Carta aos Democratas da América

BOLÍVIA NECESSITA DE NOSSA AJUDA

Por Alejandro Peña Esclusa

Enquanto se escreve estas linhas, uma das operações mais sofisticadas e perversas da história ibero-americana se está levando a cabo contra Bolívia.

Urge que todas as forças democráticas da região acudam e ajudem para evitar uma tragédia neste país. Os feitos são os seguintes:

Em 10 de agosto de 2008 se realizou um referendo que ratificou o mandato do presidente Evo Morales e da maioria dos prefeitos (governadores) opositores.

Morales interpretou –ilegalmente– sua ratificação com uma carta branca para impor unilateralmente sua Constituição, de corte totalitário, e para desconhecer as autonomias departamentais que foram conquistadas neste mesmo ano com o voto do majoritário do povo boliviano.

Atentando contra a autonomia, Morales confiscou os benefícios provenientes do Imposto Direto aos Hidrocarburos (IDH), que correspondem às regiões e anunciou uma consulta para referendar sua Constituição. Como era de se esperar, o povo saiu às ruas para protestar. Evo Morales ordenou reprimir os protestos, ocasionando inúmeros mortos e feridos.

Sentindo-se acurralado pelos efeitos políticos do massacre, Morales pediu ajuda aos seus aliados internacionais, particularmente a Hugo Chávez, quem ofereceu o envio de armas e de tropas venezuelanas para sustentar militarmente ao governo boliviano. Paralelamente, convocou-se uma reunião urgente da Unasul, cujos integrantes –exceto um– pertencem ao Foro de São Paulo, organização política da qual também Evo faz parte.

Os integrantes da Unasul só escutaram a versão de Evo Morales, negando-se a receber aos prefeitos opositores, apesar de que eles também foram ratificados pelo povo boliviano no mesmo dia que Morales. Em conseqüência, emitiram uma declaração parcial, cega e fraudulenta, sobre a crise boliviana, culpando a oposição de tentar um golpe de Estado e de gerar a violência, quando o verdadeiro culpado é Morales. Em resumo, outorgaram ao presidente boliviano uma licença para seguir matando e para impor seu projeto totalitário.

As mesas de diálogo que se acordaram na reunião da UNASUL são uma farsa, porque obrigam a oposição a submeter-se aos desígnios do governo, sob pena de serem ajuizados por golpistas ou massacrados pelos grupos paramilitares armados que se encontram em Cochabamba e Santa Cruz.

Uma mostra da parcialidade e da injustiça existentes é o encarceramento do prefeito de Pando, Leopoldo Fernández, que foi sido acusado injustamente pelo governo pelas mortes ocorridas em seu departamento, ainda que pese a existência de numerosas provas da responsabilidade do oficialismo nesses feitos. Todo indica que quem ordenou a prisão de Fernández nem sequer foi Evo Morales, e sim Hugo Chávez, quem está intervindo flagrantemente nos assuntos internos da Bolívia.

A OEA tampouco garante uma mediação neutra, porque Chávez controla 21 dos 34 votos desse organismo multilateral. Insulza não se comporta como Secretário General de la OEA, e sim como candidato à presidência do Partido Socialista do Chile, organização que também pertence ao Foro de São Paulo.

Enquanto Lula mantém uma atitude aparentemente moderada, ele também exonera a Evo Morales e culpa a oposição pelo ocorrido, o que não se deve estranhar, porque ele é o principal fundador do Foro de São Paulo.

O trato injusto e desconsiderado que os aliados de Evo Morales –investidos como presidentes– dão à oposição boliviana não ajuda a resolver a crise, e sim, agrava ainda mais, colocando mais lenha na fogueira. Por isso, urge constituir um Grupo de Amigos da Bolívia, formado por cidadãos de toda América, que sirva para contrabalancear a nefasta intervenção da UNSASUL.

Fazemos um chamado a todas as forças democráticas da região a interessarem-se pelo tema boliviano, a indagar qual é a realidade, a escutar todas as partes no conflito, e a contra-restar a ingerência indevida de Chávez e de seus aliados nos assuntos internos de Bolívia. Fonte Hoy BolíviaTradução de Arthur (MOVCC) - * O autor é Presidente da Fuerza Solidária Caracas, Venezuela





ALLKAEDA ELETRÔNICA DE MORALES ATACA O SITE “HOY BOLÍVIA"

Bloqueados por um ataque por ser “oposição”

SANTA CRUZ - Desde as 14 horas do domingo fomos afetados por um ataque de hackers em nosso servidor, o qual, embora não tenha conseguido "tombar" nosso sitio, desabilitou nosso contato com alguns servidores que não podiam "ver-nos" na Bolívia.

É assim que este ataque contra a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão tentou silenciar-nos, porém, afortunadamente, o trabalho dos nossos técnicos impediu que o dano fosse maior. Neste momento, uma equipe técnica está restabelecendo todos os nossos sistemas deste ataque, que se concentrou em gerar um alto tráfico com alguns servidores da internet fazendo com que os usuários não pudessem conectar-se, supostamente por "saturação" gerada por um alto tráfico de visitas.

Hoybolivia manterá sua linha editorial com maior força
Leia na Línea Editorial sobre as ameaças que o site “Hoy Bolívia” vem recebendo




SÃO CÍNICOS DE DOER
Bolívia pede à UE compromisso mais forte com democracia na A. Latina

O embaixador da Bolívia perante a União Européia (UE), Christian Inchauste, afirmou nesta terça-feira que os 27 países-membros não deram o apoio esperado ao Governo boliviano na crise política do país e pediu à Europa um "compromisso mais forte" com a democracia na América Latina. Perguntado pela resposta do bloco à situação vivida pela Bolívia, o embaixador disse que o Governo e demais países latino-americanos esperavam "
um pouquinho mais de atitude" que a mostrada pela UE




CAMPESINOS DE EVO SUSPENDEM BLOQUEIOS
A alegação: Os sindicatos rurais que apóiam o presidente Evo Morales começaram nesta terça-feira a suspender os bloqueios nos acessos a Santa Cruz (leste da Bolívia), numa decisão destinada a facilitar um acordo entre o governo e a oposição. Matéria completa aqui, no
Portal Terra



COMENTÁRIO
Mentira! O Evo Morales mandou suspender os bloqueios porque o mundo está de olho nas suas arbitrariedades. Com certeza os membros do Clube dos Ditadores, reunidos em Nova York, acharam melhor não levar à cabo o massacre previsto para hoje, até porque a tal reunião da ONU não serviu para desviar as atenções das regiões opositoras de Evo, e do perigo que estão correndo. Por Gaúcho/Gabriela




MST TENTA POLITIZAR TRAFICANTES DA ROCINHA
A deputada federal Marina Magessi (PPS-RJ) afirmou hoje à CPI das Milícias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro que integrantes do MST estão tentando politizar os traficantes que dominam a favela da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo Magessi, cerca de 20 membros do MST apóiam candidatos da comunidade e convencem os criminosos a realizarem uma revolução social. A parlamentar disse que na posse do presidente da associação de moradores da Rocinha, Claudinho da Academia (que é candidato a vereador pelo PSDC e, segundo investigação da polícia civil, seria apoiado por traficantes da comunidade), havia bandeiras do MST e a presença do ex-coordenador nacional do movimento José Rainha.

"Eu me preocupo com a presença do MST na Rocinha, com o convencimento nos traficantes que mandam ali de que eles podem virar salvadores da pátria. Nós já tivemos isso antes com o Marcinho VP. O MST tem uma força política muito grande", alertou. Ainda de acordo com Magessi, um dos perigos dessa relação é que o MST promove protestos com foice e facão, já o tráfico utiliza fuzis para fazer prevalecer a sua vontade.
Portal Terra




TJ-SP EXTINGUE PROCESSO CONTRA CORONEL USTRA
O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) julgou nesta terça-feira (23/9) o agravo de instrumento do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, que desejava suspender o andamento do processo movido contra ele pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, torturado e morto em 1971. Por 2 votos a 1, a 1º Câmara de Direito Privado do TJ paulista deu provimento ao recurso e extinguiu o processo contra o ex-coronel.

PRESEGUIÇÃO AO CORONEL
Este é o segundo processo movido contra Ustra. No ano passado, cinco pessoas de uma mesma família — Maria Amélia de Almeida Teles, César Augusto Teles, Janaína de Almeida Teles, Edson Luiz de Almeida Teles e Criméia Alice Schmidt de Almeida— foram à Justiça acusando o militar de torturar todos os integrantes da família. O processo está em tramitação. Fonte
Revista Última Instância




POUCOS ÍNDIOS PARA MUITA TERRA
Índios pataxó hã hã hãe acreditam que vão ter garantido pelo STF o direito de retomar a totalidade da área 54 mil hectares demarcada no sul da Bahia. O julgamento da ação civil movida pela Funai contra o Estado da Bahia acontece amanhã (24) no plenário do STF. Cerca de 200 índios vão acompanhar a sessão do STF desta quarta-feira. Se a decisão dos ministros do Supremo for favorável aos pataxó hã hã hãe explicitará o entendimento da Corte sobre a situação dos posseiros na reserva Raposa Serra do Sol em Roraima.
UOL Notícias




AINDA BEM QUE A CRISE “NÃO ATRAVESSOU O ATLÂNTICO”
Brasil já perdeu US$ 2 bilhões neste mês por causa da crise financeira

A crise financeira internacional refletiu no saldo da entrada e saída de dólares do país por meio das operações financeiras (investimentos em bolsa e títulos, pagamento de juros, remessa de lucros, viagens internacionais). De acordo com dados do Banco Central, até o dia 19 deste mês, houve saída de US$ 1,955 bilhão. Matéria completa
aqui, Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil




OS PAÍSES MAIS CORRUPTOS DA AMÉRICA LATINA
Haiti, Venezuela e Equador se encontram entre os mais corruptos dos 32 países da América Latina, segundo o informe anual da organização Transparência Internacional divulgado nesta terça-feira.

Em ordem descendente (e, portanto, com uma percepção de que são mais corruptos à medida que baixa sua qualificação), são: Costa Rica (5,1), Cuba (4,3), El Salvador (3,9), Colômbia (3,8), Peru (3,6), México (3,6), Brasil (3,5), Panamá (3,4), Guatemala (3,1), República Dominicana (3,0), Bolívia (3,0), Argentina (2,9), Honduras (2,6), Nicarágua (2,5), Paraguai (2,4), Equador (2,0), Venezuela (1,9) e Haiti (1,4).

O Brasil, segundo o relatório, ficou mais corrupto. Caiu oito posições no ranking

Nenhum comentário: