online que só poderá marcar o depoimento de Paulinho e de outras testemunhas do processo depois de receber a defesa do parlamentar. Leia mais
aqui - Folha/UOL




BRASIL TEM 3º MAIOR ÍNDICE DE ANALFABETISMO DA AMÉRICA LATINA
O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado hoje por uma ONG. De acordo com a ONG Alfalit, os níveis de analfabetismo no Brasil chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9%. Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai. Segundo Forsberg, no mundo existem 800 milhões de analfabetos, dos quais 34 milhões pertencem à América Latina.Fundada em 1962, a Alfalit é uma organização cristã com sedes no Caribe, América Latina, América Central e em alguns países da África.
EFE




OS EUA ACUSAM DIPLOMATA VENEZUELANO DE TRABALHAR PARA O HISBOLÁ

Os Estados Unidos acusaram hoje o diplomata venezuelano Ghazi Nasr al-Din de trabalhar para o Hisbolá, e o Governo de Caracas de "dar abrigo" a integrantes do mesmo grupo.

Din, que já foi o encarregado de negócios diplomáticos da Venezuela em Damasco, na Síria, agora trabalha como diretor de assuntos políticos da embaixada venezuelana no Líbano - informou o Escritório de Controle de Bens Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro americano.

Esse escritório colocou hoje Ghazi Nasr al-Din na lista de pessoas vinculadas com o terrorismo e congelou qualquer bem que esse possua nos Estados Unidos.Também tomou a mesma medida contra Fawzi Kan'an, outro homem "com base na Venezuela" que facilitou a viagem de membros do Hisbolá ao país e arrecadou dinheiro para o grupo, de acordo com Washington.

"É extremamente preocupante ver que o Governo da Venezuela emprega e dá refúgio seguro a pessoas que ajudam e arrecadam fundos para o Hisbolá", disse em comunicado Adam Szubin, diretor do Ofac.

Nasr al-Din assessorou doadores do Hisbolá e lhes deu contas bancárias para enviar o dinheiro, segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, que também acusa o diplomata de facilitar as viagens de integrantes do grupo.

O comunicado alega que, em 2005, Din organizou a viagem de membros do Hisbolá ao Irã, onde receberam treinamento. Também afirma que, em janeiro do ano seguinte, coordenou a visita a Caracas de dois representantes do grupo que eram parlamentares do Líbano, que arrecadaram fundos na Venezuela e anunciaram a abertura de um centro comunitário e um escritório do Hisbolá nesse país.

Além de Nasr al-Din e Kan'an, os Estados Unidos incluíram em sua lista "negra" duas agências de viagens que são propriedade do segundo: Byblos e Hilal. Os EUA acusam Kan'an de ter se reunido com dirigentes do Hisbolá no Líbano para falar de possíveis seqüestros e atentados, e de ter recebido formação no Irã junto com outros membros do grupo. –Agência EFE/UOL




FRUSTRADO UM ATENTADO CONTRA O PRESIDENTE URIBE
As autoridades colombianas acharam explosivos em dois bidones no porto de Buenaventura, sudoeste do país, horas antes da visita que realizou hoje o presidente Álvaro Uribe - informaram fontes oficiais. Agentes do Corpo Técnico da Fiscalização (CTI) descobriram os dois recipientes com a substancia amonal, no bairro El Cristal do principal porto colombiano, sobre o oaceano Pacífico. O achado foi registrado horas antes da visita de Uribe a essa cidade do departamento del Valle del Cauca. A diretora do CTI da Fiscalía nesse território, Martha Yanet Mancera, dirigiu a operação que permitiu o achado dos explosivos. Também foram encontradas mecha lenta (rastilho), detonadores e alguns elementos para o rastreamento de chamadas telefônicas. Efe e La W Via 24 Horas




O DEFUNTO ACORDOU HIPERATIVO

Depois de um sumiço de 5 meses sem dar as caras, Fidel Castro reapareceu em fotos (tiradas pela agência oficial é claro) ao lado de Chávez, tomando sorvete. Aproveitou também para escrever seus textos psicografados e azedos, publicados no Gramna. Em um deles, Fidel criticou os "jovens cubanos que pensam" como a blogueira Yoani Sánchez. Como não é sempre que o defunto está acordado, o ditador aproveitou para criticar também o Caetano Veloso por ter supostamente pedido "perdão" aos Estados Unidos por sua música "Baía de Guantánamo". Em uma entrevista concedida a Folha de São Paulo de 26 de maio, Caetano disse que a violação dos direitos humanos na base naval norte-americana de Guantánamo provoca nele "mal-estar" porque são os norte-americanos "defensores das sociedades abertas". Por Gaúcho/Gabriela

Nenhum comentário: