Promotor diz que hospital onde morreram 12 bebês no Pará tem "roedores por todos os lados"

ASSASSINATO DE BEBES NO PARÁ DE JULIA CAREPA (PT)

"Foi uma tragédia anunciada", disse o promotor da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), Ernestino Silva, que apura as mortes de 12 bebês na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia, em Belém (PA), ocorridas no último final de semana.

Silva já acompanha a situação do hospital desde dezembro do ano passado, quando ajuizou ação civil pública contra o Estado e o Município, mostrando as condições precárias de funcionamento da instituição, que é ligada à Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). "Fiz uma inspeção in loco e me deparei com um hospital sem nenhuma infra-estrutura: insetos, fossa a céu aberto, roedores por todos os lados, roupas mal lavadas, etc. Além disso, há uma total falta de equipamentos e recursos humanos", declarou o promotor, em entrevista exclusiva UOL.

A ação civil pública tramita na 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado, desde março deste ano. O MPE aguarda decisão do juiz José Maria Teixeira do Rosário na liminar que pede a construção de um hospital Materno Infantil em Belém.

"A situação é de grande gravidade e, desde dezembro, alerto para isso, mas ninguém fez nada. A sociedade paraense se omitiu: justiça, parlamentares, OAB, governo, prefeitura... O pior é que tem muita gente que está usando o fato dos 12 bebês como trampolim político", disse Ernestino. "A coisa pode piorar a qualquer momento, com mais crianças morrendo por infecção hospitalar", completou.

Ontem, o promotor encaminhou ofício pedindo informações sobre as mortes dos bebês à direção da Santa Casa, que deve entregar os documentos (cópia do prontuário dos pacientes e histórico das atitudes adotadas pelos médicos durante os atendimentos) até esta quinta-feira (26).

Ernestino Silva vai analisar se houve falha médica ou falta de equipamentos no atendimento aos recém-nascidos. "Vou abrir um inquérito policial para saber de quem foi a omissão nesse caso", destacou. "O Pará deveria sofrer uma intervenção por conta da grave situação da saúde pública no Estado. Não é só na capital, não, o interior também sofre com a total falta de estrutura.” Leia matéria completa aqui - Por Adriana Monteiro - Especial para o UOL - Em Belém (PA)






CAMPANHA - “JULGAR O CHÁVEZ”

Mais de 30 associações estão apoiando a campanha “Julgar o Chávez”, onde várias organizações encaminharam a petição à Corte Penal Internacional de Haya para que se investigue o presidente por sua ligação com as FARC.

William Cárdenas - advogado da Plataforma de Venezuelanos em Madrid, uma das organizações demandantes, considera que há indícios suficientes para estudar o caso, sobretudo, depois das informações obtidas do PC de Raúl Reys. - "As FARC cometeram crimes de lesa humanidade, como seqüestros e assassinatos. Acreditamos que é um feito gravíssimo, como sugerem os computadores de 'Reyes', que Chávez tenha patrocinado e financiado a guerrilha", sustenta Cárdenas.

Em uma carta dirigida ao fiscal da CPI Luis Moreno Ocampo em 14 de março passado, eles asseguram que existem "provas sobre a possível atuação do presidente Hugo Chávez em apoio ao grupo guerrilheiro, expressado no suporte econômico, logístico, estratégico e armamentista".

Se a Corte autorizasse a abertura de uma investigação para posteriormente julgar o mandatário venezuelano, seria a primeira vez que essa instância judicial trataria de um caso relacionado a um chefe de estado em atividade. De momento, não tem data prevista para que a CPI tome uma decisão,"é um processo complexo e longo, porém temos confiança", disse Cárdenas.

Para sensibilizar a comunidade internacional no caso, a Plataforma de Venezuelanos em Madrid iniciou a campanha "Julgar a Chávez", que iniciou há uma semana em Miami.

"Agora queremos organizar um grande evento em associações de toda Europa em Madrid, mas de momento já contamos com o apoio de 30 organizações", comentou. Entre elas, a Associação de Mães e Mulheres Venezuelanas no exílio (Amavex), a Resistência Civil de Venezuelanos no exterior (Recivex), entre outras.

A Plataforma a qual representa Cárdenas nasceu em 2002 e está formada por um grupo de cidadãos venezuelanos que residem na Espanha. Esta organização já denunciou Chávez em varias ocasiões ante o tribunal de Haya, sem êxito até a data, por "violação dos direitos humanos". Material da AOL/Latina – tradução de Arthur (MOVCC)




MERCADO INTERNACIONAL QUER BOICOTE À VENEZUELA POR “DIAMANTES DE SANGUE”
A Federação Internacional das Bolsas de Diamantes, com 29 países, pediu hoje o boicote aos diamantes da Venezuela, após o governo de Hugo Chávez se retirar temporariamente da organização que combate, através do Processo Kimberley, certificando as pedras, os chamados “diamantes de sangue”, informa a agência Reuters. Um relatório do grupo revelou a mineração ilegal de milhões de dólares em gemas preciosas, contrabandeados para Guiana e Brasil. O filme “Diamantes de sangue” retratou esse comércio subterrâneo que financiou a guerrilha em Serra Leoa, na África. Por Cláudio Humberto




LULA E CHÁVEZ EM CARACAS, NO SÁBADO
Eles discutirão projeto fronteiriço entre os Estados de Bolívar e Roraima
Lula discutirá com seu colega Hugo Chávez iniciativas para o desenvolvimento da zona fronteiriça. O porta-voz presidencial, Marcelo Baumbach, declarou que os mandatários irão analisar um projeto de desenvolvimento entre os estados de Bolívar, na Venezuela, e Roraima, no Brasil, assim como uma interconexão elétrica nessa zona. “Os presidentes debaterão atividades destinadas a conformar uma zona de integração e desenvolvimento fronteiriço que facilite o trânsito de pessoas e mercadorias mediante a racionalização dos serviços aduaneiro, sanitário e migratório“, explicou Baumbach ontem, terça-feira. Leia matéria completa aqui -Via AP – Notícias 24




LULA E CHÁVEZ QUEREM AGILIZAR ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL
A concretização do ingresso da Venezuela como sócio pleno do Mercosul --bloco em que participam, além do Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai-- depende da aprovação dos Congressos brasileiro e paraguaio. Mas Baumbach, descartando uma permissão imediata por parte dos parlamentares, informou que agora a Venezuela tem que cumprir requisitos técnicos. Ele disse ainda que Caracas não apresentou as listas de suspensão de impostos sobre produtos brasileiros. - "É de especial importância a apresentação das listas de suspensão de impostos de produtos brasileiros, necessárias para finalizar o processo de adesão", acrescentou. Vão discutir ainda os próximos passos da União de Nações Sul-Americanas (Unasur), criada no mês passado, e do Conselho de Defesa Regional. Leia matéria completa aqui, no Estadão. (Reportagem de Raymond Colitt)




PROJETO “RISING VOICES”

No El País, encontrei uma entrevista bem interessante com os responsáveis pelo projeto Rising Voices, cuja proposta é lutar para romper as fronteiras que existem na internet, como o idioma, a censura e a brecha digital.

O que mais me chamou a atenção foi uma informação no site do projeto, sobre como criar um blog anônimo sem que ninguém saiba do endereço do IP do autor. Lá, eles também ensinam como acessar portais cujos conteúdos tenham sido vetados, como já aconteceu com o YouTube, por exemplo,em mais de uma ocasião, na Turquia, Malásia, e pasmem, citam o Brasil. Segundo os responsáveis do Rising Voices, muitas vezes o anonimato é a única maneira de poder se expressar livremente em muitos lugares do mundo. Estão começando a promover uma verdadeira cruzada contra os blogs, no mundo inteiro. Portanto, o negócio é se prevenir. Para conhecer mais detalhes sobre o “Rising Voices” clique aqui. Por Gaúcho/Gabriela

Um comentário:

CAntonio disse...

Caros Amigos,

É terrível todas as notícias que envolvem a "bestialidade" américolatrinense.

O brazil do NoçuGhia então... cada dia pior.

Embora vocês já tenham sido indicados, eu também os indiquei ao Premio Comprometido en defensa de la Libertad y la democracia.

Aos amigos de sempre,

GrandAbraço